segunda-feira, 15 de janeiro de 2024

O MOVER DO ESPÍRITO.


No princípio, criou Deus os céus e a terra. E a terra era sem forma e vazia; havia trevas sobre a face do abismo; e o Espírito de Deus se movia sobre a face das águas (Gn.1.1,2). ARC

No princípio, Deus criou os céus e a terra. A terra, entretanto, era sem forma e vazia. A escuridão cobria o mar que envolvia toda a terra, e o Espírito de Deus se movia sobre a face das águas (Gn.1.1,2). BKJ

Em princípio criou Deus os céus e a terra. E a terra era o caos e o vazio, e havia trevas sobre a superfície do abismo profundo; e o Espírito de Deus incubava sobre a superfície das águas (Gn.1.1,2). PTA (Peshitta Tradução Aramaico).

Na versão aramaico o termo mover ou movia é "merahpa" que pode ser traduzido como criava, cuidava, cobria, chocava, abrigava, pairava sobre, rondava, movia-se suavemente de um lado para o outro, formava ondas, criava ondas, agitava. No hebraico, movia-se, criava, sacudia. (Nota de rodapé da Bíblia Peshitta). 

O Espírito de Deus se move sobre a criação, em meio as densas trevas, na qual a terra aguardava pela ordem de Deus para que surgisse o raiar da luz e tivesse origem o ordenamento do caos e a vida viesse a ser gerada. Este mover do Espírito que marcou o começo da criação, continuou atuante em todas as dispensações da História da Bíblia. Portanto, o Espírito que atuou na criação é o mesmo hoje.

SETE MOVER DO ESPÍRITO NO NOVO TESTAMENTO.

1- O Espírito se move para encher os crente (At.2.4; 4.31)

2- O Espírito se move para convencer o pecador (Jo.16.8).

3- O Espírito se move para trazer liberdade (II Co.3.17).

4- O Espírito se move para salvar o pecador (At.8.29).

5- O Espírito se move para guiar a igreja na verdade (Jo.16.13).

6- O Espírito se move para ensinar os crentes (Jo.14.26).

7- O Espírito se move para consolar os discípulos de Cristo (Jo.14.16).

Temos a certeza de que o Espírito de Deus não está parado, estático, nem inerte, mas está sempre em movimento, atuando plenamente sobre a igreja do Senhor para edificação do corpo de Cristo e crescimento do Reino de Deus.