sexta-feira, 1 de novembro de 2013

VIVENDO PELA FÉ.

Porque ainda um poucochinho de tempo, e o que há de vir virá e não tardará. Mas o justo viverá da fé; e, se ele recuar, a minha alma não tem prazer nele (Hebreus, 10.37,38).

Viver pela fé é ter coragem para enfrentar os desafios da vida. A fé é o combustível espiritual da vida do crente, sem fé é impossível agradar a Deus (Hb.11.6). Sem fé não teremos o favor de Deus, sem fé a nossa vida fica medíocre, sem fé a vida perde o sentido, sem fé não alcançaremos a vitória. Podemos chegar a perder tudo nesta vida, mas se não perdermos a fé, ainda nos resta uma grande esperança e seremos capazes de dá a volta por cima e reconquistar tudo de novo e muito mais. A fé nos proporciona confiança, forças, esperança e a certeza de uma vida vitoriosa. Quem vive pela fé e da fé, não fica decepcionado, não vive frustrado e não fica a deriva (sem rumo e sem direção). Disse Jesus: Se tu podes crer; tudo é possível ao que crê (Marcos, 9.23). Viver pela fé deve ser um princípio de vida adotado por todos que se dispõe a viver na direção e dependência de Deus.

CINCO QUALIDADES QUE IDENTIFICAM UMA PESSOA QUE VIVE PELA FÉ.

1. ANDA POR FÉ.

Porque andamos por fé e não por vista (II Co.5.7).
A exemplo do nosso pai na fé Abraão, devemos andar pela fé. Diz a palavra de Deus que Abraão obedecendo a ordem de Deus, sai da sua terra, do meio dos seus parentes e da casa do seu pai, para ir à uma terra que Deus iria lhe mostrar. Está escrito: Pela fé, Abraão, sendo chamado, obedeceu, indo para um lugar que havia de receber por herança; e saiu, sem saber para onde ia (Hebreus, 11.8). Quem anda por vista só vê a vantagem, e pensa que vai se dá bem, mas muitas vezes está fora da vontade de Deus. Ló, o sobrinho de Abraão, andava por vista, e escolheu as verdejantes campinas do Jordão, próximo a Sodoma; essa escolha feita por vista lhe trouxe grandes prejuízos e péssimas consequências (Gênesis, 13.7-13). Andar por fé é andar debaixo da vontade de Deus.  

2. FALA PALAVRAS DE FÉ.

Andarei perante a face do SENHOR, na terra dos viventes. Cri; por isso, falei; estive muito aflito (Salmos, 116.9,10). Quem vive pela fé, fala as palavras da fé. Mesmo estando em situações difíceis e adversas mas sempre acreditando e falando a palavra da fé, Deus honrará. Porque Deus honra a fé daqueles que lhe honra. Quando estar faltando tudo, quando as portas estão fechadas e as coisas não dão certo; chegamos a pensar: É o fim, porém a fé fala mais alto que todos os problemas, e podemos dizer como disse nosso pai Abraão: Deus proverá! JEOVÁ Jireh, Ele é a nossa provisão, ele prover todas as coisas. Amém!

3. VÊ O INVISÍVEL.

Pela fé, Moisés, sendo já grande, recusou ser chamado filho da filha de Faraó, escolhendo, antes, ser maltratado com o povo de Deus do que por, um pouco de tempo, ter o gozo do pecado; tendo, por maiores riquezas, o vitupério de Cristo, do que os tesouros do Egito; porque tinha em vista a recompensa. Pela fé, deixou o Egito, não temendo a ira do rei; porque ficou firme, como vendo o invisível (Hebreus, 11.24-27).
Tudo que é concreto, que é visível, que é palpável e que material não é de fé. A fé não está baseada naquilo que se ver, e sim naquilo que não vemos. Está escrito: Ora, a fé é a certeza de que havemos de receber o que esperamos, e a prova daquilo que não podemos ver (Hebreus, 11.1). Paulo escrevendo aos romanos disse: Porque em esperança, somos salvos. Ora, a esperança que se vê não é esperança; porque o que alguém vê, como o esperará? Mas, se esperarmos o que não vemos, com paciência o esperamos (Romanos, 8.24,25). Pela fé visualize a sua vitória, Deus está trabalhando a seu favor (Isaías, 64.4). Amém!

