quarta-feira, 10 de maio de 2023

O Fogo Está Aceso.


Vim trazer fogo à terra, e como gostaria que já estivesse aceso! (Lc.12.49).

Jesus fala sobre a sua missão, e Ele afirma sem rodeios que sua missão é lançar fogo sobre a terra. Aqui o "fogo" é uma metáfora do sofrimento que começou a "arder" e cuminará na sua crucificação e morte. Em seguida Ele diz: Mas tenho que passar por um batismo, e como estou angustiado até que ele se realize (v.50). Jesus estabelece um forte vínculo entre o "batismo" e a "morte". Este batismo implica no sofrimento que Ele teria de suportar até a morte. Jesus deixa claro para os seus discípulos, que eles não teriam uma vida fácil, mas que haveria oposições, divisões e perseguições por causa do evangelho. O Mestre exige mudanças radicais na vida dos seus seguidores, que serão inevitavelmente perseguidos por aqueles que se opõem a verdade do evangelho. Tais mudanças, são importantes e devem identificar a missão dos verdadeiros discípulos de Jesus. O resultado final de toda renúncia e sofrimento por amor a Cristo, será uma eterna recompensa em ser coroado por Cristo no céu. 

Jesus não pregou nem ensinou um evangelho triunfalista, sem cruz, sem renúncia e sem sofrimento. Ele prometeu está conosco, mas não nos isentou dos sofrimentos. Jesus disse: Tenho-vos dito isso, para que em mim tenhais paz; no mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo; eu venci o mundo (Jo.16.33)... eis que eu estou convosco todos os dias, até à consumação dos séculos. Amém! (Mt.28.20).

"O fogo do sofrimento está aceso". Evangelho é cruz, é renúncia, é sofrer oposições, é sofrimento, é combate, é guerra contra o sistema do mundo, é guerra contra Satanás e suas hostes espirituais da maldade. Todavia, depois da batalha, após o combate, seremos coroados pelo Rei da glória e reinaremos para sempre com Ele. Amém!