domingo, 14 de março de 2021

Encontrando JESUS no Antigo Testamento.

E Ele lhes disse: Ó néscios e tardos de coração para crer tudo o que os profetas disseram! Porventura, não convinha que o Cristo padecesse essas coisas e entrasse na sua glória? E, começando por Moisés e por todos os profetas, explicava-lhes o que dele se achava em todas as Escrituras (Lc.24.25-27).

Jesus é o grande protagonista de todas as Escrituras Sagradas. Ele estar no princípio, no meio e no fim da História. Ele é antes de todas as coisas e todas as coisas existem por causa dele. O ápice ou o desfecho final de toda a profecia Bíblica se cumpri em Cristo. Quando Jesus ressuscitou, Ele explicou para dois dos seus discípulos o que constava a respeito dele em todas as Escrituras: E, começando por Moisés e por todos os profetas, explicava-lhes o que dele se achava em todas as Escrituras (Lc.24.27). Em outra aparição aos discípulos, Ele disse: São estas as palavras que vos disse estando ainda convosco: Convinha que se cumprisse tudo o que de mim estava escrito na Lei de Moisés, e nos Profetas, e nos Salmos (Lc.24.44). Paulo nos diz que, todas as promessas de Deus tem nele o "sim", e por Ele o Amém, para glória de Deus, por nós (II Co.1.20). Todas as Promessas de Deus no Antigo Testamento estavam focadas no Cristo que havia de vir. Em uma síntese citaremos algumas destas profecias e promessas que se cumpriram em Jesus Cristo. 

Em GÊNESIS 3.15 Encontramos JESUS como o Descendente da mulher que pisou a cabeça da serpente.

Porei inimizade entre você e a mulher, entre a sua descendência e o descendente dela; este lhe ferirá a cabeça e você lhe ferirá o calcanhar (Gn.3.15).

Em GÊNESIS 49.10 Encontramos JESUS como Siló.

O cetro não se arredará de Judá, nem o legislador dentre seus pés, até que venha Siló; e a Ele se congregarão os povos (Gn.49.10).

E disse-lhe: Vai, lava-te no tanque de Siloé (que significa o Enviado). Foi, pois, e lavou-se, e voltou vendo (Jo.9.7).

Em ÊXODO 12 Encontramos JESUS como Cordeiro Pascoal.

O cordeiro, ou o cabrito será sem mácula ... (Ex.12.5).

... Escolhei, e tomai vós cordeiros para vossas famílias, e sacrificai a páscoa (Ex.12.21).

... Porque Cristo, nossa páscoa, foi sacrificado por nós (I Co.5.7).

Em LEVÍTICO 16 Encontramos JESUS como Sumo Sacerdote (Lv.16.11-34).

Mas, vindo Cristo, o Sumo Sacerdote dos bens futuros, por um maior e mais perfeito tabernáculo, não feito por mãos, isto é, não desta criação, nem por sangue de bodes e bezerros, mas por seu próprio sangue, entrou uma vez no santuário, havendo efetuado uma eterna salvação (Hb.9.11,12).

Em NÚMEROS 20 Encontramos JESUS como a Rocha Ferida (Nm.20.7-13).

... e beberam todos de uma mesma bebida espiritual, porque bebiam da pedra espiritual que os seguia; e a pedra era Cristo (I Co.10.4).

Em NÚMEROS 24.17 Encontramos JESUS como a Estrela de Jacó que destruirá os inimigos do povo de Deus.

Eu o vejo, mas não agora; eu o avisto, mas não de perto. Uma estrela surgirá de Jacó; um cetro se levantará de Israel. Ele esmagará as frontes de Moabe e o crânio de todos os descendentes de Sete (Nm.24.17).

Em DEUTERONÔMIO 18 Encontramos JESUS como o Profeta semelhante a Moisés (Dt.18.15,18,19).

Porque Moisés disse: O Senhor, vosso Deus, levantará dentre vossos irmãos um profeta semelhante a mim; a ele ouvireis em tudo quanto vos disser (At.3.22).

Este é aquele Moisés que disse aos filhos de Israel: O Senhor, vosso Deus, vos levantará dentre vossos irmãos um profeta como eu; a ele ouvireis (At.7.37).

Em JOSUÉ 5 Encontramos JESUS como Príncipe do exército do SENHOR (Js.5.13-15).

E mataste o Príncipe da vida, ao qual Deus ressuscitou dos mortos, do que nós somos testemunhas (At.3.15). 

Em JUÍZES 13 Encontramos JESUS como Maravilhoso. 

