sexta-feira, 26 de julho de 2019

A TRÍPLICE FORMAÇÃO DO HOMEM.

E o mesmo Deus de paz vos santifique em tudo; e todo o vosso espírito, e alma, e corpo sejam plenamente conservados irrepreensíveis para a vinda de nosso Senhor Jesus Cristo (I Ts.5.23).

Á luz da Bíblia, o homem é um ser tricotomo, ou seja, ele é composto de espírito, alma e corpo. A Bíblia tanto ensina que o homem é um ser unificado, como claramente esclarece que ele é divisível em dois aspectos: Material e imaterial. A Bíblia fala do homem exterior e homem interior (Rm.7.22; II Co.4.16). As Escrituras Sagradas revela de forma exaustiva a tríplice formação do homem. Sobre esta tríplice formação, espírito, alma e corpo iremos entrar em detalhes neste simples estudo bíblico.

- ESPÍRITO.

O espírito é a parte imaterial do homem. O termo espírito no hebraico é ruah, e no grego pneuma, que significa literalmente "sopro", ou "vento". O espírito é o princípio criador de Deus demonstrado em Gênesis, quando Deus soprou na narina do homem e lhe deu vida. A Humanidade tem um espírito, mas nós não somos um espírito. O espírito é o agente que desperta no homem a necessidade de se relacionar com Deus. É por meio do espírito do homem que o Espírito de Deus mantem contato para vivifica-lo e religar o homem a Deus. O espírito e a alma estão intrinsicamente ligados, enquanto a alma é a sede das emoções, o espírito é a fonte das emoções. A grande diferença é que o espírito está diretamente ligado a devoção e a adoração a Deus. Jesus disse: Mas a hora vem, e agora é, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade, porque o Pai procura a tais que assim o adorem. Deus é Espírito, e importa que os que o adoram o adorem em espírito e em verdade (João, 4.23,24). A alma deseja, sente sede de Deus, mas a busca direta por Deus é ação do espírito.

ALGUNS TEXTOS BÍBLICOS REFERENTES AO ESPÍRITO.   

Mas eles se prostraram sobre os seus rostos, e disseram: Ò Deus, Deus dos espíritos de toda a carne ... (Nm.16.22).

Na sua mão está a alma de tudo quanto vive, e o espírito de toda a carne (Jó. 12.10).

Com minha alma te desejei de noite e, com o meu espírito, que está dentro de mim, madruguei a buscar-te; porque, havendo os teus juízos na terra, os moradores aprendem a justiça (Isaías, 26.9).

Assim diz Deus, o SENHOR, que criou os céus, e os estendeu, e formou a terra e a tudo quanto produz, que dá a respiração ao povo que nela está e o espírito, aos que andam nela (Isaías, 42.5).

A ordenar acerca dos tristes de Sião que se lhe dê ornamento por cinza, óleo de alegria por tristeza, veste de louvor por espírito angustiado, a fim de que se chamem árvore de justiça, plantação do SENHOR, para que ele seja glorificado (Isaías, 61.3).

Peso da palavra do SENHOR sobre Israel. Fala o SENHOR, o que estende o céu, e que funda a terra, e que forma o espírito do homem dentro dele (Zacarias, 12.1).

Disse, então Maria: A minha alma engrandece ao Senhor, e o meu espírito se alegra em Deus, meu Salvador (Lucas, 1.46,47).

Mas a hora vem, e agora é, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade, porque o Pai procura a tais que assim o adorem. Deus é Espírito, e importa que os que o adoram o adorem em espírito e em verdade (João, 4.23,24).

Além do que, tivemos nossos pais segundo a carne, para nos corrigirem, e nós os reverenciamos; não nos sujeitaremos muito mais ao Pai dos espíritos, para vivermos? (Hb.12.9).

E o pó volte à terra, como o era, e o espírito volte a Deus, que o deu (Ec.12.7).

- ALMA.

A alma no hebraico é "nephesh" e no grego é "psiché". A alma é a vida espiritual do homem, que envolve a razão, o intelecto, a vontade e os sentimentos. Há diversas aplicações para o termo "alma" no texto Sagrado. A alma é identificada como vida ou pessoa (Gn.12.5; Ex.1.5). A alma também é vista como sangue: Porque a alma da carne está no sangue ... (Lv.17.11; Dt.12.23). A alma também é identificada muitas vezes como coração (Sl.109.22; Pv.23.17; Mt.9.4; At.5.3). A alma é a sede das emoções que possui três faculdades: Intelectual (o saber) - Sensitiva (o sentir) - Volitiva (o querer).

