segunda-feira, 17 de março de 2014

SÍMBOLOS DO ESPÍRITO SANTO.




 Os estudiosos da Bíblia Sagrada dividem os fatos a respeito da doutrina do Espírito Santo em dois períodos que são chamados de pré-pentecostes e pós-pentecostes. No primeiro, o Espírito Santo pré-existia como terceira pessoa da Trindade, Gn.1.2. Ele descia sobre os homens temporariamente, a fim de capacitá-los para algum serviço especial e deixava-os assim que a tarefa fosse cumprida. O segundo período teve início com a descida do Espírito Santo no dia de pentecostes (Atos. 2.2)

O Espírito Santo se manifesta de várias formas, Ele aparece no texto sagrado desde Gênesis até Apocalipse agindo de maneira multiforme. O termo Espírito Santo aparece apenas três vezes no Antigo Testamento: Salmos, 51.11, e Isaías, 63.10,11. No evangelho de João o Espírito Santo recebe outros nomes, Ele é chamado por Jesus de: Espírito da Verdade (Jo.14.17-Jo.15.26); e Paracleto (Jo.14.26-Jo.15.26).

Existem na bíblia muitos símbolos que identificam a pessoa do Espírito Santo, estes símbolos são formas representativas que expressam as ações do Espírito Santo. Entre muitos símbolos descritos na bíblia, iremos destacar apenas sete.

1. VENTO.
 

Como vento Ele é:

VIVIFICADOR.
E formou o SENHOR Deus o homem do pó da terra e soprou em seus narizes o fôlego da vida; e o homem foi feito alma vivente. Gn.2.7.
Disse-lhes, pois, Jesus outra vez: Paz seja convosco! Assim como o Pai me enviou, também eu vos envio a vós. E, havendo dito isso, assoprou sobre eles e disse-lhes: Recebei o Espírito Santo. Jo.20.21,22. 

INDEPENDENTE.
O vento assopra onde quer, e ouves a sua voz, mas não sabes donde vem, nem para onde vai; assim é todo aquele que é nascido do Espírito. Jo.3.8.

PODEROSO.
De repente, veio do céu um som, como de um vento veemente e impetuoso, e encheu toda a casa em que estavam assentados. At.2.2.

2. ÁGUA.
 

Como água Ele promove:

ALEGRIA.
Há um rio cujas correntes alegram a cidade de Deus, o santuário das moradas do Altíssimo. Sl.46.4.
E os discípulos estavam cheios de alegria e do Espírito Santo. At.13.52.

VIDA.
Se alguém tem sede, que venha a mim e beba. Quem crê em mim, como diz a Escritura, rios de água viva correrão do seu ventre. E isso disse ele do Espírito, que haviam de receber os que nele crescem. Jo.7. 37-39.

DESSEDENTA.
Porque derramarei água sobre o sedento e rios, sobre a terra seca; derramarei o meu Espírito sobre a tua posteridade e a minha bênção, sobre os teus descendentes. Is.44.3.

3. FOGO.
 

Como fogo Ele é:

PURIFICADOR.
Então João esclareceu a todos: “Eu, de fato, vos batizo com água”. Entretanto, chegará alguém mais poderoso do que eu, tanto que não sou digno sequer de desamarrar as correias das suas sandálias. Ele sim, vos batizará com o Espírito Santo e com fogo (Lucas, 3.16).

PERPETUO.
O fogo arderá continuamente sobre o altar; não se apagará. Lv.6.13.

PODEROSO.
Porque o nosso Deus é um fogo consumidor. Hb.12.29.

4. AZEITE.
 

Como azeite Ele é:

CONSAGRADOR.
E tomarás o azeite da unção e o derramarás sobre a sua cabeça; assim, o ungirás. Ex.29.7.

CONSOLADOR.
Tu amas a justiça e aborreces a impiedade; por isso, Deus, o teu Deus, te ungiu com óleo de alegria, mais do que a teus companheiros. Sl.45.7.

CURADOR.
Está alguém entre vós doente? Chame os presbíteros da igreja, e orem sobre ele, ungindo com azeite em nome do Senhor; e a oração da fé salvará o doente, e o levantará; e, se houver cometido pecados, ser-lhe-ão perdoados. Tg.5.14,15.

5. CHUVA.
 

Como chuva Ele é:

DERRAMADO ABUNDANTEMENTE.
Convertei-vos pela minha repreensão; eis que abundantemente derramarei sobre vós meu espírito e vos farei saber as minhas palavras. Pv.1.23.

DERRAMADO SOBRE TODOS.
E há de ser que, depois, derramarei o meu Espírito sobre toda a carne, e vossos filhos e vossas filhas profetizarão, os vossos velhos terão sonhos, os vossos jovens terão visões. E também sobre os servos e sobre as servas, naqueles dias, derramarei o meu Espírito. Joel. 2.28,29.

DERRAMADO PARA DAR VIDA.
Até que se derrame sobre nós o Espírito lá do alto; então, o deserto se tornará em campo fértil, e o campo fértil será reputado por um bosque. Is.32.15.

6. SELO.
 

Como selo Ele promove ações que nos dá garantia, autentica, e nos protege.

GARANTE.
Fostes selados com o Espírito Santo da promessa; o qual é o penhor da nossa herança, para redenção da possessão de Deus, para louvor da sua glória. Ef.1.13,14.

AUTENTICA.
Mas o que nos confirma convosco em Cristo e o que nos ungiu é Deus, o qual também nos selou e deu o penhor do Espírito em nossos corações. 2Co.1.21,22.

PROTEGE.
Vindo o inimigo como uma corrente de águas, o Espírito do SENHOR arvorará contra ele a sua bandeira. Is.59.19.

7. POMBA.
 
E, sendo Jesus batizado, saiu logo da água, e eis que se lhes abriram os céus, e viu o Espírito de Deus descendo como pomba e vindo sobre ele. Mateus. 3.16. Como pomba Ele nos fala de:

SIMPLICIDADE.
Eis que vos envio como ovelhas ao meio de lobos; portanto, sede prudentes como as serpentes e simplices como as pombas. Mt.10.16.

MANSIDÃO.
Mas o fruto do Espírito é: Amor, gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão, temperança. Gálatas, 5.22.

LIBERDADE.
Pelo que disse: Ah! Quem me dera asas como de pombas! Voaria e estaria em descanso. Sl.55.6.
Ora, o Senhor é Espírito; e onde está o Espírito do Senhor, aí há liberdade. IICo.3.17.