terça-feira, 25 de maio de 2021

MINISTÉRIO DE PASTOR.



E, depois de terem jantado, disse Jesus a Simão Pedro: Simão, filho de Jonas, amas-me mais do que a estes? E ele respondeu: Sim, Senhor, tu sabes que te amo. Disse-lhe: Apascenta meus cordeiros (Jo.21.15).

Por três vezes o Senhor Jesus perguntou a Pedro: Pedro você ama? Pedro responde três vezes e diz, sim Senhor tu sabes que eu te amo. Ao que Jesus lhe propõe: Apascenta as minhas ovelhas. Quem ama ao Senhor, apascenta suas ovelhas. Pedro recebeu um coração de pastor para apascentar as ovelhas do Senhor.

Aos presbíteros que estão entre vós, admoesto eu, que sou também presbítero com eles, e testemunha das aflições de Cristo, e participante da glória que se há de revelar: apascentai o rebanho de Deus que está entre vós, tendo cuidado dele, não por força, mas voluntariamente; nem por torpe ganância, mas de ânimo pronto; nem como tendo domínio sobre a herança de Deus, mas servindo de exemplo ao rebanho. E, quando aparecer o Sumo Pastor, alcançareis a incorruptível coroa de glória (I Pe.5.1-4).

Olhai, pois, por vós e por todo o rebanho sobre que o Espírito Santo vos constituiu bispos, para apascentardes a igreja de Deus, que ele resgatou com seu próprio sangue (Atos, 20.28).

Esta é uma palavra fiel: Se alguém deseja o episcopado, excelente obra deseja (I Tm.3.1).

O ministério de pastor é nobre e excelente, quando este verdadeiramente tem um chamado e uma vocação dada por Deus. Muitos almejam o episcopado, até se esforçam para alcança-lo, porém poucos tem um coração de pastor. Ter coração de pastor é ter um coração totalmente entregue a obra do Senhor e voltado à cuidar das ovelhas do Senhor. Coração de pastor é amoroso, paciente, perseverante, otimista, cheio de fé e sofredor. Coração de pastor verdadeiro, não utiliza das suas prerrogativas para benefício próprio. Coração de pastor receber a carga e protege as ovelhas. Coração de pastor se sacrifica para dar o melhor ao rebanho, ele prefere comer a palha e dar o trigo, para manter as ovelhas bem alimentadas. Coração de pastor não é rancoroso a ponto de viver trocando farpas com as ovelhas. Coração de pastor é prudente, sábio, seguro e misericordioso. O verdadeiro pastor preocupa-se em cuidar bem do rebanho do Senhor e põe o coração sobre ele. Procura conhecer o estado das tuas ovelhas; põe o teu coração sobre o gado (Pv.27.23 Versão ARC). Esforce-se para saber bem como suas ovelhas estão, dê cuidadosa atenção aos seus rebanhos (Pv.27.23 NVI). Há os pastores chamados e há os "chamados" pastores.

QUALIFICAÇÕES PARA O PASTORADO.

1- Irrepreensível.

2- Marido de uma mulher.

3- Vigilante.

4- Sóbrio.

5- Honesto.

6- Hospitaleiro.

7- Apto para ensinar.

8- Não apegado ao vinho.

9- Não violento.

10- Não cobiçoso.

11- Não avarento.

12- Não contencioso.

13- Não neófito (recém convertido, inexperiente, imaturo).

14- Que governe bem sua própria casa.

15- Que tenha bom testemunho dos que estão de fora, para que não caia em afronta e no laço do diabo.

(I Tm.3.2-7).

Que os pastores possam com a graça de Deus, pastorear com perícia e dedicação, as ovelhas do Senhor. Amém!