terça-feira, 5 de março de 2019

NÃO JOGUEM PÉROLAS AOS PORCOS.

Não deis aos cães as coisas santas, nem deiteis aos porcos as vossas pérolas; para que não as pisem e, voltando-se, vos despedacem (Mateus, 7.6).

Jesus usou muitas figuras de linguagem para ensinar. Em Mateus, 19.24 por exemplo, Ele fala de um camelo passando pelo fundo de uma agulha. Neste texto de Mateus capítulo 7, Jesus começa falando sobre as pessoas que tem o hábito de julgar os outros. No desfecho final deste ensinamento, o Mestre surpreende seus ouvintes dizendo: "Não deis aos cães as coisas santas, nem joguem as vossas pérolas aos porcos; para que não as pisem e, voltando-se, vos despedacem".
Jesus usou a figura do cão e do porco, animais irracionais, para mostrar aquilo que é precioso, sendo desprezado, pisado e despedaçado por aqueles que não valorizam.
As coisas sagradas são de grande valor, e não devem ser dispensadas para quem não as valorizam.
Não jogar pérolas aos porcos, significa não perder tempo comunicando as preciosidades do Evangelho, ou as verdades da palavra de Deus com aqueles que preferem viver na imundícia do pecado e não valorizam o sagrado.
Pérolas têm valor inestimável e eterno, isto nos fala das coisas sagradas que nos foram dadas por Deus. Porcos não sabem diferenciar o sagrado do profano, eles só olham para baixo e vivem na lama da ignorância. Não devemos oferecer os tesouros do nosso coração, da nossa intimidade com Deus, com aqueles que são zombadores, escarnecedores e que desprezam as coisas sagradas.
É prudente analisarmos quem são os suínos.
Não jogue suas pérolas aos "suínos existenciais", pois, além de não valorizarem, ainda pisarão na sua vida, tentando manchar o seu bom caráter.
Uma pergunta final: Você jogaria suas pérolas na lama, aos porcos? Se você não faria isso com joias materiais, porque fazer com os tesouros imateriais, que são eternos?
Portanto, o Mestre nos ensina a sermos prudentes e seletivos, para não jogarmos as nossas pérolas aos porcos (os tolos). Não fales aos ouvidos do tolo, porque desprezará a sabedoria das tuas palavras (Pv.23.9). No banquete da sabedoria, o sábio Salomão nos diz: Deixai os insensatos, e vivei, e andai pelo caminho do entendimento. O que repreende o escarnecedor afronta toma para si; e o que censura o ímpio recebe a sua mancha. Não repreendas o escarnecedor, para que te não aborreça; repreende o sábio, e amar-te-á. Dá instrução ao sábio, e ele se fará mais sábio; ensina ao justo, e ele crescerá em entendimento (Pv.9.6-9).
Para quem escolheu viver um estilo de vida de porcos (na imundícia do pecado), a palavra de Deus diz: Quem é injusto faça injustiça ainda mais; e quem está sujo suje-se ainda mais (Ap.22.11a)
Para quem escolheu viver um estilo de vida sagrado (para Deus), a bíblia recomenda: ... e quem é justo faça justiça ainda mais; e quem é santo seja santificado ainda mais (Ap.22.11b).
Portanto, viva uma vida santificada e guarde suas pérolas sagradas para o momento oportuno. Amém!