domingo, 10 de março de 2019

QUEM FOI O JOVEM QUE CORREU DESPIDO?

Logo em seguida, todos fugiram e o abandonaram. Certo jovem, vestindo apenas um lençol de linho, estava seguindo Jesus, quando também tentaram prendê-lo. Mas ele, largando o lençol fugiu desnudo (Marcos, 14.50-52).

Jesus chamou a atenção dos guardas, para o fato de que suas armas eram desnecessárias, pois Ele não estava liderando uma rebelião (14.48). Ele não resistiria à prisão, pois esse evento havia sido preordenado (14.49). Ao observar Jesus permitindo que o prendesse, os discípulos se viraram e fugiram (14.50). Este abandono Jesus havia predito em 14.27 quando disse aos discípulos: Todos vós esta noite vos escandalizareis em mim, porque escrito está: Ferirei o pastor, e as ovelhas se dispersarão.
A prisão foi seguida por um incidente relatado apenas no evangelho de Marcos. Isso tem levado muitos estudiosos da Bíblia a assumir que o jovem, coberto unicamente com um lençol de linho, deve ter sido o próprio Marcos. Marcos, também conhecido por João Marcos no livro de Atos, morava com sua mãe, que tinha sua residência em Jerusalém (Atos, 12.12; 15.37). Segundo a tradição, a casa da mãe de Marcos teria sido o local onde foi celebrada a última ceia. Judas foi o primeiro a sair do local da celebração para em seguida trair Jesus. Pouco depois, Jesus vai com seus discípulos ao Getsêmani. É provável, que os soldados foram até a casa de Maria, mãe de Marcos, a procura de Jesus, que já não se encontrava lá. Seria perfeitamente possível que Marcos tivesse corrido até o Getsêmani para avisar a Jesus acerca da sua prisão. Como o evento ocorreu a noite, subtende-se que Marcos já estava vestido com o seu lençol de linho, pronto para dormir. Na pressa, na ânsia de correr para ainda em tempo avisar a Jesus e aos discípulos, ele correu com o traje que estava. Quando ele chega no local do jardim do Getsêmani, se depara com os soldados prendendo a Jesus e os discípulos se dispersando; vendo esta cena, ele corre para não ser preso e para facilitar a sua fuga, ele larga o lençol e foge despido.