sábado, 17 de setembro de 2011

SETE PRINCÍPIOS PARA SERMOS BEM-SUCEDIDOS.

As palavras de Neemias, filho de Hacalias. E sucedeu no mês de quisleu, no ano vigésimo, estando eu em Susã, a fortaleza, que veio Hanani, um de meus irmãos, ele e alguns de Judá; e perguntei-lhes pelos judeus que escaparam e que restaram do cativeiro e acerca de Jerusalém. E disseram-me: Os  restantes, que não foram levados para o cativeiro, lá na província estão em grande miséria e desprezo, e o muro de Jerusalém, fendido, e as suas portas, queimadas a fogo. E sucedeu que, ouvindo eu essas palavras, assentei-me, e chorei, e lamentei por alguns dias; e estive jejuando e orando perante o Deus dos céus (Neemias, 1.1-4).  

Fazer a  vontade de Deus e realizar a sua obra, nunca foi fácil. Todos os que se dispuseram, pagaram um preço e sofreram oposição. Com Neemias não foi diferente, Neemias que era copeiro do rei, e era um dos cativos de Judá, estando na fortaleza em Susã que era a capital da pérsia, não se acomodou na sua boa posição de copeiro do rei, mas se preocupou com a situação da sua nação. O seu irmão Hanani lhe deu notícias nada agradáveis acerca do restante do povo que ficara em Judá. O que o deixou muito abatido e o levou a pedir autorização ao rei Artaxerxes para ir a Jerusalém, socorrer seus irmãos e reedificar os muros e as portas, que estavam queimadas. E o rei lhe permitiu.  

APRENDENDO OS PRINCÍPIOS DA VIDA DE NEEMIAS:

Neemias era um homem de visão.  
Neemias era um homem de  ação.  
Neemias era um homem zeloso.  
Neemias era um homem patriota.  

OS PRINCÍPIOS PRATICADOS POR NEEMIAS:  
 
ORAÇÃO - Ne.1.4  
Oração, ainda é o caminho da vitória. Orar nunca é demais. Oração e ação, andam lado a lado. Neemias não só orou e jejuou, mas também agiu e tomou atitudes de coragem para conseguir os seus objetivos.  

CORAGEM - Ne.2.17-20  
Diante das oposições dos inimigos da obra, Neemias foi corajoso e forte. Neemias enfrentou oposições internas e externa, mas ele não desanimou. 

TRABALHO - Ne.4.1-6   
Não existe sucesso sem trabalho, é preciso muito esforço e determinação para alcançar a  vitória. A bíblia diz: Os céus são do SENHOR; mas a terra, deu-a ele aos filhos dos homens (Sl.115.16). A terra é nossa, e estar diante de nós, mas é preciso irmos a luta em busca das nossas conquistas.

UNIÃO - Ne. 4.15-23  
A união é uma das maiores armas para vencer. Quando todos estão unidos  no mesmo propósito, a mão do Senhor opera.

PRUDÊNCIA - Ne.6.1-4  
A prudência é uma atitude ponderada para não tomar decisões precipitadas. Neemias agia com prudência e sabedoria diante das circunstâncias.

VIGILÂNCIA - Ne.6.5-8
Neemias não se deixou levar por palavras fingidas, mas ficou alerta e por sua atitude de vigilância não foi enganado.

DISCERNIMENTO - Ne.6.9-14
O discernimento espiritual é uma virtude daquele que tem intimidade com Deus e com a sua palavra. Subornaram falsos profetas, para profetizarem para Neemias, mas ele discerniu que era mentira.

CONCLUSÃO:
Para sermos bem-sucedidos na nossa vida cristã, precisamos viver em comunhão com Deus e praticarmos os princípios bíblicos estabelecidos por Jesus e que foram praticados por Neemias.
Neemias foi à Jerusalém, não só para reformar a cidade que estava destruída; mas para reedificar vidas que estavam arruinadas.