sábado, 8 de abril de 2023

BERIAS - Da Desgraça À Graça.


Estes foram os descendentes de Efraim: Sutela, que foi pai de Berede, pai de Taate, pai de Eleada, que foi pai de Taate, pai de Zabade, pai de Sutela. 

Ézer e Eleade, filhos de Efraim, foram mortos por homens da cidade de Gate, quando tentavam roubar os rebanhos deles. Efraim chorou muitos dias por eles, e seus parentes vieram consolá-lo. 

Depois ele se deitou de novo com sua mulher, ela engravidou e deu à luz um filho. Ele o chamou de Berias, pois tinha acontecido uma desgraça em sua família. Sua filha chamava-se Seerá. Foi el quem fundou Bete-Horom Alta e Bete-Horom Baixa, e também Uzém-Seerá.

O filho de Berias foi Refa, pai de Resefe, que foi o pai de Telá, pai de Taã, pai de Ladã, pai de Amiúde, que foi o pai de Elisama, pai de Num, que foi o pai de Josué (I Cr.7.20-27).

EFRAIM - Hb. Sig. Duplamente frutífero.

EZER - Hb. Sig. Ajuda.

ELEADE - Hb. Sig. Para o alto onde Deus sobe.

BERIAS - Hb. Sig. Desafortunado, Desgraçado.

REFA - Hb. Sig. Riquezas.

LADÃ - Hb. Sig. Bem ordenado ou colocar as coisas em ordem.

JOSUÉ - Hb. Sig. Jeová é salvação.

Efraim e Manassés foram gerados por José no Egito (Gn.46.20). Efraim representava toda a mudança de vida e da prosperidade que José desfrutou, deixando de ser escravo para ser governador do Egito. Efraim significa duplamente frutífero. 

Efraim gera dois filhos: Ezer, que significa "ajuda" e Eleade, que significa "para o alto onde Deus sobe". Estes dois filhos são assassinados  pelos moradores de Gate quando tentavam roubar o gado destes moradores. Este episódio aconteceu no Egito, depois da morte de José. Essa foi uma invasão anterior ao êxodo.

Com a morte dos seus filhos, Efraim fica tão deprimido que nem parece mais um homem abençoado por Deus. Mas ele resolve ter outro filho com sua mulher e lhe dá o nome de Berias, que significa "desgraçado". Pois tinha acontecido uma desgraça em sua família.

O RECOMEÇO DE EFRAIM.

Efraim recomeça a sua historia mas de uma forma muito negativa. Ele prefere enfatizar só o lado ruim, da dor e sofrimento. E tudo que se reconstrói com dor terá a marca da angustia. Ele lança sobre seu filho o peso dos seus sentimentos. E Berias tem que conviver com um nome que poderia ser uma barreira para suas atividades, planos e metas na vida. Porque o título de "desgraçado" indica uma questão de ter sido punido por Deus.

BERIAS DECIDE MUDAR SUA HISTÓRIA.

Mas, ao contrario do pai, vemos Berias tomando algumas atitudes concretas para não permitir que um simples nome, e um batismo associado à depressão paterna, marcassem sua historia para sempre. Ele quer reagir áquela situação, e decide dá a volta por cima.

Berias se casa e tem um filho e lhe dá o nome de Refa, que significa "riquezas".  Sua intenção é entender que dali para a frente sua historia seria desconectada da tristeza e frustração do seu pai. Sua decisão é ser prospéro e viver feliz. Enquanto seu pai fica deprimido pela perda dos dois primeiros filhos, Berias acentua o ganho de riquezas com o nascimento do seu filho Refa.

Temos a tendência de ficarmos lamentando, presos áquilo que perdemos ou aos nossos fracassos. Essa historia nos ensina a mudar a direção do nosso olhar. Não podemos mudar o passado, mas é possível construirmos um futuro melhor e diferente. Berias não mudou de nome, mas tomou uma atitude para mudar a sua história.

Um dos descendentes de Berias recebeu o nome de Ladã, que significa "bem ordenado" ou “colocar as coisas em ordem”. Diante da tragédia que se instalou na historia da sua família, Berias poderia ter optado por acreditar em uma espécie de destino pre-determinado, ou maldição hereditária; de tal maneira que ele seria mais um entregue a sua própria sorte no mundo. Mas ele decide tomar as rédeas da vida nas mãos e se torna responsável por escrever uma nova historia, do jeito que ele gostaria.

Quem fica apenas comentando as dificuldades e não se arrisca, nunca chegará a lugar algum. Quais são nossos objetivos nesta questão que queremos recomeçar? Isto não significa dizer que tudo vai sair do nosso jeito, porque Deus tem seus próprios planos. Mas o erro é achar que Deus fará tudo, e que devemos ficar acomodados em nossa zona de conforto. Precisamos nos esforçar, "suar a camisa", para atingir determinadas finalidades. O nome “Ladã” (colocar as coisas em ordem), mostra que a vida é muito mais uma atitude de empreender e tentar, do que sentar e esperar que tudo caia do céu.

DEIXE DEUS DIRIGIR OS SEUS PLANOS.

O último descendente de Berias recebeu o nome de Josué, cujo significado é: “O Senhor salva”. Dá para perceber a grande mudança ocorrida na vida de Berias. Tudo começa com o título de "desgraçado" mas conclui com "o Senhor salva". Ou seja, da "Desgraça" para a "Graça". Desde o começo Berias decide convidar a Deus para atuar em sua tragédia, e enquanto ele trabalha para superar seu estigma de "maldito", Deus vai ao seu lado, garantindo o bom futuro da sua historia. Sempre é assim. Quando tentamos nos levantar com nossa própria capacidade vamos dispender mais energia e nem sempre teremos tantos resultados equivalentes ao nosso investimento ou esforço. Mas se Deus é nosso parceiro de caminhada e de projetos, podemos ter a garantia dEle, mesmo de que nosso esforço, ainda que grande, será potencializado por Ele.

Confie no SENHOR de todo o seu coração e não se apoie em seu próprio entendimento; reconheça o SENHOR em todos os seus caminhos, e Ele endireitará as suas veredas (Pv.3.5,6).

Consagre ao SENHOR tudo o que você faz, e os seus planos serão bem-sucedidos (Pv.16.3).

Berias seria mais um fracassado, ele tinha tudo pra dar errado, mas decidiu dá a volta por cima e venceu.

Finalmente, Berias alcançou o favor de Deus e foi bem-sucedido. Deus quer que você viva bem e tenha uma vida vitoriosa, Ele vai mudar a sua história. Amém!