sexta-feira, 27 de janeiro de 2023

QUEM SÃO OS UNGIDOS DO SENHOR NO SALMO 105.15?


Não toqueis nos meus ungidos e não maltrateis os meus profetas (Sl.105.15).

Não toqueis os meus ungidos e aos meus profetas não façais mal (I Cr.16.22).

Neste contexto, os ungidos são Abraão, Isaque, Jacó (sob seu novo nome, Israel) e José (vv. 9,10,17); não devemos, porém, deduzir deste versículo, que toda pessoa que se diz ungida, o seja. (comentário Bíblia de Estudo Pentecostal, p.892).

Também concluimos que, Deus chamou a nação de Israel em geral, de meu ungido quando faz referência a Israel dizendo: "Quando eram ainda poucos homens, sim, muito poucos, e estrangeiros nela; quando andavam de nação em nação e de um reino para outro povo, não permitiu a ninguém que os oprimisse, e por amor deles repreendeu reis, dizendo: Não toqueis nos meus ungidos e não maltrateis os meus profetas (vv.12-15). 

Posteriormente, havendo Israel já se organizado como nação, passou-se a ser chamado de ungido do SENHOR, reis, profetas, sacerdotes, lideres que recebiam a unção com azeite para exercerem seu ofício. Deus falou com Moisés dizendo: E estes são os nomes dos filhos de Arão: o primogenito, Nabade; depois, Abiú, Eleazar e Itamar. Estes são os nomes dos filhos de Arão, dos sacerdotes ungidos, cujas mãos foram sagradas para administrar o sacerdócio (Nm.3.1-3). A ordem de Deus para Elias foi: Vai, volta pelo teu caminho para o deserto de Damasco, vem e unge a Hazael rei sobre a Síria. Também a Jeú, filho de Ninsi, ungirás rei de Israel e também Eliseu, filho de Safate, de Abel-Meolá, ungirás profeta em teu lugar (I Rs.19.15,16).

Na nova aliança esta unção é concedida a todos os crentes que têm uma vida regenerada pelo poder do Espírito Santo. O apóstolo Pedro diz: E vós tendes a unção do Santo e sabeis tudo. E a unção que vós recebestes dele fica em vós... (I Jo.2.20,27). Esta unção é operada pelo Espírito Santo na vida do crente. Esta unção só permanece no crente que verdadeiramente busca uma vida de oração, santificação e comunhão com Deus.

O QUE É UNÇÃO?

UNÇÃO é o poder sobrenatural do Espírito, que nos reveste de autoridade espiritual para fezermos a obra de Deus e realizarmos proezas em nome do Senhor Jesus.

PARA QUE SERVE A UNÇAO?

- Para realizar obras para Deus.

- Para viver o sobrenatural de Deus.

- Para viver sob o domínio do Espírito.

QUAL A EFICÁCIA DA UNÇÃO?

- A Unção nos dá o que nunca teríamos.

- A Unção nos faz no que nunca seríamos.

- A Unçao nos leva a lugares onde nunca iríamos.

A UNÇÃO QUE NOS ATRAI É A UNÇÃO QUE NOS INSPIRA E NOS FAZ ACREDITAR.

Eliseu foi atraído pela unção que estava sobre Elias.

Josué foi atraído pela unção que estava sobre Moisés.

Paulo foi atraído pela unção que estava sobre Barnabé.

Timóteo foi atraído pela unção que estava sobre Paulo.

Billy Graham foi atraído pela unção que estava sobre John Wesley.

Os apóstolos foram atraídos pela unção que estava sobre Jesus.

JESUS foi o homem mais ungido que já existiu nesta terra. O próprio Jesus testificou desta unção, quando ministrava na Sinagoga em Nazaré: O Espírito do Senhor é sobre mim, pois que me ungiu para evangelizar os pobres, enviou-me a curar os quebrantados de coração, a apregoar liberdade aos cativos, a dar vista aos cegos, a pôr em liberdade os oprimidos, a anunciar o ano aceitável do Senhor (Lc.4.18,19). O apóstolo Pedro em seu discurso nos diz: Como Deus ungiu a Jesus de Nazaré com o Espírito Santo e com virtude; o qual andou fazendo o bem e curando a todos os oprimidos do diabo, porque Deus era com ele (At.10.38). 

Que a unção do Espírito esteja sempre sobre nós, a fim de que possamos sair da inércia espiritual e vivermos na dinâmica poderosa do Espírito Santo. Amém!