terça-feira, 11 de abril de 2023

QUEM FOI BATE-SEBA?


A primeira menção na Bíblia a Bate-Seba está em II Samuel 11.3, e a última no evangelho de Mateus, onde ela é citada de forma indireta, Mateus 1.6. Bete-Seba foi uma das mulheres mais belas na história da Bíblia, e tornou-se uma das mais poderosas, por ter sido mulher do rei Davi e mãe de Salomão o sucessor do rei Davi.

A Bíblia relata que Davi, enquanto caminhava no terraço de seu palácio, viu uma mulher muito bonita tomando banho. Ele pediu informações e descobriu que ela era Bate-Seba, esposa de Urias. Ele a desejou e depois de ter mandado matar o seu esposo Urias, a tomou para si como esposa e a engravidou (II Sm.11.1-27).

Bate-Seba, chamada também de Bate-Sua (I Cr.1.5), era filha de Eliã (II Sm.11.3) ou Amiel (I Cr.3.5), e esposa de Urias, o heteu. Davi cometeu adultério com ela e no Salmo 51 ele confessa o seu pecado. A criança nascida do adultério morreu (II SM.12.15-19). Depois que seu marido foi morto ela casou-se com Davi e se tornou a mãe de Salomão (II SM.12.24; I Rs.1.11; 2.13). Bate-Seba teve um papel proeminente em assegurar a sucessão de Salomão ao trono (I Rs.1.11,16-21).

Bate-Seba, por ter sido a mãe de Salomão, foi citada, mesmo que de forma indireta na linhagem dos ancestrais de Jesus Cristo. Mateus ao citar a linhagem dos ancestrais paternos de Cristo, usa a expressão: Jessé gerou o rei Davi, e o rei Davi gerou a Salomão da que foi mulher de Urias (Mt.1.6).

Alguém pode questionar, como pode uma mulher ter um filho fruto de um grave adultério e mesmo assim ser citada como a mãe de um dos ancestrais de Jesus Cristo? A resposta é simples, na soberania de Deus e na forma como Ele escolhe e elege as pessoas, é algo particular dEle, e nós não devemos julgar os méritos das pessoas por Ele escolhidas. Há também outras histórias, como de Tamar que teve ralação com seu sogro e foi mãe de Perez (Mt.1.3; I Cr.2.3,4), e da prostituta Raabe que foi mãe Boaz um ancestral de Davi (Mt.1.5). Por essas e outras Paulo também não entendeu e preferiu adorar a Deus dizendo: Ó profundindade das riquezas, tanto da sabedoria, como da ciência de Deus! Quão insondáveis são os seus juízos, e quão inescrutáveis, os seus caminhos! Porque quem compreendeu o intento do Senhor? Ou quem foi seu conselheiro? Ou quem lhe deu primeiro a Ele, para que lhe seja recompensado? Porque dele, e por ele, e para ele são todas as coisas; glória, pois, a ele eternamente. Amém! (Rm.11.33-36).