quarta-feira, 9 de dezembro de 2020

ONDE ESTÁ O DEUS DE ELIAS?

Depois pegou o manto de Elias, que tinha caído, e voltou para a margem do Jordão. Então bateu nas águas do rio com o manto e perguntou: "Onde está agora o SENHOR, o Deus de Elias? Tendo batido nas águas, elas se dividiram e ele atravessou (II Rs.2.13,14).

Eliseu foi o discípulo mais próximo de Elias, ele teve o privilégio de participar do ministério profético de Elias e testemunhar alguns milagres realizados por Elias. Quando Elias e Eliseu partiram para sua última viagem juntos, Elias fez três tentativas de persuadir Eliseu a não acompanhá-lo (2.1,2,4,6). Porém, Eliseu se recusou a deixá-lo e, nas três ocasiões, fez um juramento. Depois da terceira tentativa, Elias não tentou mais impedir Eliseu de acompanhá-lo. Como um servo fiel ao seu senhor, Eliseu ficou ao lado de Elias até o último instante. Por fim, depois de Elias abrir o rio Jordão e ambos atravessarem, Elias oferece a Eliseu a última oportunidade de lhe pedir algo: Pede-me o que queres que eu te faça, antes que seja tomado de ti (2.9). Eliseu pediu uma herança espiritual, ele pediu porção dobrada do Espírito que estava sobre Elias. Elias disse: "Seu pedido é difícil; mas, se você me vir quando eu for separado de ti, receberá. De repente, enquanto caminhavam e conversavam, apareceram carros e cavalos de fogo e Elias foi levado aos céus num redemoinho. Eliseu viu e clamou, em seguida pegou a capa de Elias que havia caído, e voltou para a margem do Jordão. Pegou a capa e bateu com ela nas águas e perguntou: "Onde está o SENHOR, o Deus de Elias"? Em resposta, as águas se dividiram e ele atravessou. 

"Onde Está o Deus de Elias"? 

Essa foi a pergunta de Eliseu após a subida de Elias ao céu. Eliseu estava diante do rio Jordão que há pouco tempo havia sido aberto pelo poder de Deus através de Elias. Eliseu se viu em aperto diante do rio Jordão, ele precisava fazer o caminho de volta, e os cinquenta discípulos dos profetas estavam ao longe o observando. O texto sagrado diz: Depois Eliseu pegou o manto de Elias, que tinha caído, e voltou para a margem do Jordão. Então bateu nas águas do rio com o manto e perguntou: "Onde está agora o SENHOR, o Deus de Elias? Tendo batido nas águas, elas se dividiram e ele atravessou (II Rs.2.13,14). A resposta foi imediata, Deus abriu o Jordão mais uma vez, confirmando o seu chamado para profeta, como sucessor de Elias.

Esta pergunta também é uma reivindicação de um legado deixado por Elias. Geralmente, um homem de Deus deixa uma marca, a sua vida de comunhão com Deus, as proezas, os feitos, as respostas das orações e os milagres operados, marcam a vida e o ministério de um homem de Deus. 

Onde está o Deus de Elias? Em outras palavras Eliseu também estava querendo dizer: Onde está o Deus que opera milagres? Onde está o Deus que faz proezas? Onde está o Deus da provisão? O Deus de Elias é o mesmo. O Deus de Paulo, de Pedro e João é o mesmo. Todavia, nos falta a mesma intensidade da unção que estava sobre eles. Hoje estamos vendo muitos teólogos frios, sem a graça de Deus e sem o fogo do Espírito. Muitos cristãos também se tornaram crentes nominais, mecânicos, frios e desprovidos do fogo do Espírito na vida. Que o Deus de Elias encontre lugar em nossas vidas; que o poder do Espírito Santo se manifeste na vida do povo de Deus; que nossos cultos sejam marcados pelo poder de Deus e não por enganação e emoção humana. O Deus de Elias é o mesmo, nós é que mudamos. Jesus Cristo é o mesmo ontem, e hoje, e eternamente (Hb.13.8). Amém! 

O rio Jordão foi aberto pelo poder de Deus por três vezes:

- Com Josué, confirmando a sua chamada como sucessor de Moisés (Js.3.7-17).

- Com Elias, confirmando o fim do seu ministério (II Rs.2.7,8).

- Com Eliseu, confirmando a sua chamada como sucessor de Elias (II Rs.2.13,14).

Eliseu serviu a Elias e perseverou em segui-lo até o fim. Quem persevera até o fim desfruta das bênçãos e privilégios dados por Deus. Amém!