quinta-feira, 14 de abril de 2016

CANTANDO NA ADVERSIDADE.

Ouvi, SENHOR, a tua palavra e temi; aviva, ó SENHOR, a tua obra no meio dos anos, no meio dos anos a notifica; na ira lembra-te da misericórdia (Hc.3.2).

Cantar quando tudo vai bem é fácil, cantar quando tudo é favorável e vai de vento em poupa é maravilhoso; mas, cantar quando parece não haver mais esperança, quando as circunstâncias são desfavoráveis e percebemos que estamos perdidos, e chegamos no limite das nossas forças, e bem difícil; porém, não é impossível. Neste momento, quando tudo parece perdido, a fé fala mais alto do que os problemas e podemos cantar e dizer como disse o profeta Habacuque: Porquanto, ainda que que a figueira não floresça, nem haja fruto na vide; o produto da oliveira minta, e os campos não produzam mantimento; as ovelhas da malhada sejam arrebatadas, e nos currais não haja vacas, todavia, eu me alegrarei no SENHOR, exultarei no Deus da minha salvação. JEOVÁ, o Senhor, é minha força, e fará os meus pés como os do cervo, e me fará andar sobre as minhas alturas (Vers.17-19).

Habacuque, nome babilônico que significa abraçar ou abraço, seu ministério profético teve início pouco antes da primeira invasão de Judá por Nabucodonosor em 606 a.C. Habacuque foi um homem de fé, cheio de esperança e convicção em Deus. A profecia de Habacuque anunciava a invasão iminente dos exércitos babilônico sobre a nação de Judá.
O livro do profeta Habacuque se resume em três capítulos.
O primeiro capítulo é o capítulo dos questionamentos do profeta. Ele questiona Deus por não entender a razão de certas coisas.
Até quando, SENHOR, clamarei eu, e tu não me escutarás?
Gritarei: Violência! E não salvarás?
Por que razão me fazes ver a iniquidade e ver a vexação?
Não és tu desde sempre, ó SENHOR, meu Deus, meu Santo?
Tu é tão puro de olhos, que não podes ver o mal e a vexação não podes contemplar; por que, pois, olhas para os que procedem maldosamente e te calas quando o ímpio devora aquele que é mais justo do que ele?

O capítulo dois é o capítulo das respostas de Deus ao profeta.
Então, o SENHOR me respondeu e disse: Escreve a visão e torna-a bem legível sobre tábuas, para que a possa ler o que correndo passa. Porque a visão é ainda para o tempo determinado, e até o fim falará, e não mentirá; se tardar, espera-o, porque certamente virá, não tardará.
Eis que a sua alma se incha, não é reta nele; mas o justo, pela sua fé, viverá.

Os quatro Ais no capítulo dois:
Ai daquele que ajunta em sua casa bens mal adquiridos, para pôr o seu ninho no alto, a fim de se livrar da mão do mal! (vers.9).
Ai daquele que edifica a cidade com sangue e que funda a cidade com iniquidade! (Vers.12).
Ai daquele que dá de beber ao seu companheiro! Tu, que lhe chegas o teu odre e o embebedas, para ver a sua nudez (Vers.15).
Ai daquele que diz ao pau: Acorda! E à pedra muda: Desperta! Pode isso ensinar? Eis que está coberto de ouro e de prata, mas no meio dele não há espírito algum (Vers.19).

O capítulo três, é o capítulo da oração do profeta em forma de cântico.
Em meio as calamidades do povo e a grande decadência espiritual, Habacuque se levanta para cantar, e o seu cântico é uma oração.
Ele diz: Ouvi, SENHOR, a tua palavra e temi; aviva, ó SENHOR, a tua obra no meio dos anos, no meio dos anos a notifica; na ira lembra-te da misericórdia (Hc.3.2).

Após o profeta exaltar a soberania de Deus, e perceber a sua grandeza, ele expressa a sua fé dizendo: Porquanto, ainda que que a figueira não floresça, nem haja fruto na vide; o produto da oliveira minta, e os campos não produzam mantimento; as ovelhas da malhada sejam arrebatadas, e nos currais não haja vacas, todavia, eu me alegrarei no SENHOR, exultarei no Deus da minha salvação. JEOVÁ, o Senhor, é minha força, e fará os meus pés como os do cervo, e me fará andar sobre as minhas alturas (Vers.17-19).

CONCLUSÃO:
Muitas vezes, assim como o profeta Habacuque, não entendemos a razão de muitas coisas, e queremos questionar Deus. Todavia, quando passamos a entender a soberania de Deus, e saber que Ele tem um tempo determinado para tudo, podemos descansar e esperar Dele a providência. Deus não falha, Ele tem respostas para todos os nossos questionamentos, Ele nunca chega atrasado, Ele sabe o fim desde o princípio, nada lhe pega de surpresa. Descanse em Deus, porque os seus planos na sua vida não serão frustrados. Amém!