sábado, 21 de maio de 2022

Guiados Pelo Espírito.


Então, foi conduzido Jesus pelo Espírito ao deserto, para ser tentado pelo diabo (Mt.4.1).

E Jesus, cheio do Espírito Santo, voltou do Jordão e foi levado pelo Espírito ao deserto (Lc.4.1).

E logo o Espírito o impeliu para o deserto (Mc.1.12).

Os evangelho sinóticos afirmam que, após Jesus ter sido batizado por João Batista no rio Jordão, Ele foi conduzido pelo Espírito Santo ao deserto. Jesus viveu na plenitude do Espírito e foi totalmente dirigido pelo Espírito durante todo o seu ministério. Jesus foi o homem mais ungido que viveu nesta terra. O escritor Lucas nos informa sobre a unção de Jesus em Atos 10.38, onde está escrito: Deus ungiu a Jesus de Nazaré com o Espírito Santo e com virtude; o qual andou fazendo o bem e curando a todos os oprimidos do diabo, porque Deus era com Ele. Jesus prometeu aos seus discípulos que o "Guia" chamado Paracleto Divino, o Espírito Santo viria para os consolar, instruir e dirigir. E eu rogarei ao Pai, e ele vos dará outro consolador, para que fique convosco para sempre (Jo.14.16). Mas, quando vier aquele Espírito da verdade, ele vos guiará em toda a verdade... (Jo.16.13). 

A IGREJA SENDO DIRIGIDA PELO ESPÍRITO SANTO. 

Na igreja que estava em Antioquia havia alguns profetas e doutores, a saber: Barnabé, e Simão, chamado Níger, e Lúcio, cireneu, e Manaém, que fora criado com Herodes, o tetrarca, e Saulo. E, servindo eles ao Senhor e jejuando, disse o Espírito Santo: Apartai-me a Barnabé e a Saulo para a obra a que os tenho chamado (At.13.1,2). 

O ESPÍRITO ORIENTANDO FILIPE - O EVANGELISTA.

E disse o Espírito a Filipe: Chega-te e ajunta-te a esse carro (At.8.29).

O ESPÍRITO DIRIGINDO A PEDRO.

E disse-me o Espírito que fosse com eles, nada duvidando... (At.11.12).

O ESPÍRITO ORIENTANDO A PAULO.

E, passando pela Frígia e pela província da Galácia, foram impedidos pelo Espírito Santo de anunciar a palavra na Ásia. E, quando chagaram a Mísia, intentavam ir para Bitínia, mas o Espírito de Jesus não lho permitiu (At.16.6,7).

O ESPÍRITO SANTO ALERTANDO A PAULO.

E, achando discípulos, ficamos ali sete dias; e eles, pelo Espírito, diziam a Paulo que não subisse a Jerusalém (At.21.4).

O ESPÍRITO SANTO REVELANDO A PAULO.

E, agora, eis que, ligado pelo espírito, vou para Jerusalém, não sabendo o que lá me há de acontecer, senão o que o Espírito Santo, de cidade em cidade, me revela, dizendo que me esperam prisões e tribulações (At.20.22,23).

A igreja do primeiro século era totalmente dirigida pelo Espírito Santo, na primeira assembleia toda decisão foi tomada com a aprovação do Espírito Santo: Na verdade, pareceu bem ao Espírito Santo e a nós não vos impor mais encargo algum, senão estas coisas necessárias... (At.15.28).

Quando o Espírito Santo nos dirigi, orienta e nos ensina, tudo dar certo. Porém, para que isto aconteça é necessário que busquemos a sua direção e sejamos submisso ao Espírito. Amém!