E disse Manoá ao Anjo do SENHOR: Qual é o teu nome? Para que, quando se cumprir a tua palavra, te honremos. E o Anjo do SENHOR lhe disse: Por que perguntas assim pelo meu nome, visto que é Maravilhoso (Jz.13.17,18).

Em RUTE 3.12 Encontramos JESUS como Remidor.

Porém, agora, é muito verdade que eu sou remidor, mas ainda há outro remidor mais chegado do que eu (Rt.3.12).

... o qual se deu a si mesmo por nós, para nos remir de toda iniquidade e purificar para si um povo seu especial, zeloso de boas obras (Tt.2.14).

Em II SAMUEL 7.12,13 Encontramos JESUS como o Descendente de Davi que reinará para sempre.

Quando a sua vida chegar ao fim e você descansar com os seus antepassados, escolherei um dos seus filhos para o sucedê-lo, um fruto do seu próprio corpo, e eu estabelecerei o reino dele. Será ele quem construirá um templo em honra ao meu nome, e eu firmarei o reino dele para sempre (II Sm.7.12,13).

Em JÓ 19.25 Encontramos JESUS como o Redentor que se levantará sobre a terra.

Eu sei que o meu Redentor vive, e que no fim se levantará sobre a terra (Jó.19.25).

Em SALMOS 2 Encontramos JESUS como o Ungido, o Filho de Deus a quem o Pai dará as nações como herança e Ele as governará com vara de ferro.

Em SALMOS 110.4-7 Encontramos JESUS como o Sacerdote da ordem de Melquisedeque que governará sobre seus inimigos.

O SENHOR jurou e não se arrependerá: Tu és sacerdote para sempre, segundo a ordem de Melquisedeque. O SENHOR está à tua direita; Ele esmagará reis no dia da sua ira. Julgará as nações, amontoando os mortos e esmagando governantes em toda a extensão da terra. No caminho beberá de um ribeiro, e então erguerá a cabeça (Sl.110.4-7).

Em PROVÉRBIOS 8.12-36 Encontramos JESUS como a Sabedoria Eterna.

Amo os que me amam, e quem me procura me encontra. Comigo estão riquezas e honra, prosperidade e justiça duradouras. Meu fruto é melhor do que o ouro, do que o ouro puro; o que ofereço é superior à prata escolhida (Pv.8.17-19).

Em ISAÍAS 7.14 Encontramos JESUS como Emanuel, o Deus conosco.

Portanto, o mesmo SENHOR vos dará um sinal: Eis que uma virgem conceberá, e dará à luz um filho, e será o seu nome Emanuel (Is.7.14).

Em ISAÍAS 9.6 Encontramos JESUS como o Governante dos povos cujo nome tem quatro títulos: Maravilhoso Conselheiro, Deus Forte, Pai da Eternidade, Príncipe da Paz.

Porque um menino nos nasceu, um filho se nos deu; e o principado está sobre os seus ombros; e o seu nome será Maravilhoso Conselheiro, Deus Forte, Pai da Eternidade, Príncipe da Paz (Is.9.6).

Em ISAÍAS 11.1,2 Encontramos JESUS como o Rebento do tronco de Jessé de onde frutificará um renovo.

Porque brotará um rebento do tronco de Jessé, e das suas raízes um renovo frutificará. E repousará sobre Ele o Espírito do SENHOR, e o Espírito de sabedoria e de inteligência, e o Espírito de conselho e de fortaleza, e o Espírito de conhecimento e de temor do SENHOR (Is.11.1,2).

Em ISAÍAS 22.20-22 Encontramos JESUS como aquele que tem a chave da casa de Davi, que abre e ninguém fecha, e fecha e ninguém abre.

E porei a chave da casa de Davi sobre o seu ombro, e abrirá, e ninguém fechará, e fechará, e ninguém abrirá (Is.22.22).

E ao anjo da igreja que está em Filadélfia escreve: Isto diz o que é santo, o que é verdadeiro, o que tem a chave de Davi, o que abre, e ninguém fecha, e fecha, e ninguém abre (Ap.3.7).

Em ISAÍAS 32.1,2 Encontramos JESUS como o Rei de Justiça.

Reinará um rei com justiça, e dominarão os príncipes segundo o juízo. E será aquele varão como um esconderijo contra o vento, e como um refúgio contra a tempestade, e como ribeiros de águas em lugares secos, e como a sombra de uma grande rocha em terra sedenta (Is.32.1,2).

Em ISAÍAS 42.1 Encontramos JESUS como o Servo do SENHOR.

Eis aqui o meu servo, a quem sustenho, o meu Eleito, em quem se compraz a minha alma; pus o meu Espírito sobre Ele; juízo produzirá entre os gentios (Is.42.1).

