quarta-feira, 29 de novembro de 2023

O Homem Do Cântaro De Água.


Chegou, porém, o dia da Festa dos Pães Asmos, em que importava sacrificar a Páscoa. E mandou a Pedro e a João, dizendo: Ide, preparai-nos a Páscoa, para que a comamos. E eles lhe perguntaram: Onde queres que a preparemos? E Ele lhes disse: Eis que, quando entrardes na cidade, encontrareis um homem levando um cântaro de água; segui-o até à casa em que ele entrar. E direis ao pai de família da casa: O Mestre te diz: Onde está o aposento em que hei de comer a Páscoa com os meus discípulos? Então, ele vos mostrará um grande cenáculo mobilado; aí fazei os preparativos. E, indo eles, acharam como lhes havia sido dito; e prepararam a Páscoa (Lc.22.7-13).

A Festa dos Pães Asmos, ou pão sem fermento, era um outro nome dado a Festa da Páscoa. A Páscoa era uma festa sagrada que relembrava o fato histórico da saída do povo de Israel do Egito (Ex.12). A crucificação de Cristo aconteceu no dia da Festa da Páscoa. Por isso Paulo declara: Cristo, nossa Páscoa, foi sacrificado por nós (I Co.5.7). 

Onde preparar a Páscoa? Jesus ordena Pedro e João: Ide, preparai-nos a Páscoa. Para se preparar a Páscoa era necessário um lugar adequado e amplo porque neste caso seria para treze homens sentarem a mesa. A pergunta de Pedro e João foi: Onde queres que a preparemos? A resposta de Jesus foi surpreendente e inusitada. Ele disse: Quando vocês entrar na cidade, encontrareis um homem levando um cântaro de água; segui-o até à casa que ele entrar e digam ao dono da casa: O Mestre pergunta: Onde é o salão de hóspede no qual poderei comer a Páscoa com os meus discípulos? Ele lhes mostrará uma ampla  sala no andar superior, toda mobilada. Façam ali os preparativos. Eles saíram e encontraram tudo como Jesus lhes tinha dito. Então, prepararam a Páscoa. 

Preparar a Páscoa consistia em matar e assar o cordeiro conforme todas as instruções ritualísticas da lei e providenciar pão sem fermento (asmo), ervas amargas e vinho.

A ordem de Jesus para seguir o homem que carregava um cântaro de água, foi algo chocante para Pedro e João, visto que, carregar água em cântaro era um serviço típico das mulheres. Se fosse para seguir uma mulher com cântaro, seria difícil, porque eles iriam encontrar várias. Mas um homem realizando esse trabalho seria fácil ser notado. Fica subentendido que o dono da casa era conhecido, provavelmente um seguidor de Jesus. Vários estudiosos da Bíblia acreditam que essa casa pertencia aos pais de Marcos (At.12.12). Eles tinham uma situação financeiras confortável, e como seguidores de Cristo, cederam um amplo espaço que ficava no primeiro andar da casa, para que ali fosse comemorada a Páscoa de Jesus e seus discípulos. 

Nunca questione nem duvide quando Jesus lhe der uma ordem ou direção, simplesmente obedeça. Ele já tem um plano pré-estabelecido, que não vai falhar. 

Eles Seguiram  o homem do Cântaro de água, e no final tudo foi providenciado.

Se obedecermos a ordem de Jesus, no final tudo vai dar certo, não tem como dar errado. Amém!