sábado, 2 de janeiro de 2021

A Restauração Começa Por Dentro.


Quando chegou o sétimo mês e os israelitas já estavam em suas cidades, o povo se reuniu como um só homem em Jerusalém. Então Jesua, filho de Jozadaque, e seus colegas, os sacerdotes, e Zorobabel, filho de Sealtiel, e seus companheiros começaram a construir o altar do Deus de Israel para nele sacrificarem holocaustos, conforme o que está escrito na Lei de Moisés, homem de Deus. A partir do primeiro dia do sétimo mês começaram a oferecer holocausto ao SENHOR, embora ainda não tivessem sido lançados os alicerces do templo do SENHOR (Esdras, 3.1,2,6).

Cumprindo-se a profecia, após 70 anos de cativeiro o povo de Deus que estavam na Babilônia, começaram a retornar a sua terra, conforme o decreto do rei Ciro (Ed.1.1-4). Sob o comando Josua e Zorobabel, os primeiros a voltarem a terra de Israel com a missão de reconstruir o templo, somaram cerca de 50 mil homens e mulheres (Ed.2.64). A nação estava destruída, havia escombros e entulhos por todas as partes, muros derribados e portas queimadas. Os patriotas chegaram em Jerusalém para restaurar tudo o que estava destruído. Interessante e que eles começam a restauração pelo altar do SENHOR. Poderiam ter começado pelos muros, mas eles entenderam que antes de mais nada é preciso restaurar o altar. A urgência pela vida de comunhão com Deus através do culto e da adoração ao SENHOR é mais necessária que todas as outras coisas. Aqui nós aprendemos que, a restauração começa por dentro. Quando a mudança acontece no interior, reflete no exterior. O problema é que as pessoas buscam restaurar ou mudar o exterior e não se preocupam em mudar por dentro. A grande problemática é espiritual, e este problema deve ser resolvido de dentro para fora, e não ao contrário. Uma boa estética corporal é bonita, ajuda em algumas circunstâncias e até facilita, mas, o mal estar dentro. De nada adiante ser bonito ou bonita por fora e por dentro ser horrível e tenebroso. O Espírito Santo, quando faz a obra na vida de uma pessoas, a faz por dentro. A mudança, a restauração e a reconstrução, vai ocorrer por dentro. Tem pessoas que tem muito o que apresentar por fora, mas o seu interior está vazio e esfacelado. Zorobabel, Esdras e Neemias, foram a Jerusalém não somente para restaurar o templo e os muros que estavam destruídos, mas também para restaurar vidas que estavam arruinadas por dentro. 

Quando o povo voltou à sua terra, eles reconstruíram o altar e lançaram uma nova fundação para o templo. Eles restituíram os sacrifícios diários e as festividades anuais, e se reconsagraram a uma nova adoração espiritual a Deus. Ao reconsagrar o altar, o povo estava voltando-se a se comprometer espiritualmente com Deus e seu serviço. Para crescer espiritualmente, nosso compromisso deve ser renovado no altar de Deus. Ainda não havia templo, mas o altar foi restaurado. Isto nos mostra que o começo da mudança começa no altar. Altar nos fala da nossa relação com Deus, se o nosso altar estiver destruído, a nossa vida estará em ruínas.

Que a restauração comece no altar, e que no seu interior aconteça uma grande mudança de vida! Amém!