domingo, 23 de janeiro de 2022

EÚDE - Um Canhoto Que Fez a Diferença.


Eúde foi o segundo juiz da nação de Israel, no seu tempo Israel estava oprimido e subjugados pelos moabitas. A nação de Moabe invadiu Israel e os venceram. Os filhos de Israel serviram a Eglom, rei dos moabitas, por dezoito anos. Diz o texto sagrado: Então, os filhos de Israel clamaram ao SENHOR, e o SENHOR levantou um libertador: Eúde, filho de Gera, benjamita, homem canhoto. E os filhos de Israel enviaram pela sua mão um presente a Eglom, rei dos moabitas. E Eúde fez uma espada de dois fios, do comprimento de um côvado (45 centímetros), e amarrou-a por debaixo das suas vestes, à sua coxa direita. E levou aquele presente a Eglom, rei dos moabitas; e era Eglom homem muito gordo. E Eúde entrou num cenáculo fresco, que o rei tinha para si só, onde estava assentado, e disse Eúde: "Tenho para ti uma palavra de Deus". E levantou-se da cadeira. Então, Eúde estendeu a sua mão esquerda, e lançou mão da espada na sua coxa direita,, e lha cravou no ventre, de tal maneira que entrou até à empunhadura após a folha, e a gordura encerrou a folha (porque não tirou a espada do ventre); e saiu-lhe o excremento. Assim foi subjugado Moabe, naquele dia, debaixo da mão de Israel; e a terra sossegou oitenta anos (Jz.3.15-17; 20-22,30).

Eúde era um improvável aos olhos de muitos, ele não tinha perfil para ser um guerreiro libertador da nação de Israel. A única coisa que Eúde tinha de especial era o fato de ser canhoto. A Bíblia não fala que ele era muito forte, nem que fazia milagres, nem que tinha algum talento. Mas na sua simplicidade, ele fez uma pequena espada, que escondeu debaixo da roupa e, quando ninguém estava olhando, usou a mão esquerda para matar o líder dos moabitas, o opressores da nação de Israel.

TRÊS LIÇÕES PODEMOS EXTRAIR DA HISTÓRIA DE EÚDE:

1- Deus atende nosso clamor quando nos humilhamos e pedimos a sua misericórdia.

Então, os filhos de Israel clamaram ao SENHOR, e o SENHOR lhes deu um libertador... (v.15).

2- Deus escolhe pessoas pequenas para fazer coisas grandes.

... e o SENHOR lhes levantou um libertador chamado Eúde, homem canhoto, filho do benjamita Gera. (v.15).

3- Deus usa nossas habilidades para fazer coisas extraordinárias.

E Eúde fez uma espada de dois fios, do comprimento de 45 centímetros e amarrou-a por debaixo das suas vestes, à coxa direta (v.16).

Por vezes pensamos que não temos nada de especial. Não nos destacamos, não temos uma boa oratória, não temos títulos que nos destaque, não somos de famílias influentes, nem vivemos no meio das celebridades; por isso nos sentimos incapazes, pensamos que não podemos fazer nada importante. Mas nada disso é impedimento para Deus. Quando Deus quer nos usar, não precisa de muitas coisas. Ele nos usa com o que temos, do jeito que nós somos. Amém!