sexta-feira, 1 de março de 2024

A TRÍPLICE MENSAGEM DE JESUS.


E, depois que João foi entregue à prisão, veio Jesus para a Galileia, pregando o Evangelho do Reino de Deus e dizendo: O tempo está cumprido, e o Reino de Deus está próximo. Arrependei-vos e crede no Evangelho (Mc.1.14,15).

Enquanto o ministério de João Batista estava terminando, por causa da sua prisão, Jesus estava iniciando seu ministério. Jesus veio para região da Galileia pregando o evangelho do Reino de Deus e na sua mensagem ele dizia ao povo: O tempo está cumprido, e o Reino de Deus está próximo; arrependei-vos e crede no evangelho. A pregação de Jesus tem uma tríplice mensagem: (1) O tempo está cumprido. (2) O Reino de Deus está próximo. (3) Arrependei-vos e crede no evangelho. 

1- O TEMPO ESTÁ CUMPRIDO.

O tempo está cumprido, significa dizer que, Jesus chegou na plenitude dos tempos para cumprir todas as profecias que apontavam para o Messias e Redentor que havia de vir. Sobre o tempo perfeito para a chegada do Redentor, Paulo diz: Mas vindo a plenitude dos tempos, Deus enviou seu Filho, nascido de mulher, nascido sob a lei, para remir os que estavam debaixo da lei, a fim de recebermos a adoção de filhos (Gl.4.4,5). O tempo cumpriu-se plenamente na pessoa de Jesus Cristo, Ele é o real cumprimento da promessa feita no Éden a quatro mil anos (Gn.3.15).

2- O REINO DE DEUS ESTÁ PRÓXIMO.

O Reino de Deus é universal, Ele reina sobre tudo e sobre todos. O salmo 93, diz: O SENHOR reina; está vestido de majestade; o SENHOR se revestiu e cingiu de fortaleza; o mundo também está firmado e não poderá vacilar. O teu trono está firme desde então; tu és desde a eternidade (Sl.93.1,2).

Deus reinou sobre a nação de Israel por muito tempo, e a nomeou como um reino sacerdotal. E vós me  sereis reino sacerdotal e povo santo... (Ex.19.6). 

Jesus veio com o propósito de implantar o Reino de Deus, que até então só havia se manifestado de forma parcial sobre a nação de Israel. O reino de Deus só será pleno, com vinda de Jesus em glória, quando Ele estabelecer o Milênio, e Ele será Rei e Regente de todos os povos, reinos, línguas e nações.

No Antigo Testamento não houve nenhuma manifestação de espírito imundos, mesmo eles estando atuando no interior das pessoas. Observe que, no A.T. não há nenhum registro de um homem de Deus expulsando demônios das pessoas. Esta realidade só começou acontecer com a chegada do Reino de Deus. Em certa ocasião, Jesus curou um endemoninhado cego e mudo, quando o demônio foi expulso ele passou a ver e a falar. Logo os fariseus censuraram a Jesus, e atribui-lhe que Ele expulsava os demônios por Belzebu, príncipe dos demônios. Ao que Jesus lhes respondeu: Todo reino dividido contra si mesmo é devastado; e toda cidade ou casa dividida contra si mesma não subsistirá. E, se Satanás expulsa a Satanás, está dividido contra si mesmo; como subsistirá, pois, o sei reino? E, se eu expulso os demônios por Belzebu, por quem os expulsaram, então, os vossos filhos? Portanto, eles mesmos serão os vossos juízes. Mas, se eu expulso os demônios pelo Espírito de Deus, logo ´r chegado a vós o Reino de Deus (Mt.11.22-28). 

Quando Jesus foi interrogado pelos fariseus sobre quando havia de vir o Reino de Deus, Jesus lhes respondeu: O Reino de Deus não vem com aparência exterior. Nem dirão: Ei-lo aqui! Ou: Ei-lo ali! Porque o Reino de Deus está entre vós (Lc.17.20,21). 

Na época de Paulo, os cristãos ainda tinham dúvidas sobre o que seria o Reino de Deus. Então, Paulo disse: O Reino de Deus não é comida nem bebida, mas justiça, e paz, e alegria no Espírito Santo (Rm.14.17). Escrevendo aos coríntios, Paulo diz: O Reino de Deus não consiste em palavras, mas em virtude (I Co.4.20). 

A expressão, Reino de Deus, não aparece no A.T. esta expressão surge com Jesus Cristo. O Reino de Deus veio para confrontar o reino de Satanás, que até então, havia um total domínio do reino das trevas. Mas, chegando o Reino de Deus, a guerra foi travada, Jesus veio para desfazer as obras do Diabo (I Jo.3.8). 

Existem três tipos de reinos:

1- O reino dos homens.

2- O reino de Satanás.

3- O Reino de Deus.

Todo reino tem um rei, e todo o rei têm os seus súditos, para lutarem e defenderem o reino. 

Todos os que creem e aceitam a mensagem do Reino através do arrependimento, passam a fazer parte do Reino de Deus. 

O reino de Deus se manifesta todas as vezes que há salvação de almas, curas, libertações, e total manifestação do poder de Deus. 

O Reino de Deus chegou e a guerra está travada contra o reino de Satanás, agora é a vez do mais forte (Jesus Cristo) amarrar o valente (Satanás), e libertar almas das suas guaras. Tirando-as do domínio das trevas e trazendo-as para o Reino de Deus. Amém! 

3- ARREPENDEI-VOS E CREDE NO EVANGELHO.

A pregação do arrependimento sempre deve acompanhar a mensagem do evangelho. A mensagem do arrependimento foi pregada por João Batista, por Jesus Cristo, pelos apóstolos e pelos cristãos. O termo "arrependimento" no grego é "metonoeo", que significa "voltar-se ao contrário", dar uma volta completa. Tratar-se abandonar o pecado e voltar-se para Cristo. 

Arrepender-se é tomar uma decisão de abandonar totalmente o pecado e aceitar a Cristo como Salvador e Senhor da nossa vida. Consequentemente arrependimento envolve uma troca de senhores; do senhorio de Satanás para o senhorio de Cristo. Arrependimento envolve fé: "Arrependei-vos e crede no evangelho". A fé e o arrependimento que não inclui um rompimento total com o pecado, não tem efeito nenhum para salvação em Cristo. Arrepender-se e voltar-se para Cristo, é condição necessária para entrar no Reino de Deus. 

Pedro foi enfático quando disse: Arrependei-vos, pois, e convertei-vos, para que sejam apagados os vossos pecados, e venham, assim, os tempos d o refrigério pela presença do Senhor (At.3.19). Todos os que se arrependem e se convertem de coração, estão aptos para entrar no Reino de Deus. 

Arrependimento, é voltar-se para Cristo e fazer parte no Reino de Deus. Isto requer esforço e renúncia. Amém!