sábado, 7 de setembro de 2019

VIREI OUTRA VEZ.

Não se turbe o vosso coração; credes em Deus, crede também em mim. Na casa de meu Pai há muitas moradas; se não fosse assim, eu vo-lo teria dito, pois vou preparar-vos lugar. E, se eu for e vos preparar lugar, virei outra vez e vos levarei para mim mesmo, para que, onde eu estiver, estejais vós também (João, 14.1-3).

Os discípulos estavam tristes porque estava se aproximando a hora da separação do Mestre, quando ele seria traído, preso e crucificado. Eles estavam na expectativa da morte de Cristo e que eles não o veria mais; isto deixou os discípulos com o coração turbado.
A expressão "não se turbe o vosso coração", significa "não fiquem com o coração perturbado". Jesus disse essa frase quando estava dando as últimas instruções aos seus discípulos, antes da crucificação. Naquela ocasião eles estavam reunidos para a refeição da páscoa, na noite em que Jesus foi traído e preso. Ao dizer: "Não se turbe o vosso coração; crede em Deus, crede também em mim. Na Casa de meu Pai há muitas moradas; se não fosse assim, eu vo-lo teria dito, pois vou preparar-vos lugar". O Mestre estava transmitindo uma palavra de consolo e esperança para o coração dos seus discípulos.

VIREI OUTRA VEZ.

E, se eu for e vos preparar lugar, virei outra vez e vos levarei para mim mesmo, para que, onde eu estiver, estejais vós também (Jo.14.3).
Temos aqui uma mensagem de consolo e esperança pronunciada pelos lábios do próprio Mestre. Esta é uma mensagem escatológica porque nos fala sobre acontecimento futuro, a vinda de Cristo, que em breve vai acontecer. A promessa da volta de Jesus, é a maior das promessas e a grande esperança da igreja. Os cristãos do primeiro século, viviam numa expectativa de que a volta de Jesus poderia acontecer a qualquer momento. Por causa da promessa da iminente volta de Jesus, eles passaram a usar um tipo de saudação diferenciada, eles ao se cumprimentarem, diziam: "Maranata".

MARANATA, é uma expressão aramaica que ocorre duas vezes na Bíblia. Primeiramente empregada pelo apóstolo Paulo na primeira epístola aos coríntios capítulo 16 versículo 22. "Se alguém não ama ao Senhor, seja anátema; maranata!"  Aparece também pela segunda vez no livro de Apocalipse, no penúltimo versículo pelo apóstolo João: Aquele que testifica estas coisas diz: Certamente, cedo venho. Amém! Ora vem Senhor Jesus! (Ap.22.20).
Este termo "Maranata" é a composição de duas palavras, Maran + Athá, que dão origem à palavra Maranata e que significa "O Senhor vem!" ou ainda "Nosso Senhor vem!". No desfecho final do livro do Apocalipse, esta expressão é utilizada como uma oração ou pedido, desta feita na língua grega, e traduzida por: “Ora, vem, Senhor Jesus”. A palavra era usada como uma "senha" entre os cristãos do primeiro século, e provavelmente foi neste sentido usada pelo apóstolo Paulo. Os cristãos do primeiro século usavam esta expressão, maran- atha como saudação ao encontrava-se com outro. Eles viviam uma expectativa de que a volta de Jesus seria iminente (poderia acontecer a qualquer momento), por isso eles falavam esta palavra como expressão de fé e esperança. Pensando nisso, podemos refletir: Se os cristãos do primeiro século usavam este termo como saudação, e viviam na  expectativa da volta de Jesus, imagine nós, hoje em pleno século XXI. Qual é a nossa grande expectativa? Será que os cristãos atual estão verdadeiramente aguardando a volta de Jesus? E se Jesus voltasse hoje? Pegaria a maioria dos cristãos despreparados ou estariam todos preparado?

TRÊS EMBARAÇOS QUE PODEM DEIXAR ALGUNS CRISTÃOS FORA DO CÉU:

... deixemos todo o embaraço e o pecado que tão de perto nos rodeia e corramos com paciência, a carreira que nos está proposta, olhando para Jesus, autor e consumador da fé ... (Hb.12.1,2).

MATERIALISMO.

... se as vossas riquezas aumentarem, não ponhais nela o coração (Sl.62.10).
Porque o amor do dinheiro é a raiz de toda espécie de males ... (I Tm.6.10).
Riqueza é bom, ser rico não é pecado, ter muito dinheiro não há nada de errado nisto; porém, o amor ao dinheiro é a causa de muitos malefícios. O problema é quando o dinheiro se torna o senhor da vida crente. Infelizmente, muitos cristãos tem se tornado escravos do dinheiro e estão vivendo uma vida mais voltada para as coisas materiais do que espirituais. Este embaraço pode pegar muitos crentes desapercebidos na volta de Jesus.

MUNDANISMO.

E não vos conformeis com este mundo, mas transformai-vos pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus (Rm.12.2).
Não ameis o mundo, nem o que no mundo há. Se alguém ama o mundo, o amor do Pai não está nele (I João, 2.15).
O mundanismo é um sistema contrario a vontade de Deus. Ser mundano é aceitar os ditames do mundo e ainda ama-lo e viver na pratica mundana. O verdadeiro cristão anda na contramão do mundo e não aceita os seus usos e costumes que desagradam a Deus. O cristão ser moderno, não há nada de errado nisto, o problema é ser mundano. O cristão pode ser moderno, mas não deve ser mundano. Infelizmente, há muitas igrejas que já aceitaram os costumes do mundo, já não fazem mais a diferença entre o santo e o profano, e estão vivendo um evangelho de conveniências, agradando ao mundo e desagradando a Deus. Quem ama o mundo, o amor do Pai não está nele. Disse o apóstolo João.

FRIEZA ESPIRITUAL.

E, por se multiplicar a iniquidade, o amor de muitos se esfriará (Mateus, 24.12).
Eu sei as tuas obras, que nem és frio nem quente. Tomara que foras frio ou quente!  Assim, porque és morno e não és frio nem quente, vomitar-te-ei da minha boca (Ap.3.15,16).
A frieza espiritual na vida do cristão, é uma consequência do conformismo com o mundo e a ganância e preocupação pela busca das coisas materiais. Muitos crentes estão como cadáveres ambulantes na Casa de Deus, vivendo de aparências, tendo nome de quem vive, mas estão mortos. Infelizmente, muitos cristão se tornaram frios espiritualmente e estão prestes a entrar em uma UTI espiritual. Jesus não vem buscar uma igreja gelada, nem morna; Ele vem buscar uma igreja avivada, quente e cheia do Espírito Santo. Que sejamos crentes quentes e cheios do Espírito, para não ficarmos de fora do céu no dia do arrebatamento. Maranata!