sexta-feira, 1 de maio de 2020

SETE TIPOS DE CAPAS.

Partiu, pois, Elias dali e achou a Eliseu, filho de Safate, que andava lavrando com doze juntas de bois adiante dele; e ele estava com a duodécima. Elias passou por ele e lançou a sua capa sobre ele (I Rs.19.19).

O povo judeu geralmente usavam uma capa, conhecida também como manto ou túnica. A capa era usada sobre suas vestimentas, em nosso tempo, a capa é comparada ao sobretudo ou paletó. Mas a capa não era simplesmente para a beleza, para o Judeu ela tinha um grande significado. A capa simbolizava a situação da pessoa perante a sociedade. As pessoas de classe alta usavam capas de linho fino. A capa que um rei ou príncipe usavam, geralmente era de púrpura e isto mostrava para todos que ele era rei ou príncipe. Todos conheciam um sacerdote quando ele andava pelas ruas de Jerusalém, e isso se dava pela capa que ele usava. A bíblia faz menção de algumas capas que eram usadas. As capas na Bíblia tem para nós grandes ensinamentos.

1- A CAPA DA CONFIANÇA.
Sobre José.

2- A CAPA DA HUMILHAÇÃO.
Sobre o cego de Jericó.

3- A CAPA DE SACERDOTE.
Sobre Arão e seus filhos.

4- A CAPA DE PROFETA.
Sobre Elias e os demais profetas.

5- A CAPA DA PORÇÃO DOBRADA.
Sobre Eliseu.
Também levantou a capa de Elias, que lhe caíra; e voltou-se e parou à borda do Jordão. E tomou a capa de Elias, que lhe caíra, e feriu as águas, e disse: Onde está o SENHOR, Deus de Elias? Então, feriu as águas, e se dividiram elas para uma e outra banda; e Eliseu passou (II Rs.2.13,14).

6- A CAPA REAL.
Sobre Jesus.
Tendo, pois, os soldados crucificado a Jesus, tomaram as suas vestes e fizeram quatro partes, para cada soldado uma parte, e também a túnica. A túnica, porém, tecida toda de alto a baixo, não tinha costura (Jo.19.23).

7- A CAPA MINISTERIAL.
Sobre Paulo.
Quando vieres, traze a capa que deixei em Trôade, em casa de Carpo, e os livros, principalmente os pergaminhos (II Tm.4.13).

CONCLUSÃO:
Que a "CAPA" da santidade, da verdade e da justiça seja o nosso adorno em nossa vida diária. Que sejamos vocacionados e capacitados por Deus, afim de vivermos revestidos com poder do Espírito Santo. Que as CAPAS da malícia, da hipocrisia e da injustiça caiam por terra, e o nome do Senhor JESUS seja glorificado através das nossas vidas. Amém!