domingo, 22 de maio de 2022

UM EVANGELISTA EM DECÁPOLIS.

 

E, entrando Ele no barco, rogava-lhe o que fora endemoninhado que o deixasse estar com ele. Jesus, porém, não lho permitiu, mas disse-lhe: Vai para tua casa, para os teus, e anuncia-lhes quão grandes coisas o Senhor te fez e como teve misericórdia de ti. E ele foi e começou a anunciar em Decápolis quão grandes coisas Jesus lhe fizera; e todos se maravilhavam (Mc.5.18-20).

O homem, antes possuído, estava agora plenamente liberto, vestido e em perfeito juízo. Quando os habitantes de Gadara souberam o que havia acontecido não ficaram nada satisfeitos, demonstraram estar muito mais preocupados com a perda econômica do que com a libertação do pobre homem que há anos era um prisioneiro de Satanás. Além de não estarem satisfeito com a libertação do homem, também não quiseram que Jesus permanecesse no seu território (Mc.5.14-17).

O homem liberto pediu a Jesus para acompanhá-lo, mas Jesus o encarregou de uma missão: Voltar para sua casa e contar a sua família e a toda a comunidade quão grandes coisas o Senhor havia feito e como teve misericórdia dele.
Decápolis era uma província romana que tinha dez cidades, onde os que ali habitavam eram os gentios.
O homem que era o terror da cidade de Gadara agora tornou-se canal de bênçãos para aquela região; um evangelista propagando as Boas Noivas do Reino de Deus.
Os moradores de Decápolis expulsaram Jesus, não permitiram que Ele ficasse naquela região (Mt.8.34). Todavia, Jesus deixou lá um homem liberto para testemunhar as maravilhas de Deus.
O propósito de Deus é enviar evangelistas por todas as partes do mundo, afim de que a sua palavra seja divulgada e propagada as Boas Novas do Evangelho a todas as nações. Amém!