sexta-feira, 3 de agosto de 2018

Nada Podemos Contra a Verdade.

  Porque nada podemos contra a verdade, senão pela verdade (II Coríntios, 13.8).

A verdade sempre incomodou os homens, não é de hoje que as pessoas não aceitam a verdade. As pessoas acham mais cômodo e confortável viver uma vida de mentiras, de maneira que lhe seja conveniente com os seus próprios desejos e satisfação pessoal. Estamos vivendo uma época de inversões de valores, onde os valores éticos, morais e espirituais estão sendo desprezados e desvalorizados, em detrimento da imoralidade.

Os sociólogos, os educadores e intelectuais deste século, estão pregando uma verdade relativa, afirmando que não existe verdade absoluta. O relativismo prega que a verdade pode ser vista e encarada de várias maneiras, dependendo do ponto de vista de cada pessoa.
Na atualidade, mais do que nunca, estamos vendo de um modo em geral a inversão de valores sendo propagada pela mídia, e sendo aceita e praticada em todos os seguimentos da sociedade.
O grande problema é que as pessoas querem viver a sua própria "verdade". Muitos preferem viver ao seu bel-prazer, da maneira que lhe seja conveniente.

A verdade é uma oposição a mentira. Quem vive na mentira não suporta a verdade.
O fato é que estamos vivendo uma época de total inversão de valores, onde o certo passa a ser o errado e o errado o certo. Onde o errado e aclamado como certo, onde os transgressores, os corruptos e os ladrões são aplaudidos como os espertalhões da sociedade. Estamos vendo uma sociedade pluralista, pragmática e alienada de Deus.
Eles estão misturando o sagrado com o profano e dizendo que não há diferença. Este é o retrato de uma sociedade perversa, doentia e sem temor (respeito) a Deus. Todavia, a verdade sempre vai prevalecer, a verdade nunca morrerá, pode o homem dela se afastar e não a aceitar, mas ela permanecerá inabalável. 

No mundo pode existir muitas verdades, porém a única verdade absoluta é Jesus Cristo. Quando Jesus estava diante de Pôncio Pilatos para ser julgado, ele declarou: Todo aquele que é da verdade ouve a minha voz. Pilatos sem conhecer a verdade, lhe perguntou: Que é a verdade? (Jo.18.37,38). Jesus disse: Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida. Ninguém vem ao Pai senão por mim (João, 14.6). 
Igualmente a Pilatos, ainda hoje, muitos estão a perguntar: O que é a verdade? 
Há um ditado popular que diz: "Se não pode contra eles, junte-se a eles". A bíblia diz: Porque nada podemos contra a verdade, senão pela verdade (II Coríntios, 13.8). 
Nada se pode contra a verdade; muitos se levantam contra ela e tentam resisti-la, mas é em vão. 
Se não podes contra a verdade, una-se a ela, está será a sua sabedoria, ela é a nossa paz.