terça-feira, 22 de fevereiro de 2022

Enchei-vos do Espírito Santo.

E não vos embriagueis com vinho, em que há contenda, mas enchei-vos do Espírito (Ef.5.18). ARC.

Não se embriaguem com vinho, que leva à libertinagem, mas deixem-se encher pelo Espírito (Ef.5.18). NVI.

Ser cheio do Espírito Santo em pleno século XXI se constitui um grande desafio para os cristãos. Nunca foi fácil viver na plenitude do Espírito, porém não é impossível. Ser cheio do Espírito Santo não significa falar em línguas, ou "profetizar" ou até mesmo manifestar algum dom. Ser cheio do Espírito é viver em santidade, tendo comunhão com o Espírito Santo, sendo guiado por Ele e manifestar o fruto do Espírito em seu viver diário.

ENCHEI-VOS DO ESPÍRITO e uma expressão especial que aparece apenas uma vez nas cartas de Paulo e não mais em nenhum outro livro do Novo Testamento. "Enchei-vos" é um verbo que está no imperativo passivo presente e tem o significado de ser cheio ou enchido repetidas vezes. Ou seja, a vida espiritual do crente deve experimentar uma renovação constante no Espírito. 

O que está vazio pode se encher, e o que já está cheio pode transbordar. A pergunta é: De que estamos cheios, e de que devemos nos esvaziar? Durante a nossa vida, nós adquirimos muitas manias, costumes e até vícios. No decorrer da nossa trajetória, sofremos influências emocionais, psicológicas e espirituais. Durante os anos, muitas coisas negativas vão sendo acumuladas em nosso coração, as decepções, as frustrações, as mágoas e as feridas que não foram totalmente curadas, vão enchendo o nosso depósito espiritual de coisas negativas, ao ponto de nos deixar sem ânimo, sem fé e sem forças para reagir e vencer as adversidades que nos cercam no dia-a-dia.

Precisamos ser seletivos e eliminar tudo que é negativo, tudo aquilo que impede o nosso progresso e sucesso na vida. Precisamos fazer uma limpeza no sótão do nosso coração e remover as coisas do passado que vem corroendo a nossa vida e nos levando para baixo. É preciso nos esvaziarmos das coisas velhas que não somam, e deixar de nos martirizar pelos dos erros do passado e dar lugar ao novo de Deus.

SETE RAZÕES PARA SERMOS CHEIOS DO ESPÍRITO:

1- Enchei-vos do Espírito.

É uma expressão que está no imperativo, ou seja, trata-se de uma ordem.

2- Enchei-vos do Espírito. 

Está no plural, e aplica-se a todos os crentes.

3- Enchei-vos do Espírito.

Está na voz passiva, que expressa literalmente: Deixem-se encher pelo Espírito.

4- Enchei-vos do Espírito.

Está no tempo presente contínuo. Ou seja, indica uma ação contínua e constante.

5- Enchei-vos do Espírito.

É uma condição para vencermos os desejos pecaminosos da carne.

6- Enchei-vos do Espírito.

É uma atitude de renúncia que exige uma total entrega e esvaziamento do nosso ego.

7- Enchei-vos do Espírito. 

É uma ação poderosa no nosso interior que vai gerar em nós o fruto do Espírito. 

Esvazie-se das coisas ruins e negativas e busque ser cheio do Espírito Santo e renovar-se constantemente para glória de Deus. Amém!