domingo, 14 de maio de 2023

JUDAS FOI PREDESTINADO A TRAIR O CRISTO?

 

No Antigo Testamento encontramos profecias acerca da pessoa que haveria de trair Jesus Cristo, e do próprio ato da traição, bem como o preço da traição, trinta moedas de prata (Salmos 41:9; 55:12-14; 69:25; 109:8; Zc.11.12). Em Atos 1.16-20, o apóstolo Pedro faz referência a Judas e nos revela que Judas Iscariotes foi essa pessoa. Todavia, o nome de Judas não é citado nas profecias. Na véspera da sua traição, o próprio Jesus disse: Em verdade o Filho do Homem vai, como acerca dele está escrito, mas ai daquele homem por quem o Filho do Homem é traído! Bom seria para esse homem se não houvera nascido (Mt.26.24). A profecia teria o seu cumprimento na integra, mas não seria necessariamente Judas o traidor. 

Judas não veio predestinado para ser o traidor do Cristo, a profecia dizia que o Cristo seria traido por um amigo íntimo, mas não fazia menção direta a Judas (Sl.41.9; 55.12-14). Satanás tentou a todos os apóstolos, mas ele só encontrou brecha em Judas. Pedro era um forte candidato para ser o traidor do Cristo, Satanás investiu pesado em Pedro para este fim, até usou a sua boca para tentar impedir o Cristo morrer na cruz (Mt.16.21-23). Judas participou e fez tudo o que os demais apóstolos fizeram. Judas curou enfermos, expulsou demônios, viu Jesus operar grandes maravilhas, ouviu os grandes ensinamentos de Jesus e como amigo íntimo de Jesus sabia de muitas particularidades de Jesus, inclusive os lugares que Jesus se dirigia para orar. Mas, deu lugar ao Diabo, deixando Satanás entrar nele (Lc.22.3-6). O pecado da avareza levou Judas a abandonar Jesus e em seguida o trair. Judas subtraia dinheiro da bolsa do tesouro, que era pertencente ao ministério de Jesus. O texto do evangelho de João diz: Então, um dos seus discípulos, Judas Iscariotes, filho de Simão, o que havia de traí-lo, disse: Por que não se vendeu este unguento por trezentos dinheiros, e não se deu aos pobres? Ora, ele disse isso não pelo cuidado que tivesse dos pobres, mas porque era ladrão, e tinha a bolsa, e tirava o que ali se lançava (Jo.12.4-6). Judas nunca se arrependeu deste pecado, antes o alimentava, vivendo nessa pratica, o que o levou a ser seduzido por Satanás, aceitando trinta moedas de prata para entregar o Cristo, traindo o seu Senhor. Jesus sua oração, antes de ser traido diz: Estando eu com eles no mundo, guardava-os em teu nome. Tenho guardado aqueles que tu me deste, e nenhum deles se perdeu, senão o filho da perdição, para que a Escritura se cumprisse (Jo.17.12). 

A traição de Judas serve de advertência para todos quantos seguem a Cristo. Nesta vida, sempre há a possibilidade de o crente esfriar no seu amor a Cristo, e de deixar Satanás pouco a pouco, fazê-lo tolerar o pecado e tornar a sua mente cauterizada, incensível as advertências da Palavra de Deus e do Espírito Santo e, finalmente, trair o Senhor e a sua causa. 

Infelizmente, sempre haverá um "Judas". Em algum momento da nossa vida, sempre vai haver alguém com esse espírito de traidor. Uma coisa é certa: Quem causa a traição não é o nosso inimigo, e sim o "amigo", aquele íntimo em quem confiamos. Todavia, a exemplo de Judas Isacariotes, o fim do traidor é trágico. Nenhum traidor prosperará, nem será feliz, o seu final é abandono de Deus e eterna perdição.