terça-feira, 19 de maio de 2020

O MURO DA INIMIZADE FOI DERRIBADO.

Porque Ele é a nossa paz, o qual de ambos os povos fez um; e, derribando a parede de separação que estava no meio (Ef.2.14).

Foi a partir do Éden, quando o homem pecou, que o elo da paz, da harmonia e da comunhão com Deus foi quebrado. Este ato de desobediência praticado por Adão e Eva, afetou toda a humanidade. Por causa do pecado, o homem tornou-se inimigo de Deus, ficando separado e distante da sua presença. Mas, Deus resolveu usar de misericórdia e enviar seu Filho para descer e reconciliar a humanidade pobre e desvalida. Quando Paulo diz, que Cristo é a nossa paz, é porque antes esta paz não era possível, o ódio, a separação e a inimizade dominava nossa natureza pecaminosa. Mas, Cristo veio, e pelo sacrifício da cruz, nos reconciliou com Deus e desfez a inimizade, derribando a parede de separação que separavam os judeus e gentios, formando um só povo, em um só corpo, a igreja.

Paulo declara que Cristo "é a nossa paz" (2.14). Essa expressão vai muito além, ela tem uma conotação mais profunda, pois Cristo não é apenas o "autor da paz", mas literalmente "nossa paz". Isso implica dizer que, Cristo faz parte da nossa comunhão espiritual, ou seja, Cristo habita em nós sendo Ele mesmo a nossa paz. Desse modo, a paz de Cristo é oferecida a todos os homens, e repousa sobre a igreja de Deus (Jo.14.27).

No conceito do mundo secular, a paz é entendida como ausência de guerra. Porém, a paz que a bíblia faz menção, é muito mais do que simplesmente ausência de guerra. A paz que a bíblia revela tem sua origem em Deus e se manifesta no interior do homem, lhe dando uma plena paz. Paulo diz em relação a Cristo: E que, havendo por Ele feito a paz pelo sangue da sua cruz, por meio Dele reconciliasse consigo mesmo todas as coisas, tanto as que estão na terra como as que estão nos céus (Cl.1.20).
A paz de Cristo, vai além do que a mente humana possa entender do que venha ser a paz. Paulo, falando desta paz aos filipenses, Diz: E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará os vossos corações e os vossos sentimentos em Cristo Jesus (Fp.4.7).

Havia um exclusivismo religioso por parte dos judeus, eles se julgavam melhores do que os gentios por fazerem parte da Aliança de Deus com os patriarcas e por terem a lei de Moisés e mais 613 mandamentos. Enquanto os gentios, mesmo temendo a Deus, não tinham os privilégios que os judeus tinham.

Paulo usa uma analogia quando diz: "Derribando a parede de separação que estava no meio". Com isso, ele se refere as muralhas do templo em Jerusalém. O exclusivismo religioso dos judeus, fazia com que houvesse separação entre gentios e judeus. Entre o santuário e o átrio dos gentios havia um muro de pedras com a proibição de acesso aos estrangeiros.
Este extremismo judaico era levado tão a sério, que Paulo foi acusado de ter profanado o lugar santo, fazendo entrar o grego Trófimo, permitindo-o ultrapassar essa barreira (Atos, 21.28-30). Havia um ódio entre os povos, uma guerra de inimizades. Os judeus odiavam os gentios, os gregos chamavam de bárbaro todo aquele que não pertencesse a sua nação; os romanos só reconheciam os direitos de cidadão se fossem de Roma. Jesus veio no meio desta guerra, para desfazer estas inimizades entre os homens e estabelecer a paz mediante o seu sacrifício na cruz. 

O MURO DIVISOR DO PÁTIO DOS GENTIOS NO TEMPLO DE HERODES.

“Pois ele é a nossa paz, o qual de ambos fez um e destruiu a barreira, o muro de inimizade,” Efésios 2:14

Os gentios estavam autorizados a entrar na parte externa da área delimitada do templo em Jerusalém. Essa grande área pavimentada em volta do templo e seus átrios internos eram delimitados por uma colunata dupla de pilares de 10 metros de altura. O perímetro dessa área media 900 metros. Esse pátio externo também era chamado de pátio dos gentios.

Mas os gentios eram fisicamente proibidos de acessar os pátios internos do templo por uma barreira de 1,4 metro de altura (o “muro de inimizade”, de Efésios 2:14). O historiador judeu Flavio Josefo informa que 13 placas de pedra com inscrições em grego e em latim foram colocadas ao longo da barreira, advertindo os gentios a que não entrassem.

Nas palavras de Josefo: “Havia uma divisão feita de pedra (…). Sua construção era muito elegante; sobre ela, ficavam pilares, em distâncias iguais entre um e outro, anunciando a lei de pureza, em grego e em outras letras romanas, dizendo que ‘nenhum estrangeiro deveria entrar no santuário’” (Guerras, 5.5.2).

Os arqueólogos descobriram duas dessas placas de aviso, que dizem: “Nenhum estrangeiro tem permissão de entrar na balaustrada em torno do santuário e do pátio. Quem for pego, será responsável por sua decorrente morte”.

Esse muro divisor teve grande significado para Paulo, que foi preso em Jerusalém por supostamente levar um gentio para o pátio interno do templo (Atos 21:16-30). Paulo e outros cristãos judeus reconheciam que o Deus que havia anteriormente residido no templo havia entrado na humanidade na pessoa de Jesus, o Messias. A morte de Jesus na cruz e sua ressurreição haviam, na verdade, rompido o muro divisor, efetuando unidade espiritual entre judeus e gentios. Como resultado, Paulo sabia, todas as pessoas tinham acesso garantido a Deus por meio da fé salvadora em Jesus Cristo.

Fonte: Bíblia de Estudo Arqueológica, pág. 1917.

Concluímos que, Cristo é a causa da nossa reconciliação com Deus Pai. O muro da separação e das inimizades, tanto na horizontal (entre os homens), como na vertical (entre Deus e os homens) foi derribado e as inimizades foram desfeitas; isto só foi possível mediante a morte e ressurreição de Cristo. Portanto, podemos desfrutar de plena paz e comunhão com Deus, pelos méritos de Jesus Cristo, Ele é a nossa paz. Amém!