Em ISAÍAS 52.13-15; 53.1-12 Encontramos JESUS como Servo Sofredor.

Eis que o meu servo operará com prudência; será engrandecido, e elevado, e mui sublime. Como pasmaram muitos à vista dele, pois a sua aparência estava tão desfigurada, mais do que o de outro qualquer, e a sua figura, mais do que a dos outros filhos dos homens (Is.52.13,14).

Porque foi subindo como renovo perante ele e como raiz de uma terra seca; não tinha parecer nem formosura; e, olhando nós para ele, nenhuma beleza víamos, para que o desejássemos. Era desprezado e o mais indigno entre os homens, homem de dores, experimentado nos trabalhos e, como um de quem os homens escondiam o rosto, era desprezado, e não fizemos dele caso algum (Is.53.2,3).

Em JEREMIAS 32.14,15 Encontramos JESUS como o Renovo de justiça.

Eis que vem dias diz o SENHOR, em que cumprirei a palavra boa que falei à casa de Israel e à casa de Judá. Naqueles dias e naquele tempo, farei que brote a Davi um Renovo de justiça, e Ele fará juízo e justiça na terra (Jr.33.14,15).

Em EZEQUIEL Encontramos JESUS como Filho do Homem, expressão que aparece 91 vezes no livro do profeta Ezequiel.

Em DANIEL 2.34,35 Encontramos JESUS como a Pedra que foi cortada sem auxílio de mão, que destruirá todos os reinos e dominará sobre todos.

Estava vendo isso, quando uma pedra foi cortada, sem mão, a qual feriu a estátua, nos pés de ferro e de barro e os esmiuçou. Então, foi juntamente esmiuçado o ferro, o barro, o cobre, a prata e o ouro, os quais se fizeram como o pó da debulha do trigo na eira durante o verão. O vento os levou sem deixar vestígio. Mas a pedra que atingiu a estátua tornou-se uma montanha e encheu a terra toda (Dn.2.34,35).

Em DANIEL 7.13,14 Encontramos JESUS como o Filho do Homem que recebeu o Reino das mãos de Deus.

Em minha visão à noite, vi alguém semelhante a um filho de homem, vindo com as nuvens dos céus. Ele se aproximou do ancião e foi conduzido à sua presença. Ele recebeu autoridade, glória e o Reino; todos os povos, nações e homens de todas as línguas o adoraram. Seu domínio é um domínio eterno que não acabará, e seu Reino jamais será destruído (Dn.7.13,14).

Em MIQUÉIAS 5.2 Encontramos JESUS como o rei que nasceu em Belém, mas que existe desde os tempos da eternidade.

E tu, Belém Efrata, posto que pequena entre milhares de Judá, de ti me sairá o que será governante em Israel, cujas origens são desde os dias da eternidade (Mq.5.2).

Em AGEU 2.6,7 Encontramos JESUS como o Desejado de todas as nações que virá em glória.

Porque assim diz o SENHOR dos Exércitos: Ainda uma vez, daqui a pouco, e farei tremer os céus, e a terra, e o mar, e a terra seca; e farei tremer todas as nações, e virá o Desejado de todas as nações, então encherei esta casa de glória, diz o SENHOR dos Exércitos (Ag.2.6,7).

Em ZACARIAS 9.9 Encontramos JESUS como rei humilde que entraria em Jerusalém montado em um jumentinho.

Alegre-se muito, cidade de Sião! Exulte, Jerusalém! Eis que o seu rei vem a ti, justo e vitorioso, humilde e montado num jumento, um jumentinho, cria de jumenta (Mq.9.9).

Em MALAQUIAS 4.2 Encontramos JESUS como o Sol da Justiça que trará salvação nas suas asas e alegria ao povo de Deus que teme ao SENHOR.

Mas para vós que temeis o meu nome nascerá o Sol da justiça e salvação trará debaixo das suas asas; e saireis e crescereis como os bezerros do cevadouro (Ml.4.2).

Todo o sistema sacrificial do Antigo Testamento apontava para Cristo. Ele é o Anjo do SENHOR que aparece nas páginas do Antigo Testamento. Ele é a Rocha que foi ferida e jorrou água. Ele é o Maná que desceu do céu. Ele é a coluna de nuvem que acompanhava os filhos de Israel. Ele é o Cordeiro Perfeito sacrificado na Páscoa. Ele é o Messias prometido, o Senhor e Salvador da humanidade. Ele é o Noivo que vai voltar para levar a sua igreja para a grande Festa das Bodas do Cordeiro. Amém!

Louvado seja o nome de JESUS por toda a sua grandeza, poder e glória. Aleluia!