domingo, 27 de junho de 2021

Agague Precisa Morrer.

Então, disse Samuel: Trazei-me aqui Agague, rei dos amalequitas. E Agague veio a ele animosamente; e disse Agague: Na verdade, já passou a amargura da morte. Disse, porém, Samuel: Assim como a tua espada desfilhou as mulheres, assim ficará desfilhada a tua mãe entre as mulheres. Então, Samuel despedaçou Agague perante o SENHOR, em Gilgal (I Sm.15.32,33).

Não adianta insistir naquilo que Deus não aprova, não aceita e não quer. Deus deu ordem a Saul para eliminar todos os amalequitas, incluindo os animais e o rei Agague. Samuel disse a Saul: Enviou-me o SENHOR a ungir-te rei sobre o seu povo, sobre Israel; ouve, pois, agora a voz das palavras do SENHOR. Assim diz o SENHOR dos Exércitos: Eu me recordei do fez Amaleque a Israel; como se lhe opôs no caminho, quando subia do Egito. Vai, pois, agora, e fere a Amaleque, e destrói totalmente tudo o que tiver, e não lhe perdoes; porém matarás desde o homem até à mulher, desde os meninos até aos de peito, desde os bois até às ovelhas e deste os camelos até aos jumentos. Então, feriu Saul os amalequitas, desde Havilá até chegar a Sur, que está defronte do Egito. E tomou vivo a Agague, rei dos amalequitas; porém a todo o povo destruiu a fio de espada. E Saul e o povo perdoaram a Agague, e ao melhor das ovelhas e das vacas, e às da segunda sorte, e aos cordeiros, e ao melhor do que havia e não quiseram destruir totalmente; porém a toda coisa vil e desprezível destruíram totalmente (I Sm.15.1-3,7-9). 

Saul não obedeceu por completa a ordem do SENHOR, ele agiu de forma parcial quando poupou o melhor dos animais e não eliminou o rei Agague. Saul já tinha sido advertido por sua desobediência em uma situação anterior (I Sm.13.13), e agora mais uma vez, cai em contradição não obedecendo a ordem do SENHOR. A indisposição do coração de Saul em não obedecer ao SENHOR, o levou ao fracasso. Saul pensava que iria agradar a Deus com sacrifícios e com isto Deus iria dissimular o seu erro. Todavia o profeta Samuel lhe diz: Tem porventura o SENHOR tanto prazer em holocausto e sacrifícios como em que se obedeça à palavra do SENHOR? Eis que o obedecer é melhor do que sacrificar... (15.22). 

POR QUE DEUS MADOU DESTRUIR TODOS OS AMALEQUITAS? 

O capítulo 17 de Êxodo registra que quando Israel estava cansado e descuidado, descansando em Refidim, vieram covardemente os amalequitas e os atacaram (Ex.17.8-16). Esse povo ocupava a região nordeste da península do Sinai (Nm.13.29), era descendente de Esaú, irmão de Jacó (Gn.36.12). Uma rivalidade antiga que começou desde o ventre de Rebeca, mãe dos gêmeos Jacó e Esaú. Moisés pede a Josué que lidere a batalha contra os amalequitas, enquanto ele sobe ao monte e mantém as mãos levantadas com sua vara e Arão e Hur os ajuda a manter suas mãos levantas, até que Josué com o exército de Israel vença a batalha. Quando a batalha termina, o SENHOR diz a Moisés para registrar aquele acontecimento num livro ou rolo de pergaminho e promete que há de riscar totalmente a memória de Amaleque de debaixo dos céus. E também jurou que haveria guerra contra Amaleque de geração em geração (17.14,16). Para celebrar está vitória, Moisés edifica um altar em honra a Deus, chamando-o de Jeová-Nissi, O SENHOR é a minha bandeira (17.15). Aleluia! Que nome maravilhoso! 

Passados cerca de 400 anos, depois do episódio da primeira batalha contra os amalequitas, surge o juiz e profeta Samuel, e Deus manda Samuel dizer a Saul que elimine toda nação dos amalequitas para cumprir o que Ele tinha determinado e prometido a nação de Israel. A profecia de Balaão sobre Amaleque: E, vendo os amalequitas, alçou a sua parábola e disse: Amaleque é o primeiro das nações; porém o seu fim será para perdição (Nm.24.20). O tempo passa, mas Deus não se esquece o que Ele prometeu. Moisés relembra ao povo e diz: Lembra-te do que te fez Amaleque no caminho, quando saíeis do Egito; como te saiu ao encontro no caminho e te derribou na retaguarda todos os fracos que iam após ti, estando tu cansado e afadigado; e não temeu a Deus. Será, pois, que, quando o SENHOR, teu Deus, te tiver dado repouso de todos os teus inimigos em redor, na terra que o SENHOR, teu Deus, te dará por herança, para possuí-la, então, apagarás a memória de Amaleque de debaixo do céu; não te esqueças (Dt.25.17-19). Saul foi o homem escolhido para cumprir o propósito de Deus sobre Amaleque, no entanto, ele falhou quando poupou o rei Agague e o melhor dos animais. Todavia, o profeta Samuel voltou com Saul para adorar e cumpriu na integra a palavra de Deus, executando Agague ao fio da espada. 

O QUE REPRESENTA "AGAGUE"?

Agague representa tudo aquilo que é contrário a vontade de Deus. Agague é tudo que não agrada a Deus, que vem de encontro a sua Palavra. Não adianta fingir que agrada a Deus com festas e sacrifícios de tolo, não adianta querer tapar o sol com peneira e querer dar um jeito brasileiro e ainda achar que Deus vai aceitar e dissimular o pecado. Agague tem que morrer! Se Agague não morrer a maldição continua e Satanás terá brechas para agir. 

Infelizmente, muitos cristãos, muitos lideres, pastores, pregadores e muitos ministérios estão comprometidos com "Agague" e perderam as forças, estão acomodados com seus erros e picuinhas, e ainda dizem: "Isto não nada de mais, Deus entende". Mas Samuel não aceitou as desculpas e justificativas de Saul, ele foi e matou Agague. Mate Agague, antes que ele lhe mate. O fim de Saul foi trágico, por ele não obedecer a Palavra do SENHOR. Que possamos tirar lições para nossa vida e refletir perguntando a nós mesmos, o que é o meu "Agague"? Agague precisa morrer. Mate Agague, antes que ele lhe mate! Amém!