quarta-feira, 16 de setembro de 2020

POLÍTICA E POLITICAGEM.

 

Estamos chegando as vésperas de mais um pleito eleitoral, onde teremos candidatos a prefeitos e vereadores concorrendo a um mandato de quatro anos de administração publica na política municipal. A política quando é praticada de forma honesta, trás grandes benefícios para uma comunidade e para sociedade em geral. Infelizmente, em nosso país a política está muito desgastada e desacreditada pela população. Boa parte dos políticos tem causado escândalos com suas roubalheiras e envolvimento em corrupções. A verdade é que, a política é uma ciência nobre, boa e salutar, mas infelizmente os nossos políticos querem transforma a política em sinônimo de corrupção. Muitos dizem: "Todo político é ladrão". Mas, isto não é verdade, ainda há homens e mulheres sérios na política que cumprem o seu papel com seriedade e verdade. 

* Texto de Geraldo Barbosa.

QUAL A DIFERENÇA ENTRE POLÍTICA E POLITICAGEM?

POLÍTICA - É a arte ou ciência de governar, organizar e administrar nações, estados e municípios; ou de uma forma bem simples, uma casa. Enfim, a política tem como objetivo principal, promover o bem comum para o povo.

POLITICAGEM - Política reles e mesquinha, que tem como objetivo satisfazer os interesses pessoais, definida pela troca de favores e benefícios particulares. 

O DESCREDITO DA POLÍTICA BRASILEIRA.

Na tradição política brasileira carregada de vícios, chamar alguém de político virou uma questão pejorativa, devido ao fato de se relacionarem a um contínuo espetáculo de corrupção, resultado e causa do que estamos considerando aqui politicagem. É por isso também que o Brasil real vive estes momentos de clara falta de rumo e de credibilidade do governo federal, que não consegue ocultar os pecados cometidos, em alguns casos até com desfaçatez no uso da mentira perante toda a nação.

Então, como estamos cada vez mais perto das eleições municipais, precisamos fazer um esforço para distinguir a diferença entre política e politicagem, entre politiqueiros e políticos. Mesmo porque nas eleições municipais a baixaria da politicagem se intensifica. Em vez de propostas e ideias de governar e legislar claras, objetivas e responsáveis, há toda sorte de ataques pessoais, muitas vezes sem fundamento algum; numa palavra, jogo sujo, politiquice.

É importante é que surjam pessoas [candidatos] conscientes de que devem trabalhar e se dedicar ao bem comum – ainda que a sociedade real também apresente muitos problemas de natureza cultural, de hábitos teimosos, de comportamentos às vezes pouco civilizados – e não querer acumular riqueza pessoal à custa do bolso do povo, uma das características marcantes dos politiqueiros.

É preciso dar um salto sobre esse desafio que é parte da realidade da politicagem que se nutre de egoísmo, mesquinharia e do desejo de levar vantagens em todas as transações que implicam dinheiro e outras formas de benesses e dos poderes que, como tudo, terão seu próprio fim, antes de serem substituídos por novos personagens, numa roda viva que ninguém é capaz de deter.

Texto de Carlos Rossini. Extraído do site revistavitrineibiuna.com.br 

Concluindo: Os políticos verdadeiros tem ideias em benefícios do bem comum, as suas atitudes são voltadas para promover o bem estar social do povo. Estes são poucos.