sábado, 10 de novembro de 2018

O COMBATE DA FÉ.

Amados, procurando eu escrever-vos com toda a diligência acerca da comum salvação, tive por necessidade escrever-vos e exortar-vos a batalhar pela fé que uma vez foi dada aos santos (Judas. 3).

Judas, irmão do Senhor, em sua breve epistola universal, que contém apenas 25 versículos, deixa claro que o seu propósito é exortar os cristãos a batalhar pela fé que foi dada aos santos (a igreja do Senhor). Viver e andar no caminho da fé nunca foi fácil. Os cristãos do primeiro século, enfrentaram muitas perseguições e sofreram oposições por parte de falsos mestres. Judas também diz que procurou escrever com toda a diligência acerca da comum salvação. O termo, comum salvação ou salvação comum, significa dizer que, a salvação não é exclusividade para um grupo de pessoas, mas é para todos; porém, nem todos irão aceitar o plano da salvação.
Quando nós aceitamos o plano da salvação na pessoa do Senhor Jesus Cristo, e passamos a viver pela fé, a partir desde momento nós declaramos guerra contra Satanás e o pecado; esta guerra é constante, não há tréguas. O combate da fé se constitui uma luta agressiva contra os falsos ensinos que contradizem os princípios da fé cristã, uma batalha constante contra o mundo ímpio e incrédulo, contra o pecado e contra Satanás e seus demônios.

PAULO, UM HERÓI NO COMBATE DA FÉ.

As últimas palavras de um guerreiro, um combatente da fé.
Disse Paulo a Timóteo, seu filho na fé:
Este mandamento te dou, meu filho Timóteo, que, segundo as profecias que houve acerca de ti, milites por elas boa milícia, conservando a fé e a boa consciência, rejeitando a qual alguns fizeram naufrágio na fé (I Tm.1.18,19).

Mas tu, ó homem de Deus, foge destas coisas e segue a justiça, a piedade, a fé, a caridade, a paciência, a mansidão.
Milita a boa milícia da fé, toma posse da vida eterna, para a qual também foste chamado, tendo já feito boa confissão diante de muitas testemunhas (I Tm.6.11,12).

Por cuja causa padeço também isto, mas não me envergonho, porque eu sei em quem tenho crido e estou certo e que é poderoso para guardar o meu depósito até aquele Dia. Conserva o modelo das palavras que de mim tens ouvido, na fé e na caridade que há em Cristo Jesus. Guarda o bom depósito pelo Espírito Santo que habita em nós (II Tm.1.12-14).

Sofre, pois, comigo, as aflições, como bom soldado de Jesus Cristo.
Ninguém que milita se embaraça com negócio desta vida, a fim de agradar àquele que o alistou para a guerra. E, se alguém também milita,  não é coroado se não militar legitimamente (II Tm.2.3-5).

E também todos os que piamente querem viver em Cristo Jesus padecerão perseguições. Mas os homens maus e enganadores irão de mal para pior, enganando e sendo enganados.
Tu, porém, permanece naquilo que aprendeste e de que foste inteirado, sabendo de quem o tens aprendido (II Tm.3.12-14).

Procura apresentar-te a Deus aprovado, como obreiro que não tem de que se envergonhar, que maneja bem a palavra da verdade (II Tm.2.15).

Conjuro-te, pois, diante de Deus e do Senhor Jesus Cristo, que há de julgar os vivos e os mortos, na sua vinda e no seu Reino, que pregues a palavra, instes a tempo e fora de tempo, redarguas, repreendas, exortes, com toda a longanimidade e doutrina. Porque virá tempo em que não sofrerão a sã doutrina; mas, tendo comichão nos ouvidos, amontoarão para si doutores conforme as suas próprias concupiscências; e desviarão os ouvidos da verdade, voltando às fábulas.
Mas tu sê sóbrio em tudo, sofre as aflições, faze a obra de um evangelista, cumpre o teu ministério.
Porque eu já estou sendo oferecido por aspersão de sacrifício, e o tempo da minha partida está próximo. Combati o bom combate, acabei a carreira, guardei a fé. Desde agora, a coroa da justiça me está guardada, a qual o Senhor, justo juiz, me dará naquele Dia; e não somente a mim, mas também a todos os que amarem a sua vinda (II Tm.4.1-8).

Conclusão:
O bom combate da fé que teve início com o autor e consumador da fé, o Senhor Jesus Cristo, ainda hoje continua através dos servos do Senhor, que fazem parte do Reino de Deus.
Paulo partiu para está com o Senhor, mas passou o bastão da fé para Timóteo. A era dos apóstolos passou, e no decorrer dos séculos muitos guerreiros combatentes da fé, foram mortos e sacrificados por amor ao Evangelho. Hoje, na atualidade, a batalha continua, a fileira dos combatentes da fé não acabou, estamos envolvidos nesta peleja e devemos lutar até o fim. No final seremos coroados por Jesus Cristo, nosso Senhor e Salvador. Amém!