sábado, 4 de fevereiro de 2023

LUZ E TREVAS.

 


E disse Deus: Haja luz, e houve luz. Deus viu que a luz era boa, e separou a luz das trevas (Gn.1.3,4).

A Bíblia diz que no princípio da criação a terra estava informe, vazia e coberta de trevas. Naquele tempo o universo não tinha a forma ordenada que tem agora. O mundo estava no vazio, sem nenhum ser vivente e sem luz. Antes de iniciar toda a sua obra da criação, Deus criou a luz para dissipar as trevas. A luz é sempre necessária, é impossível a humanidade viver sem luz. As trevas são terríveis e só são dissipadas com a presença da luz. 

A Bíblia declara que Deus é luz e também que Ele habita na luz inacessível (I Jo.1.5; I Tm.6.16). Esta luz veio ao mundo na pessoa de Jesus Cristo, mas os homens amaram mais as trevas do que a luz. No mundo espiritual da escuridão do pecado, as pessoas preferem viver nas trevas e não aceitam serem incomodadas com a luz da Verdade. A luz é excelente, enquanto que as trevas são tenebrosas; mas por incrível que pareça, muitas pessoas preferem viver nas trevas do pecado. Quem anda nas trevas, não percebe os perigos que lhes cercam, e poderá tropeçar e cair. Porém, quem anda na luz, vê tudo claramente e tem uma visão ampla de tudo que está ao seu redor. 

O mundo estava sob as trevas do pecado, mas a Bíblia diz, que a luz veio ao mundo, e os homens amaram mais as trevas do que a luz, porque as suas obras eram más. Todo aquele que faz o mal aborrece a luz e não vem para a luz para que as suas obras não sejam reprovadas. Mas quem pratica a verdade vem para a luz, a fim de que as suas obras sejam manifestas, porque são feitas em Deus (Jo.3.19-21). Por as pessoas sentirem prazer no pecado e na imoralidade, elas preferem viver nas trevas.

Deus é luz, e nele não há trevas (I Jo.1.5). Ele é o Pai das luzes, nele não há mudança, nem sombra de variação (Tg.1.17). A Palavra de Deus é luz que ilumina o nosso caminho (Sl.119.105). Jesus é a luz do mundo, Ele disse: Quem me segue, não andará em trevas, mas terá a luz da vida (Jo.8.12). Todos os que seguem a Jesus andam na luz e são libertos das trevas do pecado, do mundo e de Satanás. A grande diferença entre a luz e as trevas, é que a luz liberta, e as trevas escraviza. Portanto, procure andar na luz que há em Jesus. Assim escreveu o apóstolo João: Mas, se andarmos na luz, como Ele na luz está, temos comunhão uns com os outros, e o sangue de Jesus Cristo, seu Filho, nos purifica de todo pecado (I Jo.1.7). Amém!