segunda-feira, 11 de setembro de 2023

MARAVILHOSA GRAÇA DE DEUS.

Maravilhosa Graça. Podemos definir esta “graça” como o favor imerecido e totalmente gratuito de Deus, manifestada através de Jesus Cristo. Esta graça é uma concessão das bênçãos espirituais e eternas às criaturas culpadas e indignas. Ou seja, é a concessão de favores a quem não tem mérito próprio e pelos quais não se exige compensação alguma. Logo, ninguém pode reivindicá-la como direito. Caso contrário não seria graça. Paulo diz: E, se é pela graça, já não é mais pelas obras; se fosse, a graça já não seria graça (Rm.11.6).

"Amazing Grace" ou "Graça Maravilhosa"

O hino cristão Amazing Grace, é uma das melodias mais lindas da música cristã. A letra é inspirada na vida de um arrependido que entregou sua vida a Cristo, o seu nome é John Newton que viveu de 1725 a 1807.

JOHN NEWTON, ALCANÇADO PELA MARAVILHOSA GRAÇA DE DEUS.

John Newton era o comandante de um navio negreiro inglês. Os navios faziam o primeiro pé de sua viagem da Inglaterra quase vazios até que escorassem na costa africana. Lá os chefes tribais entregavam aos Europeus as "cargas" compostas de homens e mulheres, capturados nas invasões e nas guerras entre tribos. Os compradores selecionavam os espécimes mais finos, e comprava-os em troca de armas, munições, licor, e tecidos. Os cativos seriam trazidos então a bordo e preparados para o "transporte". Eram acorrentados nas plataformas para impedir suicídios. Colocados lado a lado para conservar o espaço, em fileira após a fileira, uma após outra, até que a embarcação estivesse "carregada", normalmente até 600 "unidades" de carga humana. Os escravos eram "carregados" nos navios para a viagem através do Atlântico. Os capitães procuraram fazer uma viagem rápida esperando preservar ao máximo a sua carga, contudo a taxa de mortalidade era alta, normalmente 20% ou mais.

Uma vez chegados ao Novo Mundo, os negros eram negociados por açúcar e melaço que os navios carregavam para Inglaterra no pé final de seu "comércio triangular". John Newton transportou muitas cargas de escravos africanos trazidos à América no século XVIII. Numa das suas viagens, o navio enfrentou uma enorme tempestade e afundou-se. Foi nesta tempestade que Newton ofereceu sua vida a Cristo, pensando que ia morrer. Após ter sobrevivido, ele converteu-se verdadeiramente ao Senhor Jesus e começou a estudar para ser um Pastor. 

O Inglês John Newton compositor da canção Amazing Grace, nasceu em Londres, e foi um Capitão de Navio que trazia escravos da África . Sua conversão ao evangelho foi em 1748, em uma severa tempestade, onde quase que seu Navio afundou, ele orou para Deus o livrar, depois de ter escapado com vida, converte-se ao cristianismo, desde então parou de beber e jogar jogos de azar , e tempos depois deixou de ser capitão do navio para se dedicar ao estudo da Bíblia. O autor de uma das canções cristã mais conhecidas do mundo, foi pastor da igreja Anglicana e compositor de muitos hinos.

Nos últimos 43 anos de sua vida ele pregou o evangelho em Olney e em Londres. Em 1782, Newton disse: "Minha memória já quase se foi, mas eu recordo duas coisas: Eu sou um grande pecador, Cristo é o meu grande salvador." No túmulo de Newton lê-se: "John Newton, uma vez um infiel e um libertino, um mercador de escravos na África, foi, pela misericórdia de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo, perdoado e inspirado a pregar a mesma fé que ele tinha se esforçado muito por destruir". O seu mais famoso testemunho continua vivo, através da sua autoria de um hino intitulado "Amazing Grace", Graça Maravilhosa.
Newton compôs esta canção cuja letra fala de sua transformação espiritual. Testemunha que foi a graça de Deus que o salvou do naufrágio. Esta composição foi interpretada por vários cantores norte-americanos, mas é na voz de Elvis Presley, o "Rei do Rock", que se tornou famosa.

Newton viria a ser um discípulo de George Whitefield e conheceria John Wesley. Tornou-se amigo do poeta William Cowper. Juntos trabalharam nos cultos semanais, em reuniões de oração e na produção de um novo hino para cada culto da comunidade. Escreveu Amazing Grace, em Dezembro de 1772, apresentando-o à sua congregação no culto do dia 1 de Janeiro de 1773.

Amazing Grace também se tornou um ícone na cultura americana que tem sido usado para uma variedade de finalidades seculares e campanhas de marketing, colocando-o em perigo de se tornar um clichê.
Esta música tornou-se o hino clássico mais cantado nos Estados Unidos, após a morte de John Newton muitos cantores renomados cantaram esta canção.
De todas as versões gravadas ao longo dos anos, inclui também as versões de artistas como Elvis Presley, Aretha Franklin, Willie Nelson, Rod Stewart, Sara Brightman, Celtic Woman. Ao todo, são cerca de 3,000 versões até hoje.

Maravilhosa Graça! Mais do que merecemos. Maior do que imaginamos. Aleluia!