sábado, 6 de abril de 2024

TRÊS VERDADES NICODEMOS APRENDEU COM JESUS.


Nicodemos era um admirador de Jesus, certamente ele ouviu ou até mesmo viu Jesus ensinando e operando milagres. Nicodemos era um dos principais dos fariseus, ele era membro do Sinédrio. O Sinédrio era composto por setenta homens, além do sumo-sacerdote, que era o presidente do Sinédrio, entre eles estavam: Sacerdotes, escribas e fariseus. O Sinédrio funcionava como Supremo Tribunal dos Judeus, onde eram julgadas as causas religiosas dos judeus, este era aprovado pelas autoridades romanas. O Talmude identifica duas classes de cortes de rabinos chamadas Sinédrio, o Grande Sinédrio e o Sinédrio Menor. Cada cidade poderia ter seu próprio Sinédrio Menor de 23 juízes, mas poderia haver somente um Grande Sinédrio de 71 juízes, que também funcionava como Suprema Corte, julgando apelações dos casos dos Sinédrios Menores. Todavia no uso corrente, o termo "Sinédrio" costuma referir-se ao Grande Sinédrio. 

POR QUE NICODEMOS FOI FALAR COM JESUS A NOITE?

O texto sagrado não diz nada a respeito desta escolha de Nicodemos ter indo ao encontro de Jesus a noite. Mas podemos imagina ou conjecturar pelo menos duas razões: (1) Por ele ser um mestre, principal entre os fariseus e ser membro do Sinédrio, ele temia ser reconhecido pelo povo e possivelmente perder a sua posição no Sinédrio. (2) Nicodemos pode ter escolhido falar com Jesus a noite, pelo fato de poder encontra-lo a sóis, visto que o seu diálogo com Jesus seria demorado e cheio de perguntas. 

O diálogo entre Jesus e Nicodemos registrado no capítulo três de João, começa no versículo primeiro e termina no versículo 21. Nicodemos não usou de ironia na sua fala nem fez perguntas capciosas, fica subentendido no texto que ele foi humilde e sua intenção era aprender com Jesus, o Mestre dos mestres. Neste diálogo Nicodemos aprendeu sobre de três verdades: (1) O novo nascimento. (2) A vida eterna. (3) A responsabilidade pessoal de escolha e decisão.

1- SOBRE O NOVO NASCIMENTO (Vs.1-13).

2- SOBRE A VIDA ETERNA (Vs.14-16).

3- SOBRE A RESPONSABILIDADE PESSOAL DE DECISÃO (Vs.17-21).

Subentende-se que, depois deste encontro de Nicodemos com Jesus, ele tornou-se um discípulos secreto de Jesus. Por mais duas vezes Nicodemos entra em cena no evangelho de João, Nicodemos aparece defendendo Jesus diante dos principais dos sacerdotes e fariseus (7.45-53). Nicodemos aparece junto com José de Arimatéia ajudando no sepultamento do corpo de Jesus (19.38-42). 

O novo nascimento implica em uma mudança de vida, e isto começa de dentro para fora. Espírito de Deus opera dentro da pessoa de forma sobrenatural sem que ninguém perceba, mas este novo nascimento é percebido pelas atitudes e ações exteriores desta pessoa agora regenerada pelo poder do Espírito. Amém!