segunda-feira, 20 de janeiro de 2020

PESCADORES E CAÇADORES DE HOMENS.

Eis que mandarei muitos pescadores, diz o SENHOR, os quais os pescarão; e depois enviarei muitos caçadores, os quais os caçarão sobre todo o monte, e sobre todo outeiro, e até nas fendas das rochas (Jr.16.16).

A nação de Judá estava desviada do SENHOR e entregue a idolatria, e por causa disso a sentença de juízo seria inevitável, eles iriam para o cativeiro da Babilônia e pagariam em dobro pelas suas impiedades e pecados (16.18). Deus usou a vida do profeta Jeremias como uma ilustração para servir de exemplo a nação, demonstrando o que estava prestes a acontecer. Jeremias teve algumas restrições impostas por Deus na sua vida pessoal e no seu ministério profético, que serviriam de lições para o povo. (1) A primeira restrição foi a ordem de não casar, nem ter filhos, ilustrando o fato de que na aflição vindoura, muitas famílias morreriam pelas enfermidades, pela fome e pela espada dos adversários (v.1-4). (2) A segunda restrição foi que não demonstrasse pesar nem condolência nas reuniões fúnebres. Isso revela que o povo ficaria privado da misericórdia e do consolo de Deus (v.5-7). (3) A terceira, foi para Jeremias não participar de eventos festivos, para demonstrar que Deus faria cessar todo prazer e alegria em Judá (v.8,9). O povo seria levado para o exílio babilônico, porém o seu castigo não seria permanente. O povo retornaria à sua pátria a fim de dar cumprimento ao plano divino da redenção através da vinda do Messias (16.15). A preocupação e o cuidado de Deus pelo seu povo era tamanha, Ele prometeu mandar muitos pescadores e depois também enviar muitos caçadores para juntar o restante do povo que estava espalhados. Mesmo que rebeldes, mas depois de terem pago em dobro o seu castigo, eles reconheceram que o SENHOR é o único Deus que deve ser adorado.

PESCADORES.

Instrumentos usados pelos pescadores:

Rede.

Tarrafa.

Anzol.

Gereré.

CAÇADORES.

Instrumentos usados pelos caçadores:

Espingarda (arma com espoleta e pólvora).

Atiradeira.

Alforge.

Cães farejadores.

CONCLUSÃO:
A metáfora usada por Deus através do profeta, em dizer que mandaria muitos pescadores e depois enviaria muitos caçadores, tem haver com o seu zelo e amor pelo seu povo. Jesus quando escolheu os seus discípulos, também usou esta expressão quando disse: Vinde após mim, e eu farei que sejais pescadores de homens (Mc.1.17). Disse também a Pedro: Não temais; de agora em diante, serás pescador de homens (Lc.5.10). A igreja precisa tanto de pescadores para irem ao alto mar desta vida em busca das almas perdidas; como também precisa de caçadores para irem nos lugares mais obscuros e escondidos em buscar das ovelhas que se desgarraram do aprisco do Senhor. O apóstolo Tiago diz: Irmãos, se algum de entre vós se tem desviado da verdade, e alguém o converter, saiba que aquele que fizer converter do erro do seu caminho um pecador, salvará da morte uma alma e cobrirá uma multidão de pecados (Tg.5.19,20). Portanto, é tempo dos pescadores e caçadores do Reino de Deus entrarem em ação em busca das almas perdidas e das vidas desviadas do caminho do Senhor. Amém!