domingo, 24 de abril de 2022

SALMOS 139 - Atributos Exclusivos De DEUS


Este salmo é um dos mais notáveis dos hinos sacros do saltério de Israel, nele Davi exalta o Deus que tudo ver, que tudo sabe e tudo pode. A Bíblia não procura comprovar que Deus existe, todavia ela declara a sua existência e apresenta seus atributos. Muitos desses atributos são exclusivos dEle, estes são chamados pelos teólogos de incomunicáveis; outros são chamados comunicáveis, pelo fato de existirem em parte no ser humano, por ele ter sido criado à imagem de Deus. 

ATRIBUTOS EXCLUSIVO DE DEUS.

Deus é Onisciente.

Isto é, Ele sabe todas as coisas em detalhes (Sl.139.1-6). Ele conhece, não apenas nossos procedimentos, mas também nossos próprios pensamentos (I Sm.16.7; I Rs.8.39; Sl.44.21; Jr.17.10). Dentro da onisciência de Deus também está a sua presciência. Quando a Bíblia fala da presciência de Deus significa que Ele conhece com precisão a condição de todas as coisas e de todos os acontecimentos do passado do presente e do futuro, ou predestinados (Is.42.9; At.2.23; I Pe.1.2; I Sm.23.10-13; Jr.38.17-20). A presciência de Deus não é determinismo, ou algo inalterável. Deus é plenamente soberano para tomar decisões e alterar seus propósitos no tempo e na história, segundo a sua própria vontade e sabedoria. Noutras palavras, Deus não é limitado à sua própria presciência, Ele altera os acontecimentos quando quer (Nm.14.11-20; II Rs.20.1-7). Amém! 

Deus é Onipresente.

Isto significa dizer que Ele está presente em todos os lugares a um só tempo. O salmista afirma que, não importa para onde formos, Deus está ali (Sl.139.7-12). Um dos nomes de Deus que afirma a sua onipresença, é JEOVÁ-Shamáh (Ez.48.35). Deus está em todos os lugares e observa tudo quanto fazemos (Jr.23.23,24; At.17.27,28). Noutras palavras, não há como alguém se esconder da presença de Deus. 

Deus é Onipotente.

Isto implica em dizer que Ele é o Todo-poderoso e detém a autoridade total sobre todas as coisas e sobre todas as criaturas. Esta verdade está explícita em várias partes das Escrituras (Sl.139.13-18; 147.13-18; Jr.32.17,18; Mt.19.26; Lc.1.37). Um dos nomes de Deus que lhe credita total poder é El-Shaddai, que significa Deus Todo-poderoso (Gn.17.1). Isto não significa dizer que Deus empregue o seu poder e autoridade em todos os momentos. Mas Ele próprio se limita em agir no tempo certo e oportuno de cada situação. 

Os homens detêm certos poderes que lhes são delegados, esses poderes são temporários e transferíveis. Deus é o único que tem o poder absoluto e eterno. Davi diz: "Uma coisa disse Deus, duas vezes a ouvi; que o poder pertence a Deus (Sl.62.11).

Deus é Transcendente e Imanente.

A transcendência de Deus significa dizer que Ele é diferente e independente da sua criação (Êx.24.9-18; Is.6.1-3; 40.12-26; 55.8,9). Seu ser e sua existência são infinitamente maiores e mais elevados do que a ordem por Ele criada (I Rs.8.27; Is.66.1,2; At.17.24,25). Ele subsiste de modo absolutamente perfeito e puro, muito além daquilo que Ele criou. Ele é elevado e existe à parte da criação (I Tm.6.16). A transcendência de Deus não significa que Ele não possa estar presente na sua criação, nem entre o seu povo. Deus é transcendente e ao mesmo tempo imanente, ou seja, Ele está separado da sua criação e ao mesmo tempo Ele está presente lhe sustentando e provendo todas as coisas. Em síntese, Deus está no céu, mas a sua presença está em todos os lugares.  

Deus é Eterno.

