domingo, 7 de fevereiro de 2016

CRUCIFICADO COM CRISTO.

Já estou crucificado com Cristo; e vivo, não mais eu, mas Cristo vive em mim; e a vida que agora vivo na carne vivo-a na fé do Filho de Deus, o qual me amou e se entregou a si mesmo por mim (Gl.2.20).

Paulo, o apóstolo dos gentios (nações), antes Saulo, o grande perseguidor da igreja, ele que perseguiu os cristãos e consentiu na morte de Estevão, o primeiro mártir da igreja, agora convertido ao Evangelho de Jesus. Ele faz uma declaração de total renúncia e entrega sem reservas a Deus, ao dizer: "Já estou crucificado com Cristo; e vivo, não mais eu, mas Cristo vive em mim; e a vida que agora vivo na carne vivo-a na fé do Filho de Deus, o qual me amou e se entregou a si mesmo por mim". Para repetirmos esta declaração juntamente com Paulo, é preciso termos uma plena convicção de fé e vivermos uma vida de total renúncia e santidade diante de Deus.

O QUE SIGNIFICA ESTAR CRUCIFICADO COM CRISTO.

Significa viver uma vida de renúncia, uma vida devotada a Cristo em comunhão e santidade com Ele. Vivemos uma época em que estão pregando um evangelho de facilidades, voltado as conveniências das pessoas, um evangelho de negócios e alta satisfação onde as pessoas podem viver ao seu bel-prazer.
A cruz de Cristo para muitos já não tem importância, a mensagem da cruz é algo sem conteúdo e sem valor.
O apóstolo Paulo dizia: A mensagem da cruz é loucura para os que estão perecendo, mas para nós, que estamos sendo salvos é o poder de Deus. 1 Coríntios 1.18. Infelizmente este tipo de mensagem tem se tornado rara nos púlpitos de nossos dias. A preferência é pela mensagem que trata das necessidades dos homens e como Deus pode satisfazê-las. Uma mensagem enfocada no homem e não em Deus. Porém, o Evangelho trata da vitória de Deus sobre o pecado e da glória do seu Reino. O Evangelho é a descrição dos fatos realizados por Deus por meio de Cristo, para que fôssemos reconciliados com Ele. Se os sermões e as mensagens estão vazias dos eventos salvíficos, onde mais os ouvintes poderão depositar a sua fé a não ser em questões referentes aos seus próprios interesses? Por esta razão cabe aos que tem conhecido o Evangelho da graça de Deus, se aprofundarem no inesgotável significado da cruz de Cristo e da nossa crucificação com Ele.

TRÊS COISAS DEVEM ESTÁ CRUCIFICADAS COM CRISTO:

1. NOSSO VELHO HOMEM (ego).

Sabendo isto: Que o nosso velho homem foi com ele crucificado, para que o corpo do pecado seja desfeito, a fim de que não sirvamos mais ao pecado (Rm.6.6).
Que, quanto ao trato passado, vos despojeis do velho homem, que se corrompe pelas concupiscências do engano, e vos revistais do novo homem, que, segundo Deus, é criado em verdadeira justiça e santidade (Ef.4.22,24).
Uma vez que o velho homem foi crucificado com Cristo, e o corpo do pecado foi desfeito, não devemos nos remeter ao passado e permitir ser dominados pelos pensamentos e desejos antigos. É preciso nos despojarmos completamente do velho homem, para que vivamos como nova criatura em verdadeira justiça e santidade diante de Deus.

2. NOSSA VIDA (renúncias).

Já estou crucificado com Cristo; e vivo, não mais eu, mas Cristo vive em mim; e a vida que agora vivo na carne vivo-a na fé do Filho de Deus, o qual me amou e se entregou a si mesmo por mim (Gl.2.20).
Assim que, se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo (2Co.5.17).
Quando a nossa vida está verdadeiramente crucificada com Cristo, nossas atitudes, ações e comportamentos são diferentes da vida de outrora, porque agora somos nova criatura, nascemos de novo e vivemos para Deus.
Se estamos crucificados com Cristo, não devemos descer da cruz e deixar o velho homem reinar, não vale a pena, isso pode nos causa uma tragédia espiritual.

3. NOSSOS DESEJOS PECAMINOSOS (prática ao pecado).

Mas longe esteja de mim gloriar-me, a não ser na cruz de Cristo, pela qual o mundo está crucificado para mim e eu para o mundo (Ef.6.14).

Morto para o poder do pecado.
Significa que o pecado não tem mais domínio sobre a minha vida. Pois a minha natureza de pecado foi crucificada e morta com Cristo.
E os que são de Cristo crucificaram a carne com as suas paixões e concupiscências (Gl.5.24).
Sabemos que todo aquele que é nascido de Deus não peca; mas o que de Deus é gerado conserva-se a si mesmo, e o maligno não lhe toca (1Jo.5.18).

Morto para a influência do mundo.
Uma vez que morremos para a influência do mundo, devemos viver na contra mão do mundo. Não temos necessidade de nos adequar aos valores desse sistema mundano, pelo contrário, devo influenciá-lo com meu testemunho de vida e com a pregação do Evangelho.

Finalmente, estar crucificado com Cristo implica em renunciar o mundo e seus prazeres e viver uma vida de santidade para Deus. A cruz de Cristo é sinônimo de renúncia, muitos querem o Cristo da cruz, mas não querem a cruz de Cristo, ou seja, viver uma vida de renúncias.