sábado, 2 de maio de 2020

DEUS LEMBROU-SE?

A mente de Deus é infinita, ilimitada e infalível. É impossível Deus se esquecer de fatos e de coisas. Deus é atemporal, para Ele passado, presente e futuro, não tem diferença, Ele ver e sabe tudo ao mesmo tempo. Quando o texto sagrado diz, que Deus "lembrou-se", não significa dizer que Deus se esquece das coisas. Esta linguagem na Bíblia é conhecida na teologia como "antrópica" . Não podemos subir para encontrarmos a Deus, foi necessário que Ele descesse. Assim, Deus se revela de forma antrópica. Isto não é um antropomorfismo, mas que Deus se revela com linguagem humana e em categorias humanas de pensamento e ação para alcançar a nossa compreensão. Quando a Bíblia diz que Deus lembrou-se de .... , isto nos fala do seu cuidado e carinho que Ele tem por nós.

SETE VEZES DEUS LEMBROU-SE:

1- Deus Lembrou de Noé.

E Lembrou-se Deus de Noé ... (Gn.8.1).

2- Deus Lembrou de Abraão.

E aconteceu que, destruindo Deus as cidades da campina, Deus se Lembrou de Abraão ... (Gn.19.29).

3- Deus Lembrou de Raquel.

E Lembrou-se Deus de Raquel ... (Gn.30.22).

4- Deus se Lembrou de Ana.

... e o SENHOR se Lembrou de Ana (I Sm.1.19).

5- Deus Lembrou do seu Conserto com os Patriarcas.

... e Lembrou-se Deus do seu concerto com Abraão, com Isaque e com Jacó (Ex.2.24).

6- Deus Lembrou da sua Santa Palavra.

Porque se Lembrou da sua santa palavra e de Abraão, seu servo (Sl.105.42).

7- Deus Lembrou da humilhação do seu povo.

Que se Lembrou da nossa humilhação; porque a sua benignidade é para sempre (Sl.136.23).

CONCLUSÃO:
Deus nunca se esquece, nem se esqueceu de nada. Muito pelo contrario, Ele conhece nosso passado, presente e futuro, e não tem o culpado por inocente (Na.1.3), e pede conta do que se passou (Ec.3.15).
Deus não se esquece do nosso serviço prestado na sua obra. Está escrito: Porque Deus não é injusto para se esquecer da vossa obra e do trabalho da caridade que, para com o seu nome, mostraste, enquanto servistes aos santos e ainda servis (Hb.6.10).
Deus jamais se esquecerá do seu povo, está escrito: Pode uma mãe esquecer-se tanto do filho que cria, que se não compadeça dele, do filho do seu ventre? Mas, ainda que esta se esquecesse, eu, todavia, me não esquecerei de ti. Eis que na palma das minhas mãos, te tenho gravado; os teus muros estão continuamente perante mim (Is.49.15,16).
Muitas vezes, em nossa fraqueza, nós pensamos e até falamos: "Deus se esqueceu de mim, Ele não me ouve e parece que não está vendo a situação que estou enfrentando". Mas isto é o que pensamos, muitas vezes Deus trabalha em silêncio, e no seu tempo Ele agi e muda a situação. Deus não esqueceu você, porém Ele está trabalhando para te entregar uma grande vitória. Amém!