Ele não tem começo nem terá fim. De eternidade à eternidade Ele é Deus (Sl.90.1,2; 102.12). Nunca houve nem haverá um tempo, nem no passado nem no futuro, em que Deus não existisse, Ele sempre existiu e existirá para sempre. Deus é atemporal, porque Ele não está limitado pelo tempo, muito pelo contrário, Ele é o Senhor do tempo, pois Ele é o criador do tempo (Sl.90.4; II Pe.3.8). Ele é o Eterno "EU SOU" (Êx.3.14; Jo.8.58). 

Deus é Imutável.

Ele é inalterável nos seus atributos, nas suas perfeições e nos seus planos para a raça humana (Nm.23.19; Sl.102.25-27; Ml.3.6; Hb.1.11,12; Tg.1.17). Isso não significa, que Deus nunca altere seus propósitos temporários ante o proceder humano. Ele pode, por exemplo, alterar suas decisões de castigo por causa do arrependimento sincero dos pecadores (Jn.3.6-10). Em vários casos a Bíblia nos fala de Deus mudando uma decisão como resultado das orações perseverantes dos justos (Nm.14.1-20; II Rs.20.2-6; Is.38.2-6). Porém, as suas Alianças e Promessas são inalteráveis.

DEUS QUE TUDO SABE.

SENHOR, tu me sondas e me conheces. Sabes quando me sento e quando me levanto; de longe percebes os meus pensamentos.

Sabes muito bem quando trabalho e quando descanso; todos os meus caminhos são bem conhecidos por ti. Antes mesmo que a palavra me chegue à língua, tu já a conheces inteiramente, SENHOR.

Tu me cercas, por trás e pela frente, e pões a tua mão sobre mim. Tal conhecimento é maravilhoso demais e está além do meu alcance; é tão elevado que não o posso atingir (1-6).

DEUS QUE ESTÁ PRESENTE EM TODOS OS LUGARES.

Para onde poderia eu escapar do teu Espírito? Para onde poderia fugir da tua presença? Se eu subir aos céus, lá estás; se eu fizer a minha cama no Sheol, também lá estás. 

Se eu subir com as asas da alvorada e morar na extremidade do mar, mesmo ali a tua mão direita me guiará e me susterá.

Mesmo que eu diga que as trevas me encobrirão, e que a luz se tornará noite ao meu redor, verei que nem as trevas são escuras para ti. A noite brilhará como o dia, pois para ti as trevas são luz (7-12).

DEUS EL-SHADAI, O CRIADOR.

Tu criaste o íntimo do meu ser e me teceste no ventre de minha mãe. Eu te louvo porque me fizeste de modo especial e admirável. Tuas obras são maravilhosas! Digo isso com convicção.

Meus ossos não estavam escondidos de ti quando em secreto fui formado e entretecido como nas profundezas da terra. Os teus olhos viram o meu embrião; todos os dias determinados para mim foram escritos no teu livro antes de qualquer deles existir. 

Como são preciosos para mim os teus pensamentos, ó Deus! Como é grande a soma deles! Se eu os contasse, seriam mais do que os grãos de areia. Se terminasse de contá-los, eu ainda estaria contigo (13-18).

OS ÍMPIOS SÃO OPOSITORES DO SENHOR.

Quem dera matasses os ímpios, ó Deus! Afastem-se de mim os assassinos! Porque falam de ti com maldade; em vão rebelam-se contra ti. Acaso não odeio os que te odeiam, SENHOR? E não detesto os que se revoltam contra ti? Tenho por eles ódio implacável! Considero-os inimigos meus! (19-22).

DEUS NOS CONHECE POR COMPLETO.

Sonda-me, ó Deus, e conhece o meu coração; prova-me, e conhece as minhas inquietações. Vê se em minha conduta algo te ofende, e dirige-me pelo caminho eterno (23,24). 

Há um memorial diante de Deus onde estão registradas todas as nossas palavras, atos e pensamentos, estão tudo gravados na mente de Deus. Isto gera reverência, inspira confiança e produz temor.  

Finalmente, este salmo nos revela as limitações e fragilidades do homem diante da grande magnitude de um Deus que tudo sabe, tudo ver e tudo pode. Amém! 

* Conteúdo sobre Atributos Exclusivos de Deus foram copiado da Bíblia de Estudo Pentecostal, pg.915. Obs. difere um pouco devido alguns acréscimos feitos pelo autor deste Blog.