DECLARAÇÕES BÍBLICAS ACERCA DA ALMA:

* Alma Sedenta.
Pois fartou a alma sedenta e encheu de bens a alma faminta (Sl.107.9).

* Alma Faminta.
Pois fartou a alma sedenta e encheu de bens a alma faminta (Sl.107.9).

* Alma Cansada.
Porque satisfiz a alma cansada, e toda a alma entristecida saciei (Jr.31.25).

* Alma Abatida.
Por que estás abatida, ó minha alma? E por que te perturbas dentro de mim? Espera em Deus, pois ainda o louvarei. Ele é a salvação da minha face e o meu Deus (Sl.42.11).

* Alma Angustiada.
Porventura, não chorei sobre aquele que estava aflito, ou não se angustiou a minha alma pelo necessitado? (Jó.30.25).

ATIVIDADES ESPIRITUAIS DA ALMA:

* Tem sede de Deus.
Como o cervo brama pelas correntes das águas, assim suspira a minha alma por ti, ó Deus!
A minha alma tem sede de Deus, do Deus vivo; quando entrarei e me apresentarei ante a face de Deus? (Sl.42.1,2).

* Bendiz a Deus.
Bendize, ó minha alma, ao SENHOR, e tudo o que há em mim bendiga o seu santo nome (Sl.103.1).

* Louva a Deus.
Louvai ao SENHOR! Ó minha alma, louva ao SENHOR  (Sl.146.1).

* Engrandece a Deus.
Disse, então, Maria: A minha alma engrandece ao Senhor (Lc.1.46).

* Peca contra Deus.
Eis que todas as almas são minhas; como a alma do pai, também a alma do filho é minha; a alma que pecar, essa morrerá (Ez.18.4).

- CORPO.

O corpo é o invólucro da alma, sem a alma o corpo está morto. O corpo é material, ele ocupa espaço, transita e se comunica com mundo material. Na Bíblia o corpo é chamado de corpo desta morte (Rm.7.24); corpo do pecado (Rm.6.6); corpo da humilhação (Fp.3.21); corpo da carne (Cl.2.11) e corpo natural (I Co.15.44). A Bíblia menciona quatro estágios para o corpo: Nascimento, vida, morte e ressurreição. O homem foi feito do pó da terra. Quando a Bíblia descreve a criação do homem, afirma que Deus o formou do pó da terra (Gn.2.7). Salomão, observou este detalhe e afirmou: E o pó volte à terra, como era, e o espírito volte a Deus, que o deu (Ec.12.7). O corpo serve de tabernáculo para a habitação do Espírito de Deus. Paulo declarou: Ou não sabeis que o nosso corpo é o templo do Espírito Santo, que habita em vós, proveniente de Deus, e que não sois de vós mesmos? (I Co.6.19). Jesus declarou que a luz do corpo está nos olhos (Mt.6.22), e também ensinou que o corpo tem muito mais valor do que as vestes (Mt.6.25).
O corpo tem cinco faculdades ou sentidos: (1) Visão, através dos olhos. (2) Audição, através dos ouvidos. (3) Tato, através das mãos, pés e o corpo em geral. (4) Olfato, através do nariz. (5) Paladar, através da língua. Finalmente, o corpo foi formado de um modo maravilhoso: Eu te louvarei, porque de um modo terrível e tão maravilhoso fui formado; maravilhosas são as tuas obras, e a minha alma o sabe muito bem (Sl.139.14).

FORMAÇÃO E ESTRUTURA DO CORPO SEGUNDO AS PESQUISAS CIENTÍFICAS:

O corpo humano possui: 206 ossos na fase adulta; 639 músculos; 100.000 quilômetros de veias; 400 papilas gustativas na língua; 20 mil pelos nos ouvidos, para as diferentes tonalidades de som; 18 Kg de pressão nas mandíbulas; 10 mil nervos e terminações; 3.500 poros de suor para cada 2,5 cm de pele; 20 milhões de poros que absorvem o alimento ao longo do intestino; 300 milhões de alvéolos nos pulmões que inspiram 10.800 litros de ar por dia; um sistema nervoso que transmite ao cérebro qualquer sabor, som, cheiro, toque ou visão, e um coração que bate 4.200 vezes por hora e bombeia 10 toneladas de sangue por dia. Isto tremendo, é maravilhoso!

CONCLUSÃO:
Finalizo este singelo estudo tomado por um sentimento de alegria e ao mesmo tempo estupefato por todas estas informações que pude descreve-las através de pesquisas e consultas ao Livro Sagrado. Espero que estas informações lhes sejam úteis; que possamos continuar crescendo na graça e no conhecimento. Amém!