quinta-feira, 16 de fevereiro de 2023

DUNAMIS - O Que Significa?


Mas recebereis a virtude do Espírito Santo, que há de vir sobre vós; e ser-me-eis testemunhas tanto em Jerusalém como em toda a Judéia e Samaria e até aos confins da terra (At.1.8). ARC

Como Deus ungiu a Jesus de Nazaré com o Espírito Santo e poder, e como ele andou por toda a parte fazendo o bem e curando todos os oprimidos pelo Diabo, porque Deus estava com ele (At.10.38). NVI

O termo original para "virtude" ou "poder" é "dynamis ou dunamis", significa poder real; poder em ação. Esta expressão em Atos 1.8, é o versículo-chave do livro de Atos. 

Poder (gr. dynamis) significa mais do que força ou capacidade; este poder implica na operação Divina em ação. 

Dunamis ou dynamis na língua portuguesa dá origem as palavras: Dínamo, dinâmico e dinamite.

Dínamo - Transforma energia mecânica em energia elétrica. Também tem o significado de ser capaz, ter poder, ser forte o suficiente.

Dinâmico - Aquilo que não é enerte, que não fica parado, mas está sempre em movimento, em ação.

Dinamite - explosivo poderoso. O que em tradução livre quer dizer, "conectado com a força".

DUNAMIS é um poder explosivo do Espírito Santo que se manifesta em dons, curas, milagres, muitas conversões e um crescimento significativo na igreja. Em Atos 4.33 é relatado esta palavra: E os apóstolos davam, com "grande poder", testemunho da ressurreição do Senhor Jesus, e em todos eles havia abundante graça. "Mega Dunamis" (no grego), os apóstolos continuavam a testificar da ressureição do Senhor Jesus e grande favor (graça) estava sobre eles. É com esse poder e graça vindo do Espírito Santo, que iremos expandir o Reino de Deus através da mensagem do evangelho de Cristo. 

QUATRO MANIFESTAÇÕES "DUNAMIS" NO LIVRO DE ATOS:

1- Na Igreja Em Geral.

Mas recebereis o poder do Espírito Santo, que há de vir sobre vós; e ser-me-eis testemunhas tanto em Jerusalém como em toda a Judéia e Samaria e até aos confins da terra (At.1.8).

2- No Ministério Apostólico.

E os apóstolos davam, com "grande poder", testemunho da ressurreição do Senhor Jesus, e em todos eles havia abundante graça (At.4.33).

3- No Ministério de Jesus.

Como Deus ungiu a Jesus de Nazaré com o Espírito Santo e poder, e como ele andou por toda a parte fazendo o bem e curando todos os oprimidos pelo Diabo, porque Deus estava com ele (At.10.38). 

4- No Ministério de Estevão.

E Estevão, cheio de fé e de poder, fazia prodígios e grandes sinais entre o povo (At.6.8).

O Espírito Santo deu a Estevão poder (dunamis) para realizar prodígios e grandes sinais entre o povo.

CONDUTA DUNAMIS NO AVIVAMENTO.

Deixar o Espírito Fluir em Sinais, Maravilhas e Milagres.

Unção do Espírito deve ser uma busca constante.

Não entristecer o Espírito Santo.

Andar em santidade.

Ministrar a Palavra no poder do Espírito.

Instruir o povo a viver cheios do Espírito Santo.

Servir ao Senhor no fervor do Espírito.

A igreja primitiva recebeu o Dunamis de Deus e revolucionou a sua geração com sinais, curas, milagres e salvação de almas. Que este mesmo poder venha sobre a igreja do Senhor na época atual, que o Dunamis do Espírito venha com um grande reavivamento trazendo curas, milagres e muitas conversões de vidas para Deus. Deus quer usar o seu povo com o Dunamis do Espírito para explodir como dinamite no território de Satanás. Amém!