sábado, 8 de junho de 2019

DAVI, ALCANÇADO PELA GRAÇA DE DEUS.

Tem misericórdia de mim, ó Deus, segundo a tua benignidade; apaga as minhas transgressões, segundo a multidão das tuas misericórdias. Lava-me completamente da minha iniquidade e purifica-me do meu pecado. Esconde a tua face dos meus pecados e apaga todas as minhas iniquidades. Cria em mim, ó Deus, um coração puro e renova em mim um espírito reto. Não me lances fora da tua presença e não retires de mim o teu Espírito Santo. Torna a dar-me a alegria da tua salvação e sustém-me com um espírito voluntário (Salmos, 51.1,2,9-12).

Davi ficou conhecido e adquiriu fama por ser um guerreiro vencedor de grandes batalhas e ter se tornado rei de Israel. Davi também é conhecido como músico e compositor de vários salmos, e por ser um homem de profunda comunhão e devoção a Deus.
Davi tinha suas virtudes e seus defeitos, mas quando ele pecou, cometendo um homicídio e um adultério, mandando matar o soldado Urias, após ter cometido adultério com Bate-Seba, sua mulher (II Sm.11.), ele não tentou justificar nem mascarar o seu pecado, mas ele sentiu o peso do seu delito e disse: Enquanto eu mantinha escondido os meus pecados, o meu corpo definhava de tanto gemer. Pois dia e noite a tua mão pesava sobre mim; minhas forças foram se esgotando como em tempo de seca. Então reconheci diante de ti o meu pecado e não encobrir as minhas culpas. Eu disse: Confessarei as minhas transgressões ao SENHOR, e tu perdoaste a culpa do meu pecado (Salmos, 32.3-5). Davi foi alcançado pela graça de Deus quando confessou o seu pecado. A graça nos é favorável, quando há confissão e arrependimento sincero. Infelizmente, muitos estão abusando da graça de Deus, vivendo na pratica do pecado e justificando-se a si mesmo naquilo que lhe é conveniente. A palavra de Deus nos diz: Todavia, o fundamento de Deus fica firme, tendo este selo: O Senhor conhece os que são seus, e qualquer que confessa o nome de Cristo aparte-se da iniquidade (II Tm.2.19). A graça está disponível e ao alcance de todos, está escrito: Onde o pecado abundou, superabundou a graça (Rm.5.20).

ATITUDES DE DAVI DIANTE DE DEUS:

CONFISSÃO.
Confessei-te o meu pecado e a minha maldade não encobrir; dizia eu: Confessarei ao SENHOR as minhas transgressões; e tu perdoaste a maldade do meu coração (Sl.32.5).
Porque eu conheço as minhas transgressões, e o meu pecado está sempre diante de mim.
Contra ti, contra ti somente pequei, e fiz o que a teus olhos é mal, para que sejas justificado quando falares e puro quando julgares (Sl.51.3,4).

PETIÇÃO.
Tem misericórdia de mim, ó Deus, segundo a tua benignidade; apaga as minhas transgressões, segundo a multidão das tuas misericórdias.
Lava-me completamente da minha iniquidade e purifica-me do meu pecado.
Purifica-me com hissopo, e ficarei puro; lava-me, e ficarei mais alvo do que a neve.
Faze-me ouvir júbilo e alegria, para que gozem os ossos que tu quebrastes.
Esconde a tua face dos meus pecados e apaga todas as minhas iniquidades.
Cria em mim, ó Deus, um coração puro e renova em mim um espírito reto.
Não me lances fora da tua presença e não retires de mim o teu Espírito Santo.
Torna a dar-me a alegria da tua salvação e sustém-me com um espírito voluntário (Sl.51.1,2,7-12).

SERVIÇO.
Então, ensinarei aos transgressores os teus caminhos, e os pecadores a ti se converterão.
Abre, Senhor, os meus lábios, e a minha boca entoará o teu louvor (Sl.51.13,15).

DEVOÇÃO.
Porque te não comprazes em sacrifícios, senão eu os daria; tu não te deleitas em holocaustos.
Os sacrifícios para Deus são o espírito quebrantado; a um coração quebrantado e contrito não desprezarás, ó Deus (Sl.51.16,17).

CONCLUSÃO:
Davi foi alcançado pela graça de Deus e o seu pecado foi perdoado. Deus conhece um coração sincero e uma confissão verdadeira. Davi não mascarou o seu pecado, nem teve atitude hipócrita para tentar justificar o seu pecado. A graça salvadora, que perdoa, regenera e justifica o homem, é gratuita e acessível para todos; porém, ela só terá efeito eficaz quando o pecador reconhece o seu pecado e decide arrepender-se, confessando-o para Deus.
Davi declara: Feliz aquele cuja transgressão é perdoada, e cujo pecado é coberto. Feliz o homem a quem o SENHOR não imputa maldade, e em cujo espírito não há engano (Hipocrisia). Sl.32.1,2.
É melhor ser verdadeiro diante de Deus e ser alcançado pela sua graça, do que viver na hipocrisia, mergulhado no pecado, distante de Deus e da sua graça.