domingo, 6 de janeiro de 2019

SETE VIRTUDES DA MULHER SÁBIA.

Toda mulher sábia edifica a sua casa, mas a tola derriba-a com as suas mãos (Pv.14.1).
A sabedoria é uma grande virtude na vida de uma pessoa que a possui, muitas pessoas se tornam sábias depois de terem passado por muitas experiências na vida. A sabedoria traz consigo muitas virtudes, que na prática torna uma pessoa nobre e notável por suas atitudes sabias. Uma mulher sábia faz a diferença onde chega. Ela deixa a sua marca na história e um legado para as gerações futuras. 
1. PRUDENTE (Abigail). 
Vendo, pois, Abigail a Davi, apressou-se, e desceu do jumento, e prostrou-se sobre o seu rosto diante de Davi, e se inclinou à terra. Então, Davi disse a Abigail: Bendito o SENHOR, Deus de Israel, que hoje te enviou ao meu encontro. E bendito o teu conselho, e bendita tu, que hoje me estorvaste de vir com sangue e de que a minha mão me salvasse. Porque, na verdade, vive o SENHOR, Deus de Israel, que me impediu que te fizesse mal, que se tu não te apressaras e me não vieras ao encontro, não ficaria a Nabal, até à luz da manhã, nem mesmo um menino (I Samuel, 25.23,24,32-34).
A casa e a fazenda são a herança dos pais; mas do SENHOR vem a mulher prudente (Provérbios, 19.14).

2. TEMENTE AO SENHOR (Lídia). 
No dia de sábado, saímos fora das portas, para a beira do rio, onde julgávamos haver um lugar para oração; e, assentando-nos, falamos às mulheres que ali estavam. E uma certa mulher chamada Lídia, vendedora de púrpura, da cidade de Tiatira, e que servia a Deus, nos ouvia e o Senhor lhe abriu o coração para que estivesse atenta ao que Paulo dizia. Depois que foi batizada, ela e a sua casa, nos rogou, dizendo: Se haveis julgado que eu seja fiel ao Senhor, entrai em minha casa e ficai ali. E nos constrangeu a isso. (At.16.13-15).
Enganosa é a graça, e vaidade, a formosura, mas a mulher que teme ao SENHOR, essa será louvada (Provérbios, 31.30).

3. LABORIOSA (Maria cooperadora de Paulo).
Olha pelo governo da sua casa e não come o pão da preguiça (Provérbios, 31.27).
Saudai a Maria, que trabalhou muito por nós (Romanos, 16.6).

4. SUBMISSA AO MARIDO (Mulheres cristã).
Vós, mulheres, sujeitai-vos a vosso marido, como ao Senhor; porque o marido é a cabeça da mulher, como também Cristo é a cabeça da igreja, sendo ele próprio o Salvador do corpo (Efésios, 5.22,23).

5. PERSEVERANTE (Ana).
E sucedeu que, perseverando ela em orar perante o SENHOR, Eli atenção à sua boca (I Samuel, 1.12).

6. HUMILDE (Maria mãe de Jesus).
Disse, então, Maria: A minha alma engrandece ao Senhor, e o meu espírito se alegra em Deus, meu Salvador, porque atentou na humildade de sua serva; pois eis que, desde agora, todas as gerações me chamarão bem-aventurada (Lucas, 1.46-48).

7. INTELIGENTE (Acsa).
Então Calebe declarou: “Ao homem responsável por atacar e conquistar Quiriate-Sêfer darei minha filha Acsa em matrimônio!” Quem conquistou a cidade foi Otoniel, filho de Quenaz, irmão mais novo de Calebe, e este lhe entregou sua filha Acsa por esposa. Assim que passaram a viver como marido e mulher, ela o convenceu a deixá-la pedir um campo, como herança, a seu pai. Acsa foi até Calebe e, assim que saltou do jumento, seu pai lhe indagou: “O que desejas?” Ela então lhe rogou: “Concede-me uma bênção. Visto que me destinaste as terras secas do Neguebe, dá-me também fontes de água!” E Calebe lhe deu as fontes superiores e as fontes inferiores (Juízes, 1.12-15).