quinta-feira, 6 de dezembro de 2018

JONAS EM QUATRO DIMENSÕES.

E veio a palavra do SENHOR a Jonas, filho de Amitai, dizendo: Levanta-te, vai à grande cidade de Nínive e clama contra ela, porque a sua malícia subiu até mim (Jonas, 1.1,2).

Jonas que em hebraico significa pombo, ele é considerado um dos profetas menores pelo fato dos seus escritos serem de forma reduzida. Seu livro contém apenas quatro capítulos e quarenta e oito versículos. Jonas é mencionado em 2 Reis 14.25. Ele profetizou durante o reinado de Jeroboão 2, que foi o rei de Israel de 793 a 753 a.C. e provavelmente pertenceu ao grupo de profetas que fazia parte do ministério do profeta Elias. Deus ordenou a Jonas que fosse pregar em Nínive, a cidade mais importante da Assíria, que posteriormente tornou-se a capital do império Assírio. Nínive era uma cidade poderosa e perversa; ela estava situada a cerca de 800 quilômetros a nordeste de Israel, o livro do profeta Naum fornece informações detalhadas acerca dos pecados praticados pelos moradores de Nínive. Jonas foi comissionado por Deus a pregar uma mensagem de juízo aos moradores de Nínive; caso eles se arrependessem receberiam a misericórdia e o perdão de Deus. O mundo hoje é o retrato de Nínive, assim como os habitantes de Nínive precisavam dar ouvidos e obedecer a palavra de Deus, para alcançar o perdão e a misericórdia; assim também o mundo hoje precisa voltasse para Deus e obedecer a sua palavra, para receber o perdão e a misericórdia de Deus Pai, através do seu filho Jesus Cristo. 
AS QUATRO DIMENSÕES DE JONAS: 

1- JONAS FUGINDO.
E Jonas se levantou para fugir de diante da face do SENHOR para Társis ... (1.3).
A partir do momento em que Jonas decidiu desobedecer a ordem de Deus, ele começou a descer.

Jonas Descendo:

Descendo para Jope (1.3a).

Descendo para dentro do navio (1.3b).

Descendo para o porão do navio (1.5).

Descendo para o fundo do mar (1.15).

Descendo para o ventre do peixa (1.17).

A descida por desobediência nunca é boa; quem desce diante de Deus se humilhando será por Deus exaltado. Mas quem desce por desobediência será punido por Deus.

2- JONAS CLAMANDO.
E orou Jonas ao SENHOR, seu Deus, das entranhas do peixe. E disse: Na minha angústia, clamei ao SENHOR, e ele me respondeu; do ventre do inferno gritei, e tu ouviste a minha voz (2.1,2).

3- JONAS OBEDECENDO.
E veio a palavra do SENHOR segunda vez a Jonas, dizendo: Levanta-te, e vai à grande cidade de Nínive, e prega contra ela a pregação que eu te disse. E levantou-se Jonas e foi a Nínive, segundo a palavra do SENHOR; era pois, Nínive uma grande cidade de três dias de caminho (3.1-3).

4- JONAS APRENDENDO.
O capítulo quatro nos fala sobre o descontentamento de Jonas e a resposta do SENHOR. Jonas é o tipo de crente que reclama de tudo e questiona Deus para não obedecer. Mas Jonas precisava aprender algumas lições.

Jonas precisava aprender que a ordem do SENHOR é para ser cumprida e não questionada.
Jonas precisava aprender que é melhor obedecer do que querer entender Deus.

Jonas precisava aprender que as misericórdias do SENHOR, não tem fim.

Jonas precisava aprender que o perdão de Deus é universal e alcança todos os povos.

* Curiosidade: O livro de Jonas começa com uma ordem e termina com uma interrogação.