segunda-feira, 16 de janeiro de 2023

DEUS DENTRO DO BARRO.

 

E formou o SENHOR Deus o homem do pó da terra e soprou em seus narizes o fôlego da vida; e o homem foi feito alma vivente (Gn.2.7).

Temos, porém, esse tesouro em vasos de barro, para que a excelência do poder seja de Deus e não de nós (II Co.4.7).

Tanto o homem quanto a mulher foram criados por Deus, formados do pó da terra, foi uma criação especial de Deus, não foi um produto da evolução como muitos acreditam. Deus projetou o ser humano como um ser trino e uno (corpo, alma e espírito), que possui mente, emoção e vontade. Deus soprou nas narinas do homem de barro o fôlego da vida, que até então estava sem vida, estático, inerte, sem ação nem reação, e este passou a ter vida. O homem foi feito de forma especial, diferente de todas as outras criaturas. O homem e a mulher, igualmente, foram criados à "imagem" e "semelhança" de Deus. À base dessa imagem, é que podiam comunicar-se diretamente com Deus, ter comunhão com Ele e viver em amor, santidade e glória. Eles tinham semelhança moral com Deus, pois não tinham pecado, eram santos, tinham sabedoria e o poder de decisão para fazer o que era certo. Quando Adão e Eva pecaram, sua semelhança moral com Deus foi desvirtuada, maculada pelo pecado. Adão e Eva também possuiam semelhança natural com Deus no que diz respeito aos seus dotes pessoais tendo espírito, mente, emoções, autoconsciência e livre arbítrio. Em certo sentido, a constituição física do homem retrata a imagem de Deus, o que não ocorre no reino animal. Deus pôs nos seres humanos a imagem pela qual Ele apareceria visivelmente à humanidade através da forma que seu Filho veio ao mundo (Lc.1.52; Fp.2.7; Hb.10.5). O fato de seres humanos terem sido feitos à imagem de Deus não significa que são divinos. Foram criados segundo uma ordem inferior e dependentes de Deus (Sl.8.4,5). Todavia, dentro do ser humano existe o sopro de Deus, que uma vez tendo Deus soprado o espírito de vida nas narinas de Adão, este passou para todos os homens. 

O TERMO "EMANUEL".

A palavra "Emanuel" aparece apenas três vezes no texto sagrado: (Is.7.14; 8.8; Mt.1.23).

Expressão que significa "Deus conosco", ou seja, Deus no meio do povo. Esta realidade se cumpriu na íntegra com a vinda de Jesus, o Emanuel (Mt.1.23). 

Deus saiu do meio do povo e veio para dentro do seu povo (os crentes da Nova Aliança), através do Espírito Santo que nos foi dado, no qual fomos selados, e este é o Penhor da nossa herança (Ef.1.13,14). O Espírito Santo foi derramado dentro do crente. A palavra profética já dizia: E há de ser que, depois, derramarei o meu Espírito... (Jl.2.28). E porei dentro de vós o meu Espírito... (Ez.36.27). E porei em vós o meu Espírito, e vivereis... (Ez.37.14). Passados alguns séculos, o apóstolo Paulo conclui dizendo: Temos, porém, esse tesouro em vasos de barro, para que a excelência do poder seja de Deus e não de nós (II Co.4.7). Geralmente, na lógica humana coloca-se um tesouro em fortaleza, em algum recipiente forte e seguro. Deus inverte a lógica humana e coloca o seu grande Tesouro, o Espírito Santo, dentro de algo frágil, um vaso de barro, o homem. Para que ninguém se glorie, porque o conteúdo e mais valioso e importante do que o envelope. O homem, vaso de barro, é apenas o envelope. Mas Deus está dentro do barro. Amém!