quinta-feira, 28 de dezembro de 2023

JESUS, O NOME ACIMA DE TODO O NOME.



De sorte que haja em vós o mesmo sentimento que houve também em Cristo Jesus, que sendo em forma de Deus, não teve por usurpação ser igual a Deus. Mas aniquilou-se a si mesmo, tomando a forma de servo, fazendo-se semelhante aos homens; e, achado na forma de homem, humilhou-se a si mesmo, sendo obediente até à morte e morte de cruz. Pelo que também Deus o exaltou soberanamente e lhe deu um nome que é sobre todo o nome, para que ao nome de Jesus se dobre todo joelho dos que estão nos céus, e na terra, e debaixo da terra, e toda língua confesse que Jesus Cristo é o Senhor, para glória de Deus Pai (Fp.2.5-11).

HAJA EM VÓS O MESMO SENTIMENTO QUE HOUVE EM CRISTO JESUS.

Paulo enfatiza que os seguidores de Cristo devem viver de forma semelhante a Cristo, tendo o mesmo sentimento. Cristo teve sentimento de humildade, obediência e submissão ao Pai.

SENDO EM FORMA DE DEUS NÃO CONSIDEROU SER IGUAL A DEUS.

Jesus sempre foi Deus pela sua própria natureza e igual ao Pai. No entanto, Ele abriu mão dos seus direitos e privilégios para viver como servo, e na forma humana se humilhou até a morte e morte de cruz. Ele se humilhou para nos exaltar junto a Ele. Enquanto Jesus, tendo direito não reivindicou ser igual a Deus, os homens querem ser Deus, sendo pobres mortais.

ANIQUILOU-SE A SI MESMO.

Aniquilou-se no grego, diz literalmente que Ele "esvaziou-se". Este termo "esvaziou-se" implica em dizer que Ele deixou de lado sua glória, sua posição, suas riquezas, seus direitos, suas prerrogativas divinas e desceu ao nível humano, tornou-se semelhante aos homens, e em forma de homem, tornou-se servo e humilhou-se a si mesmo. Ele desceu até nós, para nos fazer subir até Ele.

PELO QUE TAMBÉM DEUS O EXALTOU.

Primeiro Jesus desceu e se humilhou, para depois subir e ser exaltado por Deus. Deus exaltou Jesus como Soberano e Senhor de todos, lhe dando um nome que está acima de todo nome. Para que ao nome de Jesus se dobre todo joelho, nos céus, na terra e debaixo da terra, e toda língua confesse que Jesus Cristo é o Senhor, para a glória de Deus Pai. Aleluia! 

No nome JESUS, podemos declara que Ele é:

JUSTO.

Meus filhinhos, estas coisas vos escrevo para que não pequeis; e, se alguém pecar, temos um Advogado para com o Pai, Jesus Cristo, o Justo (I Jo.2.1).

ETERNO.

Antes que os montes nascessem, ou que tu formasse a terra e o mundo, sim, de eternidade a eternidade, tu és Deus (Sl.90.2).

Disse-lhes Jesus: Em verdade, em verdade vos digo que, antes que Abraão existisse, eu sou (Jo.8.58).

SOBERANO.

Pelo que também Deus o exaltou soberanamente e lhe deu um nome que é sobre todo o nome (Fp.2.9).

Graça e paz da parte daquele que é, que era e que há vir, dos sete espíritos que estão diante do seu trono, e de Jesus Cristo, que é a Testemunha Fiel, o Primogênito dentre os mortos e o Soberano dos reis da terra (Ap.1.4,5).

UNIGÊNITO.

No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus. E o Verbo se fez carne, e habitou entre nós, e vimos a sua glória, como a glória do unigênito do Pai, cheio de graça e de verdade (Jo.1.1,14).

Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna (Jo.3.16).

SALVADOR.

E dará à luz um filho e chamarás o seu nome Jesus; porque Ele salvará o seu povo dos seus pecados (Mt.1.21).

E em nenhum outro há salvação, porque também debaixo do céu nenhum outro nome há, dado entre os homens, pelo qual devamos ser salvos (At.4.12).

O profeta Isaías, conhecido como o profeta Messiânico, porque foi o que mais profetizou sobre a vinda do Messias, em uma das suas profecias cerca de 700 anos a.C. ele disse: Porque um menino nos nasceu, um filho se nos deu; e o principado está sobre os seus ombros; e o seu nome será Maravilhoso, Conselheiro, Deus Forte, Pai da Eternidade, Príncipe da Paz (Is.9.6).

MARAVILHOSO.

E o Anjo do SENHOR lhe disse: Porque perguntas assim pelo meu nome, visto que é maravilhoso? (Jz.13.18).

Jesus Cristo, em tudo Ele foi Maravilhoso: (1) O seu nascimento foi de modo único e maravilhoso. (2) Como Messias a sua missão foi uma maravilha sobrenatural. (3) Seu ministério foi maravilhoso através das suas obras e milagres. (4) Seu caráter foi maravilhoso (na sua boca nunca ouve engano, ele nunca pecou). (5) A sua ressurreição foi maravilhosa. (6) A sua volta será maravilhosa, quando Ele vir arrebatar a sua igreja.

CONSELHEIRO.

Como Messias Ele foi a personificação da perfeita sabedoria e o único que tem as palavras da vida eterna. Como Conselheiro, Ele revelou o plano perfeito da salvação para humanidade.

Na profecia de Isaías no capítulo 11.2 diz: E repousará sobre Ele (1) o Espírito do SENHOR. (2) o Espírito de Sabedoria (3) o Espírito de Inteligência (4) o Espírito de Conselho (5) o Espírito de Fortaleza (6) o Espírito de Conhecimento (7) o Espírito de Temor do SENHOR.

DEUS FORTE.

Como Deus Forte, toda a plenitude da deidade estaria nele em forma corpórea. Paulo diz: O qual é a imagem do Deus invisível, o primogênito de toda a criação. Porque nele habita corporalmente toda a plenitude da divindade (Cl.1.15; 2.9).

PAI DA ETERNIDADE.

Como Pai da Eternidade, significa dizer que, Ele é antes da Eternidade, ou seja, Ele criou a Eternidade, sendo Ele Eterno antes da Eternidade. Moisés nos esclarece melhor quando diz: Antes que os montes nascessem, ou que tu formasses a terra e o mundo, sim, de eternidade a eternidade, tu és Deus (Sl.90.2).

PRÍNCIPE DA PAZ. 

Como Príncipe da Paz, Ele disse: Deixo-vos a paz, a minha paz vos dou; não vo-la dou como o mundo a dá. Não se turbe o vosso coração, nem se atemorize (Jo.14.27).

A paz é o que o homem menos tem, é o que a humanidade mais precisa. Esta paz não é simplesmente a ausência de guerra, mas é uma paz interior que tem a sua origem em Deus. Esta paz que Jesus nos oferece não é uma paz passageira promovida pelas drogas, pelas bebidas alcóolicas ou pelo cigarro; mas é uma paz permanente que vem de dentro para fora, uma paz que mesmo que as circunstâncias sejam desfavoráveis, o verdadeiro cristão pode desfrutar da mesma. Esta paz, disse Paulo, ela excede todo entendimento (Fp.4.7). Está paz é única e só pode ser encontrada em Jesus Cristo, o Príncipe da Paz. Amém!