terça-feira, 6 de fevereiro de 2018

INVERSÃO DE VALORES.

Ai dos que ao mal chamam bem e ao bem chamam mal! Que fazem da escuridade luz, e da luz, escuridade, e fazem do amargo doce, e do doce, amargo! (Isaías, 5:20).

Vivemos em uma sociedade liberal, de valores invertidos, que despreza os princípios bíblicos e vivem na prática da inversão de valores. A verdade é que a inversão de valores é uma prática antiga, desde os tempos remotos a sociedade vem desprezando os bons costumes e se desfazendo dos princípios éticos e morais que elevam o caráter do homem. Na atualidade, mais do que nunca, estamos vendo de um modo em geral a inversão de valores sendo praticada e propagada pela mídia em todos os seguimentos da sociedade. O grande problema é que as pessoas querem viver a sua própria "verdade" e realidade de vida. Muitos preferem viver ao seu bem-prazer, da maneira que lhe é conveniente. Eles pregam que o homem é um produto do meio, e que cada um vive a sua realidade. Como se as regras, as leis e os bons princípios que regem a sociedade não tivessem valor algum.
O fato é que estamos vivendo uma época de total inversão de valores, onde o certo passa a ser o errado e o errado o certo. Onde o errado e aclamado como certo, onde os transgressores, os corruptos e os ladrões são aplaudidos como os espertalhões da sociedade; onde a ideologia de gênero é aceita por muitos como uma opção de vida, e que deve ser respeitada pela sociedade. Querem empurrar isso goela a baixo para sociedade, sem medir as consequências dos males que podem causar para sociedade de um modo geral.
Eles estão misturando o sagrado com o profano e dizendo que não há diferença. Este é o retrato de uma sociedade perversa, doentia e sem temor (respeito) a Deus.
A verdade é que estamos vendo uma sociedade pluralista, pragmática e alienada de Deus.
Estamos em crise de bons costumes e referenciais, de bons paradigmas em quem possamos nos espelhar e termos como bons modelos e exemplos a serem seguidos.
O apóstolo Paulo aconselhando o jovem pastor Timóteo, o seu filho na fé, diz: Conserva o modelo das sãs palavras que de mim tens ouvido, na fé e na caridade que há em Cristo Jesus (II Tm.1.13).
Tu, porém, tens seguido a minha doutrina, modo de viver, intenção, fé, longanimidade, caridade, paciência, ... (II Tm.3.10).
Paulo também desafia os irmãos da igreja de Filipos a seguirem o seu exemplo de vida: Tudo o que aprendestes, recebestes, ouvistes e vistes em mim, isso praticai, e o Deus de paz estará convosco (Fp.4.9).

Finalmente, entendemos que os princípios da palavra de Deus devem ser invioláveis, e que nós devemos nos esforçar para vive-los e não abrir mão desta verdade absoluta. Assim está escrito: Toda Escritura divinamente inspirada é proveitosa para ensinar, para repreender, para corrigir, para instruir em justiça, para que o homem de Deus seja perfeito e perfeitamente instruído para toda boa obra (II Timóteo, 3.16,17).
O cristão verdadeiro não aceita e nem pratica a inversão de valores, mas reprova. O cristão verdadeiro, pratica os princípios da palavra de Deus e anda na contramão do mundo. Há uma frase do revolucionário Martin Luther King, que diz: "Quem aceita o mal sem protestar, coopera com ele".
Viva na verdade e não abra mão dos princípios éticos e morais da palavra de Deus.