4. ACREDITA NO IMPOSSÍVEL.

Portanto, é pela fé, para que seja segundo a graça, a fim de que a promessa seja firme a toda a posteridade, não somente à que é da lei, mas também à que é da fé de Abraão, o qual é pai de todos nós. Como está escrito: Por pai de muitas nações te constituí, perante aquele no qual creu, a saber, Deus, o qual vivifica os mortos e chama as coisas que não são como se já fossem. O qual, em esperança, creu contra a esperança que seria feito pai de muitas nações, conforme o que lhe fora dito: Assim será a tua descendência. E não enfraqueceu na fé, nem atentou para o seu próprio corpo já amortecido (pois era já de quase cem anos), nem tampouco para o amortecimento do ventre de Sara. E não duvidou da promessa de Deus por incredulidade, mas foi fortificado na fé, dando glória a Deus; e estando certíssimo de que o que ele tinha prometido também era poderoso para o fazer (Romanos, 4.16-21).
Na ótica humana era impossível Abraão e sua esposa Sara, gerar filhos, visto que eles estavam com suas idades bastante avançada. A medicina moderna mesmo com todos os avanços de conhecimento e técnica para fertilização humana, acha impraticável e impossível um casal com quase cem anos gerar filhos. Mas para Deus, nada é impossível (Lucas, 1.37). É questão de fé, acreditar naquilo que é possível não é fé, fé é acreditar no impossível. O Deus do impossível fará milagres na vida daqueles que acreditam no impossível. Amém!

5. DESCANSA NAS PROMESSAS DE DEUS. 

Retenhamos firmes a confissão da nossa esperança, porque fiel é o que prometeu. Porque necessitais de paciência, para que, depois de haverdes feito a vontade de Deus, possais alcançar a promessa (Hebreus, 10.23,36).
Descansar nas promessas de Deus, é fica firme e esperar com paciência o cumprimento da promessa. Assim como Jacó colocou uma pedra como sua cabeceira e dormiu, e sonhou com uma escada que ligava a terra aos céus, e os anjos de Deus, subiam e desciam; assim devemos pegar as promessas de Deus, fazer um travesseiro, descansar nelas e ter visões de Deus (Gênesis, 28.10-17). Aquele que crê, não se apresse. Está escrito: Portanto, assim diz o SENHOR JEOVÁ: Eis que eu assentei em Sião uma pedra, uma pedra já provada, pedra preciosa de esquina, que está bem firme e fundada; aquele que crer não se apresse (Isaías, 28.16). Porque desde a antiguidade não se ouviu, nem com os ouvidos se percebeu, nem com os olhos se viu um Deus além de ti, que trabalhe para aquele que nele espera (Isaías, 64.4). Deus não chega atrasado nem adiantado, ele chega na hora certa, no momento oportuno, e cumpri com a sua palavra. Quem vive pela fé, descansa e confia na palavra de Deus.

Conclusão:
Mesmo convivendo com um mundo cheio de pessoas céticas e materialistas, é possível viver pela fé. Muitos começaram e não chegaram ao fim, no dito popular, muitos já chutaram o balde, jogaram a toalha e se tornaram pessoas frias em relação a fé. Todavia, devemos tomar por exemplo o apóstolo Paulo, que disse: Combati o bom combate, acabei a carreira, guardei a fé (II Tm.4.7). Se você perdeu tudo nesta vida, menos a fé, então você não perdeu nada. Porque a fé é a chave que abre todas as portas. O mais importante nesta vida não é guardar dinheiro e acumular riquezas, o mais importante é guardar a fé. Pense nisso.