sexta-feira, 28 de abril de 2023

ONDE ESTÁ A ARCA DA ALIANÇA?


Quando vocês aumentarem e se multiplicarem na sua terra naqueles dias, declara o SENHOR, não dirão mais: "A arca da aliança do SENHOR". Não pensarão mais nisso nem se lembrarão dela; não sentirão sua falta nem se fará outra arca (Jr.3.16).  

A arca da aliança, nada mais era do que uma caixa feita de madeira de acácia, revestida de ouro por dentro e por fora, com argolas de ambos os lados por onde passava duas varas. Dentro da arca continha alguns objetos sagrados: Um vaso de ouro, que continha o maná, a vara de Arão, que tinha florescido, e as duas tábuas da lei de Moisés. Sobre a arca havia dois querubins que faziam sombra no propiciatório (a tampa da arca). Isto é relatado no livro de Êxodo 25.10-22 e também pelo escritor aos hebreus (Hb.9.4,5). A arca da aliança é o maior mistério da Bíblia não desvendado.

A LENDA SOBRE A SUPOSTA ARCA DA ALIANÇA.

A Arca da Aliança é um dos maiores mistérios da humanidade, uma vez que nunca foram encontrados indícios da sua verdadeira localização. Este Baú Sagrado já foi retratado no cinema, como no filme Os Caçadores da Arca Perdida (1981), em que o arqueólogo Indiana Jones, vivido pelo ator Harrison Ford, precisa impedir que os nazistas adquiram o poder supostamente oculto no interior do baú sagrado.

A lenda envolvendo a arca e a igreja Nossa Senhora de Sião na Etiópia data dos anos 1400, final da Idade Média. A lenda dá conta de que a Arca da Aliança foi levada para a Etiópia há mais de três mil anos, após um homem chamado Menelik, que seria filho da rainha de Sabá e do rei Salomão, tê-la  roubado de Israel.

Existem diversas especulações, incluindo a que dá conta de que a igreja etíope abrigaria o baú sagrado. Será que há alguma veracidade nessa lenda?

De acordo com o portal americano Live Science, especializado em notícias científicas, existe, de fato, uma arca dentro da igreja Nossa Senhora de Sião. Guardada "a sete chaves", a sala onde se encontra o objeto não pode ser visitada. Somente algumas pessoas, que seriam as guardiãs do baú, têm acesso.

Com tanto mistério, poderia até se tratar, de fato, da Arca da Aliança citada pelo livro sagrado dos cristãos e dos judeus, mas, ainda segundo o Live Science, o que se encontra no interior da igreja etíope é apenas uma réplica do lendário e suposto receptáculo da tábua dos Dez Mandamentos.

O Live Science destaca que a "farsa" foi desvendada no período da Segunda Guerra Mundial. Tudor Partiff, professor da Universidade Internacional da Flórida, nos Estados Unidos, contou ao site que conheceu o oficial do exército britânico chamado Edward Ullendorff, que teria visto a arca dentro da igreja etíope durante a invasão do país africano pela Inglaterra, no início dos anos 1940.

O militar revelou ao acadêmico que os guardiões da arca tentaram impedi-lo de acessar o objeto sagrado, mas ele utilizou seus homens para intimidá-los e, deste modo, conseguir entrar na câmara proibida. "Ullendorff me disse que a arca da igreja não era muito diferente de outras que ele já havia visto. Não era um objeto antigo, como se tivesse sido construído há mais de três mil anos, e passava a impressão de ter sido fabricada no período da Idade Média", revela Tudor Partiff ao Live Science.

Ainda segundo o professor britânico, o oficial do exército não quis expor que se tratava de uma réplica "para não ferir os sentimentos dos etíopes". Entretanto, a história acabou vindo à tona em 1992, quando o jornal americano Los Angeles Times publicou uma entrevista com Ullendorff. Na ocasião, ele abordou sua visita à falsa Arca da Aliança da igreja Nossa Senhora de Sião.

Informações extraidas do portal Encontro.

Site: https://www.revistaencontro.com.br/canal/internacional/2019/01/a-arca-da-alianca-esta-mesmo-na-etiopia.html

O Último Relato Sobre a Arca da Aliança na Bíblia

A última referência à Arca da Aliança na Bíblia foi no reinado de Josias, descendente de Davi, que realizou uma reforma religiosa e restaurou o templo.
Josias mandou que os levitas parassem de levar a Arca de um lado para outro e a devolvessem ao templo de Salomão, onde pertencia (II Crônicas 35:3).

Cerca de 22 anos depois da morte do rei Josias, em 586 a.C. Jerusalém foi invadida por Nabucodonosor, rei da Babilônia. Ele destruiu o templo e levou seus utensílios para a Babilônia (II Crônicas 36:17-19). No entanto, a Bíblia não diz o que aconteceu com a Arca da Aliança.

A Arca foi levada para o Céu?

O texto de Apocalipse 11:19 afirma que o apóstolo João teve uma visão da Arca da Aliança nos céus: E abriu-se no céu o templo de Deus, e a arca do seu concerto foi vista no seu templo...

Deus teria levado a Arca para o céu, para confirmar o fim da "antiga" Aliança? 

A visão de João da Arca no céu também seria uma confirmação da Nova Aliança estabelecida por Jesus?

É possível, também, que Deus tenha realizado isso para evitar alguma superstição ou idolatria relacionada com a Arca da Aliança.

Independentemente de qualquer coisa, o fato de João ter visto a Arca da Aliança no céu, representa a origem divina do pacto estabelecido por Deus com seu povo. Seja na "Nova" ou na "Velha" Aliança.

Talvez, algum dia, alguém possa encontrá-la.
Existem muitas teorias sobre o que aconteceu com a Arca da Aliança, mas todas sem fundamento. A verdade é que atualmente ninguém sabe onde está a Arca da Aliança.
Entretanto, hoje a Arca não é mais necessária (Jeremias 3:16). 
Antigamente, Deus manifestava a Sua presença junto da Arca, mas hoje Ele se manifesta por Jesus.
A Arca da Aliança era apenas um símbolo daquilo que viria depois. Agora Deus está presente no coração de cada crente pelo Espírito Santo. Amém!