segunda-feira, 22 de julho de 2019

QUEM SÃO OS CÃES QUE FICARÃO DE FORA?

Ficarão de fora os cães e os feiticeiros, e os que se prostituem, e os homicidas, e os idólatras, e qualquer que ama e comete a mentira (Ap.22.15).

Na cultura judaica, eram chamados de cães, pessoas marginalizadas, sem valores éticos e morais, desprovidas da graça de Deus. Ou seja, os que não eram judeus, os gentios. Os judeus eram considerados os filhos, enquanto os gentios eram os cachorrinhos. Leia: Mateus, 15.21-28.

No livro de Deuteronômio, 23.18 está escrito: Não trarás salário de prostituta nem dinheiro de cão à Casa do SENHOR, teu Deus, afim de pagar algum voto, porquanto o SENHOR, teu Deus, por ambos tem repugnância.
Esta expressão, cão ou cachorro em hebraico, é usada como uma forma depreciativa para se referir a homens que se prostituem.
Na tradição judaica do A.T., o termo "cães" era aplicado a todas as pessoas que se envolviam com práticas impuras em rituais religiosos e procedimentos imorais contrários à Lei de Deus. Este ritual religioso que envolvia prostituição era comum em Canaã como rito religioso pagão, que infelizmente, tem sido incorporado por algumas seitas ocultistas em nossos dias.

No livro do profeta Isaías, Deus condena o comportamento dos lideres de Israel e os chama de cães devoradores e pastores sem entendimento, descomprometido com Deus e com o povo, que buscam vantagens para si. Assim está escrito: As sentinelas de Israel estão cegas e não tem conhecimento, todas elas são como cães mudos, incapazes de latir. Deitam-se e sonham; só querem dormir. São cães devoradores e insaciáveis. São pastores sem compreensão nem entendimento; todos apenas seguem seu próprio caminho, cada um busca com avidez vantagens apenas para si (Is.56.10,11).

O apóstolo Paulo escrevendo aos filipenses, também faz uso deste termo "cães" ao se referir aos falsos obreiros. Ele diz: Tomai cuidado com os "cães", cuidado com esses que praticam o mal, cuidado com a falsa circuncisão (Fp.3.2). Paulo usa a expressão "cães" para demonstrar a irracionalidade e a ferocidade com que os falsos mestres se opunham ao verdadeiro Evangelho. A gravidade das heresias que eles ensinavam, podiam causar resultados comparados ao ataque de um "cão" devorador. Esses falsos mestres distorciam de tal maneira o significado do ritual da circuncisão, que Paulo o chama literalmente de "mutilação", pois perdera seu principal conceito espiritual nos ensinos desses falsários.

Finalmente, esta expressão "cães" aparece pela última vez em Apocalipse, 22.15 fazendo parte de seis classes de pessoas que não entrarão no Reino de Deus. Portanto, os cães na Bíblia, está relacionado com pessoas religiosas que se prostituem, com os falsos pastores que apascentam a si mesmo e são gananciosos; e  com os falsos mestres ou pregadores que distorcem a palavra de Deus para atraírem as pessoas para si, em busca dos seus próprios interesses.
Cuidado com os "CÃES"!