quarta-feira, 12 de janeiro de 2022

PREGADORES REVOLUCIONÁRIOS.

 

Estes que têm alvoroçado o mundo chegaram também aqui (At.17.6b). ARC

Esses homens, que têm causado alvoroço por todo o mundo, agora chegaram aqui (At.17.6b). NVI 

Estes que têm causado alvoroço em todo o mundo, agora chegaram também aqui (At.17.6b). BKJ

Paulo e Silas chegaram a cidade de Tessalônica e pregaram com poder a Palavra de Deus por três sábados seguidos numa Sinagoga judaica. Como resultado, o texto diz que alguns judeus creram e se uniram a Paulo e Silas, bem como uma multidão de gregos piedosos e diversas mulheres da alta sociedade local. * Tessalônica foi a primeira cidade onde o Evangelho foi aceito por pessoas de alta classe social.

O escritor Lucas nos informa que, os líderes judeus vendo que muitos se convertiam a Cristo pela pregação de Paulo e Silas, sentiram forte inveja e reuniram alguns homens perversos que agitaram a população, e iniciaram um tumulto na cidade (v.5). 

Fica subtendido no texto, que Paulo e Silas quando ficaram sabendo deste tumulto  esconderam-se na casa de Jasom, onde estavam hospedados. Quando eles souberam que Paulo se encontrava em casa de Jasom, que tinha ligações de parentesco com Paulo (Rm.16.21), invadiram a casa de Jasom, em busca de Paulo e Silas, com o objetivo de arrastá-los para o meio da multidão. 

Lucas termina a narrativa deste episódio dizendo: Todavia, não os encontrando, agarraram Jasom e alguns outros irmãos e os entregaram aos governantes da cidade, exclamando: "Estes homens que têm alvoroçado o mundo chegaram também aqui". Todos eles estão agindo contra os decretos de César, proclamando que existe um outro rei, chamado Jesus! Ao ouvir tal denúncia, toda a multidão e os governantes da cidade ficaram agitados. Apesar disso, libertaram Jasom e os irmãos, após o pagamento da fiança estipulada (v.6-9).

Este episódio nos mostra que quando a Palavra de Deus é proclamada há um mover no mundo espiritual e o reino das trevas se levanta para tentar parar o progresso do Reino de Deus. Todavia, não podemos deixar de proclamar a Palavra de Deus, porque onde a Palavra de Deus não é pregada Satanás toma conta do território. Tal como Paulo e Silas que foram rotulados pelos inimigos da obra como homens que causaram alvoroço em todo o mundo (por causa da pregação da Palavra de Deus), que sejam também os pregadores da atualidade. A pergunta é: Onde estão os verdadeiros pregadores da Palavra que estão incendiando e revolucionando o mundo com o poder da pregação do Evangelho? Que o mesmo entusiasmo, poder e ousadia do Espírito Santo, esteja sobre a igreja do Senhor e sobre os pregadores deste presente século. Amém!