terça-feira, 21 de novembro de 2017

NÃO REVELE O SEGREDO DE DEUS.


Disse, pois, Dalila a Sansão: Declara-me, peço-te, em que consiste a tua grande força?
E sucedeu que, importunando-o ela todos os dias com suas palavras e molestando-o a sua alma se angustiou até à morte. E descobriu lhe todo o seu coração e disse-lhe: Nunca subiu navalha à minha cabeça, porque sou nazireu de Deus, desde o ventre de minha mãe; se viesse a ser raspado, ir-se-ia de mim a minha força, e me enfraqueceria e seria como todos os demais homens (Juízes, 16.6,16,17).

Sansão foi o último dos juízes de Israel, a sua história está registrada no livro de Juízes, do capítulo 13 ao 16. Ele tinha tudo para ter êxito e ser o mais bem-sucedido juiz de Israel. Antes do nascimento dele, o Anjo do Senhor apareceu aos pais para exortar sua mãe a que se consagrasse ao Senhor e que o filho fosse dedicado ao Senhor como nazireu pela vida inteira. Quando ele cresceu, o Espírito do Senhor entrou nele e agiu nele. Sansão ganhou pela vontade do Senhor força sobrenatural e conseguiu fazer coisas inconcebíveis. Não havia como derrotar Sansão, a sua força incomum assustava a todos os inimigos de Israel, Sansão tinha tudo para dar certo e entrar para história como o melhor dos juízes de Israel, mas ele foi o pior de todos.

A DESCIDA DE SANSÃO E A SUA QUEDA.

O problema chave na vida de Sansão era a sua sensualidade, movida por um desejo incontrolável por mulheres. A sua fraqueza por mulheres descreve a sua vida, que resulta em suas descidas.  

Sansão desceu a Timna.
Desceu Sansão a Timna; e, vendo em Timna a uma mulher das filhas dos filisteus...  (Jz.14.1). Desta vez ele pediu que os pais conseguissem esta mulher para ele, mas eles responderam: "Não há, porventura, mulher entre as filhas de teus irmãos ou entre todo o meu povo, para que vás tomar mulher dos filisteus, daqueles incircuncisos? Disse Sansão a seu pai: Toma-me esta, porque ela agrada aos meus olhos" (14:3). Deus havia mandado que Sansão iniciasse a libertação dos israelitas das mãos dos filisteus, porém ele estava apaixonando-se por mulher filistéia (13:5). Isso provocou terríveis complicações, daqui para a frente vida de Sansão é decadente e cheia de perturbações. 

Sansão desceu a Gaza.
E foi-se Sansão a Gaza, e viu ali uma mulher prostituta, e entrou a ela (Jz.16.1).

Sansão desceu ao vale de Soreque.
E depois disto, aconteceu que se afeiçoou a uma mulher do vale de Soreque, cujo nome era Dalila (Jz.16.4).
Nestes dois últimos casos, houve grandes dificuldades na vida de Sansão. Por último, ele revelou o segredo da sua força a Dalila e ela  mandou um dos filisteus cortar o seu cabelo, o que permitiu aos filisteus prendê-lo, cega-lo e faze-lo escravo (16.18-22).
  
Sansão desceu ao cárcere.
Então, os filisteus pegaram nele, e lhe arrancaram os olhos, e fizeram-no descer a Gaza, e amarraram-no com duas cadeias de bronze, e andava ele moendo no cárcere (Jz.16.21).
É triste esta tragédia, Sansão com tanto potencial, mas perdeu tudo por causa da sua infidelidade ao SENHOR. 

CONSIDEREMOS ALGUMAS LIÇÕES QUE APRENDEREMOS:

Sansão não valorizou o chamado de Deus na sua vida.

Porque eis que tu conceberás e terás um filho, sobre cuja cabeça não passará navalha; porquanto o menino será nazireu de Deus desde o ventre e ele começará a livrar a Israel da mão dos filisteus (Jz.13.5).
Ele era nazireu, consagrado desde o ventre da sua mãe, escolhido por Deus para ser o libertador de Israel, mas ele não levou a sério o seu chamado, antes, se deixou seduzir pelas mulheres. Que possamos tomar como lição, tendo cuidado para que não venhamos a cair nas mesmas contradições que caiu Sansão. Que possamos valorizar o máximo o chamado de Deus em nossa vida e nos esforçarmos para darmos o melhor para Ele.

Sansão se deixou seduzir pelo pecado da sensualidade.

Sansão deixou que seus olhos o levassem a uma paixão indevida. Ele ficou fixado pelo desejo carnal e perdeu o juízo. Ele nem conseguiu por duas vezes se controlar na presença da insistência de uma mulher pela qual ele havia ficado apaixonado (veja 14:16-17 e 16:15-17). É interessante que Sansão depois ficou cego. Jesus exortou-nos a que, de certa forma nos cegássemos: "Se o teu olho direito te faz tropeçar, arranca-o e lança-o de ti; pois te convém que se perca um dos teus membros, e não seja todo o teu corpo lançado no inferno" (Mateus 5:29). Jesus falou isso imediatamente depois de ter avisado: "Qualquer que olhar para uma mulher com intenção impura, no coração, já adulterou com ela" (Mateus 5:28). Para tirar os pensamentos sensuais da mente temos que começar a tirar os olhos das cenas indiscretas. A determinação de Jó é um bom modelo: "Fiz aliança com meus olhos; como, pois, os fixaria eu numa donzela?" (Jó 31:1). Não é possível alimentar nossa mente com lixo sensual e imaginar que depois seremos capazes de preservá-la limpa.
Em termos práticos, os cristãos têm que evitar as fontes de imagens sensuais. A internet, os filmes, os programas de televisão, as praias, dentre outros, têm que ser evitados e controlados cuidadosamente.

Sansão deixou de viver em santidade e flertou com o pecado.

Sansão viu uma mulher. 
... e disse: Vi uma mulher em Timna, das filhas dos filisteus; agora, pois, tomai-me por mulher (Jz.14.2).
Sansão viveu a sua vida de modo desregrada, ele não controlava seus impulsos sensuais, antes, dava vazão e se deixava dominar pelos desejos pecaminosos. Sansão flertava com o pecado, ou seja, ele curtia o pecado, ele admirava e namorava as coisas censuráveis, que Deus não se agradava. Por ele ter desprezado o caminho da santidade e preferido o caminho desobediência, ele pagou um preço muito alto por isso.
Que possamos tomar como lição para nossa vida, que possamos fugir do pecado e viver uma vida de obediência e santidade diante de Deus. Amém!  

CONCLUSÃO: 
A grande tragédia na vida de Sansão aconteceu quando ele revelou o segredo de Deus na sua vida. Era exatamente isso que os filisteus queriam, só assim eles poderiam derrota-lo. Com os cristãos fiéis a Deus não é diferente, o grande desejo do inimigo (Satanás), é descobrir o segredo da nossa comunhão com Deus, muitos querem saber onde consiste a nossa força e de onde ela vem. O crente tem um segredo com Deus. 
A nossa vida está escondida com Cristo em Deus (Col.3.3).
Guarda o que tens, para que ninguém tome a tua coroa (Ap.3.11).