domingo, 21 de julho de 2019

O PERFIL DA MULHER DE DEUS.

Recomendo-vos, pois, Febe, nossa irmã, a qual serve na igreja que está em Cencréia, para que a recebais no Senhor, como convém aos santos, e a ajudeis em qualquer coisa que de vós necessitar; porque tem hospedado a muitos, como também a mim mesmo (Rm.16.1,2).

Como bom pastor, Paulo se preocupa com os cristãos na igreja em Roma e até conhece alguns pelo nome. A extensa lista de pessoas a quem Paulo dirige suas saudações, torna a carta bastante pessoal e amigável. O apóstolo começa recomendando Febe, irmão no Senhor (16.1). Ela servia à igreja de Cencréia, região próxima de Corinto (At.18.18). Além de ter ajudado muitos cristãos, ajudou também a Paulo (16.2). As credenciais de Febe, provavelmente indicam uma pessoa influente e que ocupava algum cargo na igreja, possivelmente como diaconisa.
É importante observar que as mulheres faziam parte da liderança da igreja na época de Paulo. Neste capítulo, Paulo menciona várias delas: Febe (16.1,2). Priscila (16.3). Maria (16.6). Júnia (16.7). Trifena e Trifosa (16.12). Pérside (16.12). A mãe de Rufo (16.13) e Júlia (16.15). A maioria dessas mulheres estavam envolvidas em importantes ministérios da igreja, e, longe de censurá-las por isso. Paulo também faz referência a algumas mulheres da igreja em Filipos: Rogo a Evódia e rogo a Síntique que sintam o mesmo no Senhor. E peço-te também a ti, meu verdadeiro companheiro, que ajudes essas mulheres que trabalharam comigo no evangelho, e com Clemente, e com os outros cooperadores, cujos nomes estão no livro da vida (Fp.4.2,3). Todas essas mulheres que serviram a Deus na época de Paulo são dignas da nossa admiração e respeito.

QUALIDADES DAS MULHERES DE DEUS:

Raquel - Virtude de fazer o bem e amar.

Joquebede - Sabedoria, sacrifício e renuncia.

Débora - Solidariedade, coragem e estímulo.

Rute - Dedicação, perseverança e coragem.

Ana - Perseverança, fé e gratidão.

Abigail - Sábia, prudente e pacificadora. 

Ester - Humilde, altruísta e dependente de Deus.

Maria - Pura, humilde e bem-aventurada.

Isabel - Capaz de regozijar-se com o bem alheio.

Marta - Disposição para o trabalho.

Maria - Anseio espiritual, amor a palavra.

Dorcas - Carismática. A costureira que foi útil aos necessitados.

Lídia - Empreendedora. A hospedeira que exercitou a sua fé.

Eunice e Lóide - Educadoras. Ensinou a palavra de Deus aos seus filhos. 

A mulher samaritana - Missionária que correu para anunciar a salvação.

Febe - A diaconisa. Trabalhadora, prestativa e servidora na obra de Deus.

CONCLUSÃO:
Todas essas mulheres serviram a Deus em épocas diferentes, elas deixaram suas marcas na história e servem de referencial e exemplos a serem seguidos.