domingo, 24 de janeiro de 2016

A PRESENÇA DE DEUS

Então, disse-lhe: Se a tua presença não for conosco, não nos faças subir daqui. Disse, pois: Irá a minha presença contigo para te fazer descansar (Êxodo,33.15,14).

Nada nem ninguém substitui a presença de Deus, Deus disse a Moisés que não iria com o povo, mas enviaria um Anjo (Ex.33.1-3). Observe que nesse caso este Anjo, claramente, é uma personificação Jesus Cristo. Moisés por sua vez não aceitou a proposta de Deus, porém ele exigiu que a presença do próprio Deus fosse com eles, não o Anjo como seu representante. Moisés desfrutava de um grau de tão grande intimidade com Deus que além de exigir a presença de Deus, ele também rogou que Deus lhe mostrasse a sua Glória (Ex.33.18-23). Deus disse a Moisés: A minha presença irá contigo para te fazer descansar.

A IMPORTÂNCIA DA PRESENÇA DE DEUS.

A nação de Israel era imbatível diante dos seus inimigos, porque a presença de Deus era com eles. Quando acontecia ao contrario eles eram derrotados e dominados pelos inimigos. O rei Davi, sempre vencia nas batalhas que travava contra seus inimigos, porque a presença de Deus era com ele. Davi valorizava tanto a presença de Deus na sua vida, que quando ele pecou contra Deus e percebeu que a presença de Deus não mais estava com ele, ele clamou a Deus e disse: Contra ti, contra ti somente pequei, e fiz o que a teus olhos é mal... Purifica-me com hissopo, e ficarei puro; lava-me, e ficarei mais alvo do que a neve. Esconde a tua face dos meus pecados e apaga todas as minhas iniquidades. Cria em mim, ó Deus, um coração puro e renova em mim um espírito reto. Não me lances fora da tua presença e não retires de mim o teu Espírito Santo (Sl.51.4,7,9-11). No caso do rei Saul, ele perdeu completamente a presença do SENHOR, e o seu fim foi trágico; por ele não ter tido um sincero arrependimento e por não valorizar a presença de Deus na sua vida. Infelizmente, muitos cristãos não dão importância a presença de Deus na sua vida, muitos são influenciados pelas circunstâncias e se rendem ao pecado, são enganados, destruindo assim a sua vida de  relacionamento com Deus e perdendo a sua presença. Certo pensador disse: Eu prefiro viver uma vida simples com a presença de Deus, do que viver rodeado de riquezas e prazeres, e sem a sua presença. Davi chegou ao ponto de desprezar todas as suas riquezas em detrimento da presença de Deus, Ele diz: Tu és meu o meu SENHOR; não tenho outro bem além de ti (Sl.16.2). Só a presença de Deus nos satisfaz, o resto são entretenimento.

A PRESENÇA DE DEUS NOS PROPORCIONA: 

1- ALEGRIA.
Far-me-ás ver a vereda da vida; na tua presença há abundância de alegrias; à tua mão direita há delícias perpetuamente (Sl.16.11).

2- DESCANSO.
Disse, pois: Irá a minha presença contigo para te fazer descansar (Ex.33.14).

3- PROTEÇÃO.
Tu os esconderás, no secreto da tua presença, das intrigas dos homens; ocultá-lo-ás, em um pavilhão, da contenda das línguas (Sl.31.20).

Finalmente, viver sem a presença de Deus é viver vazio, sem rumo e sem esperança.

A presença de Deus:

* No céu é glória.
* Na terra é poder.
* No inferno é juízo.
* Na igreja é graça.

Existe uma bela música interpretada pela cantora Fernanda Brum, que nos fala sobre a presença de Deus.
Esta canção nos diz: 

Existe um lugar na fenda da rocha
Bem junto a Ti
Em tua presença

Existe um lugar
Aconchegado ao teu coração
Em tua presença

Existe um lugar onde o orgulho não vai me seduzir
Onde o dinheiro, a fama, os aplausos
Não podem me comprar

Em Tua presença, Senhor
Em Tua presença, Senhor
Eu quero estar e mergulhar
Descansar em Teus braços de amor

Em Tua presença, Senhor
Em Tua presença, Senhor
Vou me esconder
Tu és meu prazer
Em Tua presença é o lugar
Onde eu quero habitar.
Amém!